OpenStreetMap logo OpenStreetMap

Diary Entries in Portuguese

Recent diary entries

🚀 Launch CNEFE System – OpenStreetMap Brazil.

UMBRAOSM has just launched the CNEFE System, a new collaborative mapping tool that integrates open data from the CNEFE / 2022 Census (IBGE) with OpenStreetMap, covering all of Brazil.

With the CNEFE System, mappers can: ✔ Identify street names missing from OSM ✔ Correct spelling errors and variations ✔ Update street names based on official data ✔ Edit directly in JOSM or iD, avoiding rework

🛠️ The system was developed by Raphael Assis, president of UMBRAOSM, with data processing and organization carried out by Anderson (Santamariense), a result of the collaborative effort of the OSM Brazil community.

📘 Supporting material: https://cnefe.mapaslivre.com.br/tutorial/tutorial-logradouro.php

🎥 YouTube video lesson: https://www.youtube.com/watch?v=Y_Shjt4IjTg

🌍 Access the tool: https://cnefe.mapaslivre.com.br/logradouro/index.html

If 2026 started like this, the future of collaborative mapping in Brazil promises to be exciting 🚀

hashtag#UMBRAOSM hashtag#OpenStreetMap hashtag#OSMBrasil hashtag#CNEFE hashtag#Censo2022 hashtag#IBGE hashtag#Geoproc

No dia 3 de janeiro de 2026 o grupo informal OSM Braga organizou um pequeno encontro e mapathon. Em 2024 chegámos a fazer vários encontros (físicos e online) entre maio e agosto, mas em 2025 estivemos apenas em contacto virtual através do nosso grupo no Telegram, e ao aproximar-se o final do ano, o o_andras lançou o desafio de nos voltarmos a encontrar, iniciando e coordenando a conversa que veio a resultar neste evento. Já não deu para ser em 2025, mas em contrapartida inaugurámos 2026 em grande estilo — batemos o nosso recorde de participantes, passando de 5 para 9 (poucos, mas bons! 😁)

Participantes do encontro

Além de mapeadores da cidade e arredores, juntaram-se também membros da comunidade vindos do Porto e até Lisboa (graças ao apoio da Wikimédia Portugal que se ofereceu para cobrir despesas de deslocação dos participantes). Também tivemos uma diversidade interessante de níveis de experiência, desde mapeadores experientes até curiosos que nunca tinham editado o OSM.

See full entry

Location: Braga (São Vicente), Real, Braga, Portugal

ESQUEMAS DE ETIQUETAS PARA MAPEAMENTO TEMÁTICO COM OPENSTREETMAP PUBLICADOS EM 2025


[English below]  

A empresa IVIDES DATA, associada ao Instituto Virtual para o Desenvolvimento Sustentável - IVIDES.org, publicou em 2025 quatro esquemas de etiquetas para mapeamento temático com OpenStreetMap - vilas rurais, acesso a praias, toponímia e mineração. Os documentos são resultantes de novas pesquisas conjuntas e sessões de treinamento realizados com três instituições de ensino superior brasileiras: Universidade do Vale do São Francisco - Univasf, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

 

Espera-se que o material gerado seja adotado em mapeamentos colaborativos que não são tão frequentes, mas que possuem importância estratégica para o Brasil e os demais países. Um dos guias está em inglês e fará parte de publicação internacional sobre acesso a praias (uma iniciativa franco-brasileira), a ser lançada ainda em 2026.

 


[PT] Gabarito geral para o mapeamento de vilas rurais com OpenStreetMap

 


[EN] Collaborative mapping of beach access with OpenStreetMap

 


[PT] Esquema de etiquetas no OpenStreetMap - Toponímia

 


[PT] Esquema de etiquetas no OpenStreetMap - Mineração

 


A empresa tem registro formal no Brasil (CNPJ 56.127.866/0001-12) e está aberta a novas parcerias. Contatos podem ser realizados pelo e-mail ivides [at] ivides.org.

