OpenStreetMap

Diary Entries in Brazilian Portuguese

Recent diary entries

Saindo de Brasília-DF para Açailândia-MA.

Posted by Miguel Conceicao on 16 November 2017 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Prezados, boa tarde! Como está a BR que vai de Brasília - DF, para Açailândia - MA, quem tiver informação por gentileza compartilha.

Location: Chácaras Ypiranga, Valparaíso de Goiás, Microrregião do Entorno de Brasília, Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, Mesorregião Leste Goiano, Goiás, Região Centro-Oeste, Brasil

Nova camada de ruas do IBGE para Salvador

Posted by wille on 16 November 2017 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Salvador é uma cidade bem difícil de se mapear. A cidade cresceu desordenadamente, com uma quantidade imensa de morros, favelas, ruas estreitas, becos, vielas... Além disso, o relevo é muito acidentado e faltam dados públicos.

A camada "IBGE - Mapa de Setores Urbanos" ajudava a obter nomes de ruas em alguns locais, porém o alinhamento tá bem ruim em muitos locais e faltam muitos nomes de ruas.

exemplo camada

Assim, há alguns dias eu criei uma camada com nomes de ruas da cidade de Salvador/BA, utilizando como fonte o dataset de Faces de Logradouro do IBGE. Essa camada não é perfeita (já percebi alguns erros de traçado de ruas e muitos nomes duplicados), porém, no geral, tem uma qualidade bem superior à antiga camada.

Esse recurso já está disponível no index de camadas do iD e JOSM. Veja onde você encontra a camada no iD:

ativar no iD

Quero expandir a camada para Lauro de Freitas e talvez alguns outros municípios da Região Metropolitana de Salvador. Caso alguém queira ter esse recurso para alguma outra cidade cuja camada de Setores Urbanos do IBGE está com má qualidade, me avise que posso fazer.

Em breve, pretendo publicar o código fonte que usei para tratar os dados e enviá-los para o Mapbox Studio.

Os dados das faces de logradouro do IBGE é licenciado em Domínio Público.

Location: Barra, Salvador, Microrregião de Salvador, Região Metropolitana de Salvador, Mesorregião do Recôncavo baiano, Bahia, Região Nordeste, 40140241, Brasil

Falando Sobre OSM no Curso de Resgate Histórico e Cultural de Ribeirão Grande

Posted by edilqueirozdearaujo on 13 November 2017 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Neste mês de novembro de 2017 Ribeirão Grande comemora uma data histórica. Será o Primeiro Evento Turístico de Ribeirão Grande. Por isso, nos dias 6, 7 e 8 de novembro foi realizada a capacitação “Curso de Resgate Histórico e Cultural de Ribeirão Grande”, para pessoas que irão participar do evento.

Na quarta-feira, dia 8, tive a a oportunidade de falar sobre o Projeto Mapa de Ribeirão Grande e a importância do OpenStreetMap.

Minha apresentação durou cerca de 60 minutos, onde falei sobre a importância dos mapas livres usando o município como caso de sucesso e de exemplo. Foi também falado sobre Código QR, aplicativos de navegação GPS, Mapillary e como contribuir com o mapa do OSM. Por fim, apresentei alguns casos onde os mapas se destacam em ações que ocorreram e estão acontecendo em Ribeirão, deixando a mensagem que existe conhecimento e tecnologia disponíveis ao alcance das pessoas para realizarem seus objetivos e promoverem sua região através da colaboração.

Aproveitando, fica o convite para você participar: Venha conferir o Primeiro Evento Turístico de Ribeirão Grande – 300 Anos das Minas do Paranapanema eventoturisticoribeiraogrande.wordpress.com.

eventoturisticoribeiraogrande.wordpress.com.

Saiba mais: mapaderibeiraograndesp.wordpress.com/falando-sobre-osm-no-curso-de-resgate-historico-e-cultural-de-ribeirao-grande/

Location: Vila Sant'Ana, Cruzes, Ribeirão Grande, Microrregião de Capão Bonito, Mesorregião de Itapetininga, São Paulo, Região Sudeste, 18315000, Brasil

Numeração de porta em SP

Posted by O Fim on 9 November 2017 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

A numeração de porta oficial do centro velho e região da 25 de março 100% completa faltando apenas um quarteirão que esta ilegível no croqui fiscal , ja solicitei a troca no geosampa

Encontro OSM + Mapillary Brasília - Novembro/2017

Posted by wille on 9 November 2017 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Desafio Complete the Map Brasília

No próximo domingo, 12 de Novembro, realizaremos mais um encontro da comunidade OpenStreetMap Brasília! Agora reuniremos também colaboradores do Mapillary, já que foi lançado o Desafio Complete the Map Brasília.

