OpenStreetMap

Hoje estou completando dois anos como contribuidor do OpenStreetMap então para comemorar farei uma breve retrospetiva sobre esse ultimo ano. 2021 não foi um ano fácil para os brasileiros com a negligencia do governo atingimos a marca de 600k mortos pela Covid-19, além da volta da fome e a inflação alta mas com diria Belquior posso me considerar um sujeito de sorte, editar no OSM me deu forças para aguentar muitas coisas, mapear esse ano foi como uma terapia. Esse ano também tive a oportunidade de conhecer projetos e pessoas incríveis!

Estáticas

Alguns números:

  • 22.503 Edições enviadas
  • 170.425 Edifícios mapeados
  • 15.202 Km de vias mapeadas
  • 9.926 Pontos de interesses mapeados
  • 4.323 Km de rios mapeados

O que aconteceu com o Mapeia.Space?

É uma historia complicada, primeiro tivemos que mudar apos o DAMN mudar totalmente a forma de trabalhar e como o Hot TM parecia ter amadurecido na questão de desempenho então resolvemos mudar para o Tasking Manager o que aconteceu é que tivemos que começar do zero novamente… tivemos um problema com nossa hospedagem na mesma epoca recebi o convite para poder usar o HOT Tasking Manager (Obrigado Wille e Vitor George por essa oportunidade) desde então foram 7 projetos publicados. Então não havia por que manter uma instância própria do Tasking Manager então o mapeia.space acabou sendo encerrado apesar de que tentei criar uma organização em torno do Mapeia para promover mapeamento o que também acabou não dando certo mas no final acabou dando como fruto a pesquisa de uso de mapas online.

Você pode visitar o perfil do OSM Brasil no Tasking Manages link

Importação?

Durante esse ano em especial no segundo semestre usando o Maproulette e base de dados aberta do governo adicionei dados sobre a PRF (Policia Rodoviaria Federal) e escolas do Maranhão, (isso explica meu numero de edições) até agora foram cerca de 6k escolas adicionadas no mapa acho que torna o Maranhão o estado do Brasil com o maior numero de escolas mapeadas no OSM está sendo um trabalho exaustivo por isso eu me limitei em alguns casos somente adicionar o nome da escola. Gostaria de reforçar o mapeamento das escolas não somente para o acesso a educação mas também porque as escolas são usadas como ponto de votação para as eleições!

Data Quality Intership

Esse ano estou tendo a oportunidade única de poder participar do HOT Data Quality Internship, estou tendo a oportunidade de aprender bastante e conhecer novas pessoas! está sendo uma experiencia incrível e foi a melhor coisa que me ao logo desse ano.

Algumas curiosidades

Algumas curiosidades que gostaria de compartilhar com vocês:

  • Fui selecionado como Mapeador do Mês pelo OSM Bélgica link
  • Quer conhecer um pouco do meu setup link
  • Aprendi a reconhecer Motel e AABB por imagens de satélite (uma dica, motel tem sempre uma pequena via de entrada e outra para a saída)
  • Também consigo reconhecer alguns tipos de hospitais e escolas
  • Meu principal entretenimento enquanto mapeava foi a CPI da Covid
  • Não consegui completar nenhuma meta que me propus a fazer no ano passado!
  • dos 74 países que já editei no OSM 27 tem alguma lei que criminaliza a homossexualidade e desses 20 tem penas de 8 anos a perpétua e 6 com pena de morte
  • Todo meu trabalho é mantido graças a doações, muito obrigado a quem pode ajudar!

Agradecimentos

Gostaria de agradecer a todos que me apoiaram durante esse ano em especial a galera do Mastodon por serem essas pessoas incríveis e não deixaram eu desistir de continuar meu trabalho, em especial ao Claus e a Lous. Ana Raquel por ter me apoiado nos momentos mais difíceis e sempre estar lá para escutar e me motivar, obrigado por ter sido minha amiga e ter me acolhido nos tempos difíceis. e como já é de costume queria agradecer ao Karl por todo apoio e suporte que me deu esse ano!

Sem vocês esse trabalho não seria possível, acredito que melhorando aos poucos o OpenStreetMap podemos sim fazer um mundo melhor e mais acessível para todos! muito obrigado e que venha mais um ano como mapeador ;)

Location: Formosa, Timon, Região Geográfica Imediata de Timon, Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina, Região Geográfica Intermediária de Caxias, Maranhão, Região Nordeste, 65636-060, Brasil

Comment from qeef on 24 November 2021 at 23:39

Please, see my comment under the English version. This kind of double posting is bad idea.

Comment from PlayzinhoAgro on 25 November 2021 at 00:39

sorry, I did see your comment and I will answer soon, I post in two languages because not everyone in Brazil speaks English


Login to leave a comment