See full entry

Mismatched descriptions: a Categoria

Aqui e graças a uma extensão que instalei no Edge (que já não sei onde fui desencantar), que me permite ver as categorias ocultas das páginas da wiki e descobri mais coisas pra fazer. No caso mais ou menos simples, mas dentro de uma estrutura hiper mega complicada (claro); fui aos confins da por assim dizer wikidata da wiki do OSM (coisa que desconhecia… e que por ter feito esta empreitada manualmente através dos artigos da wiki nem posso dar link aqui)… E pôr as descrições dos artigos a coincidir com a descrição na wikidata porque pelos vistos isso é uma coisa. Divertido q.b., e assim também traduzi e completei algumas páginas.

Depois de cerca de 20 páginas aniquilidas…

Fontes de dados em Portugal: a tabela

Também não sei como descobri esta página incrível. Pus-me a ver se os links funcionam numa tabela infinita de links para todas as câmaras municipais do país que providenciam dados geográficos. Muito pouco claro se é possível usar esses dados no OSM, mesmo que esses mesmos sites usem os dados OSM. Assim rasurei um monte de links mortos (não, não apaguei)…

Pelo meio aprendi como fazer um template e criei um aviso na página… Porque demorou mesmo muito tempo e eu nem sequer cheguei a meio.

Depois vi páginas de perfil de utilizadores da wiki para perceber como é que hei-de criar uma para mim. Mais templates.

E assim porque há tanto código diferente em todas estas plataformas OSM related e por facilidade mental também me pus meio que a remar contra a corrente e a usar HTML aqui e ali?… Obrigada myspace!

Vou deixar aqui estes links, posso precisar deles:

Posted by metapod on 3 January 2026 in Portuguese (Português).

Hoje passei uma dúzia (!) de horas a tentar resolver a página “Pt:Map features”… E… não consegui fazer nada de jeito (acho até que piorei a situação). Fiquei cansada de ver “aerialways” (o primeiro item da lista) o dia todo… Terrível!! Foi esta página que me entreteve a necessidade de perceber alguma coisa que fosse.

Esta wikipédia tem um problema grave com os templates. Entre traduzir, fazer o cross referencing, aprender nem sei que código… E subpáginas??? E erros de JSON?! e tabelas a dar erros com letras a vermelho….!! E… Secções de artigos separadas aleatoriamente por partes de templates sem nexo nenhum…

Uf. Seria muito mais fácil se realmente se usassem as tabelas que vêm com as páginas de template, assim a tradução seria praticamente automática (já quase que é, na verdade) e seria mais fácil editar alguma coisa assim à primeira. Hei-de voltar a ocupar-me com esta tarefa hiper mega complicada.

Fora isso estive a ver o que mais podia sintetizar ou traduzir nas várias Pt:isto ou aquilo, e assim fiz num nível muito básico. Acabei a ver propostas, e vieram-me algumas à ideia.

Muito trabalho a fazer. O que é.. bom! E pronto, amanhã será outra coisa qualquer.

Hoje, comecei uma ordem de trabalhos novos: fui à pagina da taginfo para key:building, ordenei os termos por quantidade de valores e fui à última página. Aqui estão nodes ou áreas etiquetadas como “buildings” em que só há uma instância de cada - ou seja, há 98% a certeza que está mal etiquetada. Lancei-me à correcção ordenada de cada uma.

É uma forma de ajudar a limpar as tags: de momento, 625 páginas de valores na chave “building”, 8120 itens… de certo agora 624 páginas pois editei os itens todos da última página e agora estou à espera que as edições cheguem aos servidores e actualizem esta tabela …e também de editar fora da minha por assim dizer jurisprudência, porque até agora cingi-me a mapear passeios, passadeiras, ciclovias, acrescentar vários detalhes, e corrigir problemas indicados pelo Osmose na minha área de residência.

Até agora, deparei-me com (entre outros!):

See full entry

Posted by Alvaro Uamusse on 26 November 2025 in Portuguese (Português).

Sou formado em Engenharia Florestal desde o ano de 2022, nas especialidades de Maneio de Recursos Naturais e em GIS. Como profissional, tenho actuado em Sistemas de Análise e Monitoramento espacial de Área verdes, recolha de dados topográficos e de biodiversidade em campo.