Nos encontraremos na Torteria di Lorenza, da CLS 302, na Asa Sul. Nos encontraremos a partir das 15:30. A proposta é tomarmos um café, conversarmos sobre OpenStreetMap e sairmos de carro pela cidade para fazer fotos pro Mapillary. Dependendo no número de pessoas, podemos fazer um grupo para fazer fotos caminhando ou de bicicleta.

Quem tiver interesse em participar, nos avise deixando um comentário aqui ou entrando em nosso grupo no Telegram.

Hidrografia

Posted by Linhares on 27 October 2017 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Atualmente tenho me dedicado bastante a completar os córregos da região do Distrito Federal e entorno; mesclar divisas e rios; e adicionar nomes de serras (natural=ridge) utilizando a camada do IBGE.

Esses acidentes naturais completam o mapa em áreas com poucas estradas. Além do mais, o OSM já atingiu um nível bastante satisfatório com relação a sua cobertura de rodovias!

Abraços, Linhares

Prefeitura Municipal de Ribeirão Grande - SP Disponibiliza dados para o OpenStreetMap

Posted by edilqueirozdearaujo on 25 October 2017 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

A Prefeitura Municipal de Ribeirão Grande - SP, reconhecendo a importância do OSM, disponibiliza dados para o OpenStreetMap :D

https://mapaderibeiraograndesp.wordpress.com/prefeitura-municipal-de-ribeirao-grande-disponibiliza-dados-para-openstreetmap/

foto: mapa de Ribeirão Grande - SP

decreto municipal

Location: Vila das Nações, Machados, Ribeirão Grande, Microrregião de Capão Bonito, Mesorregião de Itapetininga, São Paulo, Região Sudeste, 18315000, Brasil

1.000 dias de atividade

Posted by Marcos Medeiros on 25 October 2017 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Hoje completo 1.000 dias de atividades no OSM. Para ilustrar minhas contribuições segue uma cópia do meu link no HDYC / Neis One:

Location: Progresso, Ituiutaba, Microrregião Ituiutaba, Mesorregião Triângulo Mineiro/Alto Paranaiba, Minas Gerais, Região Sudeste, 38302-036, Brasil

Marcação

Posted by Dayane Brum on 17 October 2017 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

No dia 17 ás 20:58 foi feita uma marcação, sobre um espaço que é utilizado para eventos e festas.O nome do espaço que foi marcado é Mirante conhecido como campo do Silas, que é o nome do seu antigo dono. Esse espaço possui campos de futebol e locais onde se realiza diversos eventos. Dentro do próprio sitio se encontra casa que é utilizado pela a dona do lugar e seus familiares.

Location: Bairro das Laranjeiras, Região de Jacaraípe e Manguinhos, Serra, Microrregião Vitória, Região Metropolitana da Grande Vitória, Mesorregião Central Espírito-Santense, Espírito Santo, Região Sudeste, Brasil

Dicas Sobre Concursos

Posted by gwsmarketing on 25 September 2017 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Quer ser aprovado nos melhores concursos públicos do Brasil? Então você não pode deixar de conhecer as dicas do site PCI Concursos! Lá você terá acesso ao melhor conteúdo de provas anteriores e questões atualizadas.

Projeto Cocal do Sul

Posted by Mnemocinesis on 21 September 2017 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Hoje, eu entrei no projeto Projeto Cocal do Sul. Nele, vamos mapear todas as construções e vias da cidade de Cocal do Sul, SC.

Eu não sou muito bom com diários, então, por hoje é isso...

Gravar tracks / trilhas usando gps automotivos

Posted by Tomio on 19 September 2017 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

As vias dos novos loteamentos normalmente não estão visíveis nas imagens satelitais disponíveis no OSM para edição, em razão da frequência de atualização das mesmas. A solução é percorrer as novas vias, gravando tracks/trilhas gpx para utilizar nas edições.

Realizei alguns testes comparativos, gravando alguns tracks utilizando um gps automotivo Garmin Nuvi 2580 e um gps de mão, o Garmin 76csx.

