OpenStreetMap

Este mês eu voltei a trabalhar no desenvolvimento do OSMCHA, um projeto que eu havia iniciado em meados de 2015 com o objetivo de ajudar a detectar edições potencialmente danosas no OpenStreetMap.

A minha motivação ao criar o OSMCHA foi a necessidade que eu sentia de ter uma ferramenta melhor para monitorar as edições que aconteciam no OSM. Era comum eu olhar as estatísticas de quantidade de nós criados, deletados e modificados a cada dia no Brasil e ver alguns picos, com uma quantidade anormal de dados sendo adicionados ou apagados em um dia. Isso me deixava curioso para saber onde esses dados foram inseridos… Houve uma importação? Caso sim, qual a origem dos dados? Alguém deletou dados inadvertidamente?

Além disso, volta e meia encontrávamos edições que diziam claramente no comentário que a origem dos dados foi o google maps ou outra fonte inapropriada. Apesar de a informação estar explícita no changeset, muitas vezes só descobríamos isso depois de muito tempo…

Como é praticamente impossível revisar todas as edições, pensei em criar uma ferramenta que apontasse os changesets com maior potencial de criar danos ao mapa e que analisasse os metadados em busca de palavras suspeitas.

Após a apresentação que fiz no SotM Latam 2015 em Santiago do Chile, a equipe de dados da Mapbox se interessou pelo OSMCHA e passou a utilizá-lo em seu dia a dia. Além disso, a equipe da Mapbox desenvolveu muitos novos recursos e agora estou muito feliz em anunciar que a Mapbox está patrocinando meu trabalho nos próximos meses para melhorar o OSMCHA.

Nas últimas duas semanas, nós melhoramos a documentação, escrevemos mais testes, limpamos o código para descartar algumas partes que não estamos utilizando e preparamos o software para receber as melhorias que estamos planejando.

A principal mudança que teremos no OSMCHA será a interface: em vez de a homepage mostrar uma lista de changesets, iremos apresentá-los diretamente sobre um mapa. Temos também algumas ideias para facilitar o monitoramento de áreas de interesse de cada usuário e ferramentas de notificação, tornar a análise mais inteligente, entre outras. Porém, sobretudo, queremos escutar sugestões da comunidade OSM, para que possamos criar algo ainda mais valoroso para vocês. Caso você ainda não tenha utilizado o OSMCHA, teste-o em http://osmcha.mapbox.com/. Deixe seus comentários aqui ou abra um ticket no Github.

Outros posts sobre o OSMCHA:

Discussion

Log in to leave a comment