OpenStreetMap

Lançamento: [Idioma] Localização como facilitador de inclusão e de participação

Posted by arnalielsewhere on 13 October 2021 in Portuguese (Português). Last updated on 15 October 2021.

Juntamente com as comunidades/contribuintes locais do Vietname, Madagáscar e Moçambique, e os Centros Mapas Abertos (Ásia-Pacífico, e África Oriental e Austral), tenho muito prazer em partilhar convosco a colaboração Projecto: Localização como um facilitador de inclusão e participação (também disponível em Francês, Português e Espanhol).

Resumo dos detalhes do projecto:
Contexto

A barreira linguística e a omissão do inglês coloca os não falantes de inglês em desvantagem sistémica nas comunidades de mapeamento aberto e nas actividades humanitárias de mapeamento aberto que o HOT tenta apoiar, resultando numa falta significativa de participação e impacto (Gayton, 2021) .

Motivação

Acreditamos que a localização linguística permitirá a inclusão e participação de grupos subrepresentados no mapeamento, diálogos e outras actividades humanitárias de mapeamento aberto.

Objectivo

O nosso objectivo é desenvolver dados de base para informar uma estratégia de localização*** auto-sustentável para colmatar a lacuna entre linguagem e acessibilidade dos recursos de cartografia aberta que servem as comunidades envolvidas no trabalho humanitário / de desenvolvimento (ver Países Prioritários do HOT).

Metodologia

Iremos realizar pequenas experiências (isto é, fluxos de trabalho de tradução, e compromissos) com comunidades locais para testar como a localização de recursos poderia funcionar nas principais línguas de 3 países prioritários: Vietname (Tieng Viet), Madagascar (francês) e Moçambique (português).

Linha do tempo (sujeito a alterações)
  • June-Julho: brainstorming inicial, preparação e análise dos requisitos (completo)
  • *Agosto - Setembro:** Compromissos com as comunidades como colaboradores nas experiências (completo)
  • Outubro - Novembro:** Experiências/Translações em curso
  1. As comunidades identificam e dão prioridade aos recursos que são importantes para elas e querem localizar para contribuir para o OpenStreetMap e o Open Mapping
  2. A Equipa da Comunidade HOT apoia na tradução utilizando o tradutor automático
  3. As comunidades revêem o primeiro passo de tradução e finalizam o recurso na sua língua para promover nas suas comunidades

*Médio de Novembro - Dezembro:**

  1. Resultados de experiências e insights publicados
  2. Proposta inicial de estratégia de localização
  3. Revisão comunitária
Como se pode envolver:
  • Leia o documento do projecto e comente o seu pensamento directamente no documento, neste diário ou no Humanitarian Open Mapping CommunityWG Forum topico
  • Sugira pessoas ou organização(ões) (ou artigos/iniciativas) que pensa poder aconselhar-nos em relação a este projecto (comente ou partilhe-as neste tópico).
Agradecimentos especiais aos colaboradores da comunidade local:
  • Vietname: Tony, Huy e Grab Vietnam Map Operation Team
  • Madagáscar: Faneva e Dolly
  • Moçambique: Rodolfo Júnior, Pechiçoane Pechiço, Dinércia Macaringue, Edmilson Fuel, Daniel Mapsanganhe, Emerson Lopes, Rosário Mulhui e Vânia Muianga.

Se desejar saber mais sobre isto e quiser ter uma conversa, por favor, sinta-se à vontade para me enviar uma mensagem.

Obrigado e esperamos poder colaborar convosco neste projecto! :)

=Arnalie

Location: Littleton, Arapahoe County, Colorado, Estados Unidos da América

Login to leave a comment