Para obter uma maior precisão, em ambos gps foram desativadas a função "Lock on road". Isto é muito importante, para forçar o gps a gravar a sua real localização. Sem este procedimento, o equipamento realiza "correções" a fim de coincidir a localização com o mapa visualizado na tela, obtendo um track impreciso.

No Garmin 76csx, o procedimento consiste em: http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Garmin/eTrex_Vista_HCx

Nos gps automotivos Garmin Nuvi, o procedimento varia um pouco conforme o equipamento, mas de forma geral:
- nuvi 1000 ou superior: http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php?t=4581
- nuvi 2xx e 7xx: http://nastrilhas.com.br/site/index.php/gps/23-garmin/17-gravar-um-tracklog-no-garmin-nuvi-2xx-e-7xx
- nuvi: http://www.mundooutdoor.com.br/melhorando-tracklog/

Após a gravação, foi realizado o efeito comparativo e concluíu-se que a diferença entre os tracks gravados pelos equipamentos é praticamente desprezível:

  • Exemplo 01:

  • Exemplo 02:

  • Exemplo 03:

Assim, os colaboradores do OSM que quiserem utilizar seus gps automotivos para obter tracks para edição, podem fazê-lo sem maiores problemas. Ou podem ser adquiridos equipamentos usados a preços reduzidos, viabilizando os mapeamentos.

Quem tiver interesse, mesclei os tracks do gps Garmin 2580 com o Garmin 76 e subi para as trilhas do OSM:

http://www.openstreetmap.org/user/Tomio/traces/2505114:

http://www.openstreetmap.org/user/Tomio/traces/2505117:

http://www.openstreetmap.org/user/Tomio/traces/2505110:

Milestone

Posted by elmoneto on 19 September 2017 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Depois de alguns meses de dedicação e aproximadamente 23 mil buildings adicionadas, atingi a meta de desenhar casas e demais edificações em todas as vias da área urbana de São Gabriel (RS). Ao todo, 37 bairros e 3 núcleos urbanos autônomos. Faltam casas que estão encobertas ou que ainda não aparecem nas imagens aéreas, as quais serão adicionadas quando eu ou outros mapeadores formos coletar dados a campo (o que eu considero a melhor parte do mapeamento). A tarefa por muitas vezes parecia interminável mas vendo o resultado final valeu o esforço. O trabalho agora é de melhorar o mapeamento na zona rural de São Gabriel em paralelo com outras tarefas na região central e campanha do Rio Grande do Sul. Espero que com a geometria disponível, usuários sejam incentivados a adicionar informações, como numeração e nomes de estabelecimentos, relativas a cada building.

Zona urbana de São Gabriel, RS

Location: Núcleo Habitacional Fernando Ferrari, Camobi, Sede, Santa Maria, Microrregião de Santa Maria, Mesorregião Centro-Ocidental Rio-Grandense, Rio Grande do Sul, Região Sul, Brasil

Mapeamento Parque de Exposições - Rondonópolis-MT/BR

Posted by ivaldonm on 6 September 2017 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

De 6 a 10/Setembro/2017, ocorrerá em Rondonopolis/MT o III Campori de Desbravadores da UCOB, que sera no Parque de Exposições da Cidade.

Ao analisar o local, percebi que tinha poucos detalhes no mapa, assim como toda a cidade, que tem muitas vias sem nome, por exemplo. Então, decidi incluir alguns elementos remotamente.

Foquei em elementos que antes nem dava muita atenção, como arvores (natural=tree), pelo fato da cidade ser extremamente seca e com umidade muito baixa. A temperatura durante o evento poderá chegar aos 40º e com umidade ao extremo de 15%, assim, quem acessar o mapa poderá localizar as sombras mais facilmente.

Interessante as possibilidades de "refinamento" que podemos aplicar ao mapa. Se algum mapeador conhecer mais profundamente o local,fique a vontade para incluir mais detalhes nos edifícios.

Imgur

Location: Residencial Paraíso, Rondonópolis, Microrregião de Rondonópolis, Mesorregião Sudeste Mato-Grossense, Mato Grosso, Região Centro-Oeste, Brasil

Proposta de classificação de rodovias federais

Posted by Linhares on 14 August 2017 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Caros,

abrimos votação no fórum sobre uma proposta de modificar as cinco principais rodovias federais de primary para 'trunk'.

Um resumo da motivação desta mudança pode ser vista neste vídeo. Além disso, a nova classificação resolverá problemas de roteamento.

Participem!

