OpenStreetMap

PlayzinhoAgro's diary

Recent diary entries

Está no Ar Mapeia.space

Posted by PlayzinhoAgro on 16 September 2020 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

O mais interessante em software livre é a liberdade e autonomia que propociona! e é com muito prazer que hoje que o mapeia.space está no ar! vocom cê pode acessar por https://tarefas.mapeia.space para ter acesso as tarefas, hoje somente há uma tarefa de teste com a cidade de Timon.

Agradecimentos

Eu gostaria de agradecer ao Karl Prieb que vez o deploy do DAMN sem a sua ajuda não conseguiria! e ao Pedro pela incrivel paciência em ter me ensinado o básico de Docker e ter quebrado a cabeça comigo quando tentava instalar o TaskManager

e a minha apoiadora Sarah

Alguns pontos a se ressaltar

  • Não há tradução disponível para português no momento
  • Não é possível usar o RapID que vem sendo o meu editor principal ultimante, muito por estar utilizando a V3 do ID
  • Atualmente o mapeia.space está rodando atualmente com 512mb de RAM disponível pode não aguentar muitos acessos simultâneos e por isso vou adicionar projetos no Maranhão, futuramente pretendo liberar para o resto do país
  • Cada quadrado é aberto uma nova aba do ID o que acaba com varias abas do ID
  • Ainda não sei configurar direito, então tomem cuidado, talvez sua Changset saia com hastags de números
  • Alguém sabe como exportar as linhas dos municípios como geojson???

Mapeando Cidades Menores no Maranhão

Posted by PlayzinhoAgro on 15 September 2020 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Cidades Menores são municípios de pequeno porte e que não tem muita infraestrutura ou ocupam grandes espaços, por assim dizer acabam tendo um mapeamento deficitário, alguns tem ruas sem nomes praças, quadras escolas esperando serem mapeadas, então no inicio do mês comecei a mapear essas cidades até agora fiz três que são

Governador Eugênio Barros

Graça Aranha

São João do Paraíso

atualmente meu trabalho está focado na região da cidade de Gonçalves Dias estou demorando um pouco mais nela porque infelizmente o click do meu mouse morreu depois das 3 primeiras.

Porquê?

Estou me focando em adicionar edifícios, pode parecer um pouco de trabalho desnecessário por conta da péssima qualidade das imagens áreas, a quem diga que é de alta resolução mas eu só vejo edifícios pixelados. então mesmo que não seja a melhor representação, ainda sim é extremamente útil e não só a área urbana é meu foco quando escolho uma cidade para mapear, mapeando edifícios na zona rural dar para se ter uma ideia de como essa área esta sendo ocupada. Outro motivo para fazer isso é que enriquecendo o mapa atraia autoridades do estado.

Dificuldades

Além do click do meu mouse que morreu, tem algumas dificuldades, a primeira é de não conseguir identificar um edifício que está muito próximo do outro como sendo dois, os as vezes uma área de barro pode parecer com um edifício. Acaba que sem uma segunda validação ou uma validação local alguns erros podem passar…

Quais os próximos passos?

Talvez uma das melhores formas de acelerar esse trabalho remoto é dividindo o mapa, eu quero subir uma instancia do DAMN que é uma ótima alternativa mais leve ao tradicional HOT taskmanger. Outro ponto é adicionar dados do censo escolar e o outros dados abertos ao mapa dessas cidades será um ótimo ponto de partida, além de pesquisas por POIs ou locais que possam serem encontrados na internet. Pretendo entrar em contato com a prefeitura dessas cidades para tentar pelos menos apresentar o OSM como também tentar obter mais dados que possam ser adicionados e quem sabe implementação do OSM na prefeitura? infelizmente talvez não consiga um retorno pois estamos em período eleitoral.

Como você pode ajudar?

você pode ajudar entrando em contato pelo telegram, mapeando adicionado informações que faltam sobre essas cidades como escolas, postos de combustíveis, órgãos governamentais logo mais uma instância do DAMN vai está online e você vai poder ajudar e se você mora em uma das cidades você pode ajudar apresentando o projeto a prefeitura ou validando os dados adicionados e caso queira apoiar meu trabalho pode ser pelo liberapay

1K e a autonomia dos dados

Posted by PlayzinhoAgro on 10 August 2020 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

hoje cheguei a marca de mil edições no OpenStretMap foram quase 62.913 pontos editados, hoje resolvi não somente escrever sobre como cheguei aqui mas também como vim conhecer o projeto.

Como conheci o OSM

Comecei a editar no OSM através de buscas de alternativas ao monopólio da big G e acabei compreendendo a importância dos dados abertos principalmente geográficos, minhas primeiras edições foram pelo meu bairro as vezes em Teresina, como não havia nenhuma informação sobre pontos de interesse aqui, comecei a pegar jeito, já tinha sido mapeador para BigG, então comecei a pensar em projetos para conseguir mais dados e com mais qualidade para inserir e um dos primeiros que consegui realizar foi com a ajuda do Fieldpapers e uma pracheta então fui anotando casa por casa os endereços e depois adicionando ao OSM nisso foram quase 3.862 endereços, outros projetos como a criação de ortofotos ou o campus 3D da UFPI estão parados por conta do Malware Humano, ainda sairão muitas ideais, atualmente estou mapeando a zona rural de minha cidade aqui eu tenho que fazer um pequeno agradecimento ao RapID por ajudar criando a estradas.

Tá mais e a importância dos dados abertos

Um das grandes motivos para se fazer um governo utilizar o OSM é a de soberania nacional, o que no atual momento geopolítico é realmente preocupante que uma nação tenha sua autonomia sobre o que produz e sobre a tecnologia para produzir. Agora imaginamos uma pequena cidade no interior que não tenha acesso ou verba para fazer o levantamento geográfico da área, que ainda usa mapas de papel amarelados pelo tempo, como o caso de Timon que não há um arquivo digital, ou no caso de Teresina que disponibiliza seus dados como camadas no GMpas o que eles fazem é usar uma licença para nos tornar dependente e escravos de um serviço em que não tem acesso aos dados, não podem ajustar ou extrair nada Agora passamos para um cenário hipotético em que esse monopólio de informações tem o acesso proibido a essas prefeituras, ou que seja proibido o uso em território nacional, como ficarmo? e por isso a importância de se usar o OSM não somente pela liberdade com os dados mas sua autonomia de não depender de governos ou empresas para continuar funcionando. hoje em dia ao usar um aplicativo de GPS saiba que não é o único a saber sua localização a empresa também sabe, e assim aprendendo seus hábitos de consumo e onde frequentas tudo isso em nome do lucro além deles governos também tem acessos.

além da sua privacidade ao utiliza o monopólio você esta matando a inovação! ;-)

então se sua cidade falta dados para você navegar considere virar um mapeador, adicionando aquele barzinho de esquina ou aquela igreja que você frequenta, precisamos de você, so assim teremos autonomia de nossos dados e inovação pode ocorrer se você participa de alguma ONG ou prefeitura o OSM tem varias ferramentas que podem ser utilizadas, também temos vários casos de prefeituras que utilizam. lembre-se dinheiro publico, software publico!!