Ultimamente venho apresentando fortes hbilidade no uso dos SIG’s voltados para Mapeamentos de terras, Ordenamento territorial, Avaliação de Riscos e Impactos Ambientais e Cartografia aplicada. Possuo experiências de trabalhos (em campo e escritório) com aparelhos GPS, Rovers GNSS-RTX, Total Station, e tenho apresentado proeficiência no uso de diversos Softwares de Informação geográfica (UTM GeoMap, ArcMap, QGIS e QField, Google Earth Pro e Mozland Survey).

Sou usuário de dados do OSM a bastante tempo usando plugns no QGIS e ArcMap, porém começei a contribuir com o mapeamento para o OSM recentimente. Estou sempre a procura de oportunidades de aprendizagem, carreira e trabalho ligados aos Sistémas de Informação Geográficas, mapeamentos remoos e presenciais, e análises de dados geoespaciais. Meus melhores cumprimentos a todos proficionais ligados ao GIS.

Location: Cidade de Inhambane, Inhambane, Zona Sul, Moçambique

🚀 Projeto Mapeia Brasil - Mapeia Brasil Project

História do Projeto

O Mapeia Brasil é um projeto que surgiu com a missão de melhorar a qualidade dos dados geográficos no Brasil, com foco na atualização e correção dos nomes das ruas e vias no OpenStreetMap (OSM). A ideia foi originada em 2025, após uma análise comparativa entre os dados do OSM e os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), especificamente do Censo de 2022. Durante esse processo, foi identificado que 13 cidades brasileiras precisavam urgentemente de atualizações nos seus dados de vias. O projeto visa corrigir essas informações para melhorar a navegação, os serviços públicos e facilitar o uso de aplicativos de transporte, compras online e outros serviços essenciais.

See full entry

Location: Luís Eduardo Magalhães, Região Geográfica Imediata de Barreiras, Região Geográfica Intermediária de Barreiras, Bahia, Região Nordeste, Brasil

Você está cansado de mapear apenas vias e edificações?

Venha conosco e vamos mapear o mundo juntos 🌎

   

Tenho o prazer de informar sobre a iniciativa que coordenei e que foi promovida pela minha empresa, IVIDES DATA®. Organizamos três reuniões online em setembro e outubro de 2025, nas quais ensinei sobre mapeamento com os editores iD e JOSM, desde recursos simples, como caminhos, até recursos complexos, como multipolígonos, além de validação com JOSM, OSMCha, Osmosis e OSM Inspector.

Com essa iniciativa, pudemos notar que as pessoas não estão muito familiarizadas com a edição de algo diferente de edificações e vias, o que faz parte de inúmeras campanhas promovidas por outras empresas privadas e ONGs internacionais que atuam no Brasil, onde moro. Para entender esse movimento no meu país, você pode ler o capítulo que escrevi no meu último livro.

Espero sinceramente que estas sessões de formação possam ajudar mais pessoas a compreender o poder por trás do projeto OpenStreetMap… Sim! É um projeto global com 21 anos e não apenas uma plataforma. Por favor, não minimizem o OSM, reduzindo-o ao seu site.

E gostaria de enfatizar que este material não é útil apenas para atividades de ensino, mas também pode ser um recurso útil para você aplicar em seus projetos e inspirá-lo a criar mais e melhores projetos!

   


Oficina #1 - Mapeando caminhos no OpenStreetMap com o editor iD


Nesta sessão, mostro como mapear outros tipos de vias, como cursos de água ou calçadas, com o iD, o editor mais fácil para OSM. E algumas das regras de ouro para este tipo de mapeamento e conteúdo conceitual para prepará-lo para as outras duas oficinas.

See full entry

🚀 O Projeto Mapeia Brasil foi lançado!

Tivemos a alegria de apresentar nossa iniciativa em uma entrevista publicada no blog da OpenCage. https://blog.opencagedata.com/post/supporting-mapeia-brasil

O Mapeia Brasil nasce com a missão de atualizar e enriquecer os dados geográficos do OpenStreetMap, fortalecendo a comunidade e levando informação livre e colaborativa para todo o Brasil. 🌍

Na entrevista, eu (Raphael de Assis, presidente da UMBRAOSM) converso sobre: A motivação e trajetória no OpenStreetMap, Os desafios e as oportunidades de mapear ruas no Brasil, especialmente em regiões invisibilizadas; O projeto Mapeia Brasil: seus objetivos, metodologia e impacto esperado;

A importância do apoio global e colaborativo, e como iniciativas como essa podem transformar realidades locais.