Abraços, Linhares

Utilização do OSM no SAMAE de Jaraguá do Sul

Posted by Tomio on 11 August 2017 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

A Empresa de abastecimento de água e esgoto do Município de Jaraguá do Sul /SC/Brasil (SAMAE), vem utilizando o Openstreetmap como camada de fundo em seu sistema GIS das redes de infraestrutura.

Nas palavras de Saulo E. Schwingel, Engenheiro do SAMAE:
"Em relação a utilização do OSM como fonte de dados, acredito que com um sistema bem alimentado não há comparação com outras bases para localização e referenciamento. O OSM apresenta de forma clara e concisa muitas informações úteis que facilitam muito o trabalho de elaboração e correção de georreferenciamento, inclusive para dados de infraestrutura como redes de água e esgoto, assim como dados comerciais como localização de unidades consumidoras."

Algumas imagens do sistema GIS da empresa, na utilização do OSM:

Rede de Água:

Rede de Esgoto:

Unidades Comerciais:

Eu tenho, você não tem

Posted by naoliv on 10 August 2017 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

‒ Ow, me perdi numas rotatórias doidas na hora de voltar
‒ Onde isso?
‒ Indo pra Ribeirão; é um trecho novo que construíram
‒ Me mostra no mapa onde fica
(...)
‒ Vamos um dia lá mapear isso

Depois de dirigir 90+ km e ficar parecendo idiota dando várias voltas no lugar, ganhamos um track com o traçado do retorno novo:

Ficando com essa coisa bonita no fim:

Desconfiando que só o OSM teria esse retorno novo, fui olhar os outros mapas.

Google não tem:

Bing não tem:

Mapnik não tem:

TomTom não tem:

Mas o Here já tinha...

Que por sinal é bem parecido com o estilo do Mapquest (que é OSM):

E até o Waze tinha...

Waze vou desconsiderar. Apesar de estar funcional, não está certinho.

Eu ia deixar isso tocando em loop infinito pra ficar tirando sarro dos outros mapas:
https://youtu.be/zMFqTzH_dn0

Ia até fazer um filme com os melhores momentos e áudios do survey:
https://youtu.be/lJgdddNmXG0

Mas o Here cortou o meu barato...

Location: Quinta dos Buritis, Água Vermelha, São Carlos, Microrregião de São Carlos, Mesorregião de Araraquara, São Paulo, Região Sudeste, 13566-770, Brasil

Numeração das edificações de Jaraguá do Sul

Posted by Tomio on 9 August 2017 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

A Prefeitura do Município de Jaraguá do Sul / SC / Brasil, vinha transferindo as informações dos números de porta das edificações da base de dados municipal (addr:housenumber) para o Projeto Openstreetmap.

Informamos que essa migração de informações foi concluída, com o cadastramento de aproximadamente 23mil edificações.

Foi um longo trabalho realizado manualmente com a ajuda de muitas pessoas.

Essa tarefa foi coordenada pelo Geógrafo Geomir e o Engenheiro Helio, ambos mapeadores do OSM, com a ajuda dos estagiários de Eng. Civil: Carlos, Cassiano, Daniel e Gabriel.

Isso resulta em inúmeras vantagens, como a localização de endereços em aplicativos de gps que usam a base de dados OSM. Assim, facilita a circulação de pessoas e o transporte de mercadorias pela cidade, os atendimentos de emergências médicas e policiais, o resgate dos Bombeiros e da Defesa Civil, a localização de estabelecimentos comerciais e pontos turísticos, entre outras.

Torcemos para que outros municípios também façam suas contribuições ao Projeto Openstreetmap.

Numerações Jaraguá do Sul (addr:number):

Jaraguá do Sul (região central):

Encontro OSM Brasília - Agosto/2017

Posted by wille on 8 August 2017 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

osm cake

Vamos realizar mais um encontro da comunidade OpenStreetMap Brasília! Dessa vez, uma edição especial no dia do Aniversário do OSM.

O ponto de encontro será no Vó Ía Café & Empório, localizado na quadra CLSW 301, bloco C, no Sudoeste. Estaremos lá no domingo (13 de agosto) a partir das 16h para tomar um café, conversar sobre OpenStreetMap e mapear as redondezas.

Quem tiver alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato conosco em nosso grupo no Telegram.

Location: Setor Residencial Interno 1, Sudoeste / Octogonal, Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, Distrito Federal, Região Centro-Oeste, 70673-402, Brasil

Av Paulista

Posted by O Fim on 6 August 2017 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Paulista numeração e coleta de poi e equipamentos terminada