Esse espaço no blog da OpenCage representa um reconhecimento importante para o Mapeia Brasil.

Ao divulgar a iniciativa em um canal internacional, conseguimos: Dar visibilidade ao trabalho da comunidade de mapeamento no Brasil. Atrair possíveis apoiadores, voluntários e parceiros interessados em geodados abertos.

Contribuir para que mais pessoas conheçam a importância de dados geográficos precisos e democráticos.

Link da entrevista; https://blog.opencagedata.com/post/supporting-mapeia-brasil

Site do Projeto: https://projeto-mapeiabrasil.mapaslivre.com.br/

Location: Setor Oeste, Goiânia, Região Geográfica Imediata de Goiânia, Região Geográfica Intermediária de Goiânia, Goiás, Região Centro-Oeste, 74215-030, Brasil

– ENGLISH BELOW

Lição bilíngue criada para a oficina sobre mapeamento de caminhos (ways) no OpenStreetMap - PT | EN

 

A oficina que foi realizada no dia 18 de setembro de 2025, 100% ao vivo e online, é um oferecimento da empresa IVIDES DATA.

 

capa_oficina1

 

O certificado de realização será enviado a quem completar satisfatoriamente uma prática de mapeamento, conforme consta nos últimos slides do PDF disponibilizado. NOVO PRAZO: 01-10-2025.

 

See full entry

🗺️ Mapeia Crato – 2ª Edição

As inscrições já estão abertas! 🎉

https://doity.com.br/mapeiacrato2edicao

📌 Participe dessa jornada de mapeamento colaborativo no OpenStreetMap e ajude a transformar o território do Cariri através do mapa livre e aberto.

✅ Capacitação aberta para iniciantes e experientes ✅ Suporte para quem nunca usou o Editor JOSM ✅ Certificado de Participação para todos os inscritos ✅ Apoio: Movimento Software Livre (MSL) e HOTOSM

👉 Garanta já sua inscrição e venha mapear com a gente!

Location: Cavalcante, Região Geográfica Imediata de Flores de Goiás, Região Geográfica Intermediária de Luziânia-Águas Lindas de Goiás, Goiás, Região Centro-Oeste, 73790-000, Brasil

– only in Portuguese

IVIDES DATA oferece um conjunto de três oficinas de mapeamento no OpenStreetMap


As oficinas visam a capacitação em mapeamento de feições no OpenStreetMap, utilizando os dois editores mais populares.

 

A primeira oficina foi realizada virtualmente em 18 de setembro de 2025 e os próximos encontros estão programados para 02 e 15 de OUTUBRO de 2025, sempre de 19h às 21h UTC-3.

 

Confira a programação:

 

- Mapeamento de caminhos no OpenStreetMap com editor iD - 18-09-2025

 

- Mapeamento de áreas no OpenStreetMap com editor JOSM - 02-10-2025

 

- Validação com o editor JOSM - 15-10-2025

 

Esta ação não tem formulário de inscrição, as sessões são abertas e transmitidas AO VIVO.

 

Acompanhe as sessões que estão sendo transmitidas AO VIVO E ABERTAS AO PÚBLICO pelo canal IVIDES no YouTube.

 

Os(as) participantes enviam os seus resultados por e-mail e realizando corretamente as tarefas, receberão um certificado de treinamento de 4h de carga horária.

 

Aproveite esta oportunidade de aprender profundamente sobre o mapeamento no OpenStreetMap. O conteúdo abrange questões muito além do que está nos manuais já publicados.

 


See full entry

🚨 Inscrições Abertas! 🚨 👉 Vem aí a 2ª Edição do Mapeia Crato – CE 2025.

A 1ª edição foi um sucesso 🎉 Contamos com a participação de 15 alunos, 2 professores coordenadores, além de membros da comunidade OpenStreetMap Brasil e da UMBraOSM.

Agora é a sua vez de fazer parte dessa iniciativa! Participe da 2ª edição e ajude a mapear o Crato de forma colaborativa.

📅 Período de inscrição: de 18 a 26 de setembro 🔗 Inscreva-se agora: doity.com.br/mapeiacrato2edicao

See full entry

– only in Portuguese

Editora IVIDES abriu período de inscrições de propostas de capítulos para o segundo volume do livro


O prazo de submissão de proposta de capítulo para o livro “Estudos de caso em mapeamentos colaborativo e participativo”, volume 2, a ser lançado em 2026, foi estendido para aumentar o alcance da participação.

O livro possui uma seção sobre mapeamento com OpenStreetMap.

Prazo: 22 SET 2025

Idioma: português (qualquer variante)

Inscrições: https://ee.kobotoolbox.org/x/hBOFWAAg

No formulário para envio da proposta, são solicitados um resumo (400 a 500 palavras) e o nome do(a) autor(a) principal.

Será oferecido um prazo de 3 meses para envio do original e da lista completa de autores.

Preencha com cuidado o formulário para que possamos retornar o contato, a fim de organizar a sua participação.

O primeiro volume da obra pode ser obtido em: https://ivides.org/livros


capa_livro

See full entry

📢 Venho compartilhar com vocês o Material de Apoio do Projeto Mapeia Crato/CE 2025.

Neste material, você encontra um passo a passo completo para o mapeamento das edificações (buildings) utilizado no projeto, organizado de forma prática e acessível. O conteúdo está disponível em três formatos: ODT, PDF e uma apresentação em MP4, para que cada mapeador possa escolher a melhor forma de aprender e aplicar.

👉 O material pode ser baixado diretamente no site do projeto:

🔗 https://www.umbraosm.com.br/projeto-mapeiacrato

https://imgur.com/cUFxKT5

🚀 Venho compartilhar o Material de Apoio do Projeto Mapeia Crato/CE 2025!

📂 Disponível em ODT, PDF e MP4 🏠 Passo a passo para mapear edificações (buildings) 🌍 Pode ser usado em qualquer projeto com dados do Open Google Buildings ⚡️ Fluxo de trabalho simples e produtivo

📥 Baixe agora: umbraosm.com.br/projeto-mapeiacrato

Location: Pimenta, Crato, Região Geográfica Imediata de Juazeiro do Norte, Região Geográfica Intermediária de Juazeiro do Norte, Ceará, Região Nordeste, Brasil

🌍 Sobre o Projeto GeoCEP

O GeoCEP nasce como uma iniciativa voltada para a comunidade, com o objetivo de facilitar a busca e visualização de CEPs e endereços a partir de dados livres do OpenStreetMap (OSM).

O projeto reforça a importância da colaboração aberta, já que toda a base utilizada vem do esforço coletivo de milhares de mapeadores voluntários que contribuem diariamente para melhorar a qualidade da informação geográfica.

O aplicativo foi pensado para ser simples, acessível e inclusivo, servindo não apenas aos membros da comunidade OpenStreetMap, mas também a alunos, professores, pesquisadores e cidadãos em geral que buscam uma ferramenta confiável, educativa e livre para explorar os dados de endereços no Brasil.

See full entry

OBRA COLETIVA SERÁ LANÇADA NO III WORKSHOP MAPEAMENTO PARTICIPATIVO E CARTOGRAFIA SOCIAL - MPCS 2025


Read in English

O livro Estudos de caso em mapeamentos colaborativo e participativo é uma obra coletiva, organizada pela Dra. Raquel Dezidério Souto, que integra 20 capítulos com relatos de pesquisas que adotaram metodologias de mapeamentos coletivos - colaborativo ou participativo e de cartografia social, nas cinco regiões do Brasil e com os mais variados fins, desde a conservação da Natureza, passando pelo reconhecimento das comunidades tradicionais, o inventário da infraestrutura urbana e a valorização do patrimônio histórico-cultural. Esperamos que a sua publicação lance luz sobre a importância e aplicabilidade dessas metodologias e contribua para expandir a rede de conhecimento, em torno dessa temática.

O lançamento do livro já tem data: 29 AGO 2025, 16h (UTC-3), com transmissão pelo canal IVIDES no YouTube

O programa completo do Workshop MPCS 2025 já está publicado nesta direção

Nos veremos em agosto, no evento 100% online e completamente aberto ao público. As inscrições podem ser realizadas na página do evento

See full entry