OpenStreetMap

Diary Entries in Brazilian Portuguese

Recent diary entries

Importação edificações de Massaranduba / SC / Brasil

Posted by Tomio on 16 September 2016 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

A colaboração da Prefeitura de Massaranduba / SC / Brasil em fornecer um arquivo .shp contendo as edificações da sua base de dados, permitiu a importação destas para o Openstreetmap.
A metodologia utilizada foi a descrita pelo user "smaprs" na importação realizada no Rio Grande do Sul, incluindo a sua valiosa ajuda:
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Porto_Alegre,_Rio_Grande_do_Sul/Importa%C3%A7%C3%A3o_PMPA

Em resumo, os trabalhos realizados:
1. Abertura do arquivo .shp no QGis e salvo na projeção WGS84.
2. Edição na tabela de atributos do QGis, simplificando as edificações para as categorias de buildings do OSM:
- apartments, house, residencial, commercial, industrial, public, church, farm, roof, yes
Algumas considerações efetuadas nas classes de edificações / buildings:
- Rural=farm, Telheiro=roof, Religioso=church, Serviço Público=public
O resultado na tabela de atributos QGis foi uma única coluna com o nome do campo como "building" e linhas com as categorias de edificações, no total de 3395 unidades.
3. Importação do arquivo .shp no JOSM através do plug in "Open Data" e salvamento como .osm
4. Ativada a camada Bing e analisado comparativamente o alinhamento das edificações com a imagem satelital.
5. Realização da validação dos dados e a correção de objetos com erros ou conflito (edificações a serem importadas).
6. Realização de download dos dados do OSM, de toda a área do município.
7. Validação dos dados e resolução dos erros e conflitos, especialmente naqueles ocorridos pela duplicidade de dados das edificações existentes no OSM com as edificações a serem importadas.
8. Importação (Upload) dos dados para o Openstreetmap.

Próximo passo será inserir o número de porta das edificações. Esta etapa demandará muito mais tempo, por necessitar a edição individual de cada construção.

Em tempo: no QGis, as categorias de edificações na Tabela de Atributos foram renomeadas com a Calculadora de Campo/String/replace e o nome do campo foi renomeado com auxílio do plug in "Table Manager".

  • Agradecimentos a Prefeitura de Massaranduba pela colaboração, que tornou esta importação possível.

Acesso a Informação em Jaraguá do Sul / SC / Brasil

Posted by Tomio on 15 September 2016 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

O México abriu seus dados cartográficos para o Openstreemap:
http://mundogeo.com/blog/2014/12/11/mexico-abre-dados-cartograficos-e-beneficia-comunidade-openstreetmap/

O Governo Italiano autorizou o uso de dados oficiais no Openstreetmap:
http://mundogeo.com/blog/2010/05/18/governo-italiano-autoriza-uso-de-dados-oficiais-para-atualizacoes-do-openstreetmap/

O Brasil aprovou a Lei de Acesso a Informações / LAI (Lei Federal n.12527/2011).

A realidade no nosso país, é que muitos órgãos públicos mantém seus dados trancados ou dificultam o acesso. Trata-se de uma atitude lamentável, porque estes dados foram obtidos ou elaborados com o auxilio de recursos públicos. Sendo assim, são de propriedade da população que os custeou.

Ano passado, conseguimos a edição de Decreto Municipal liberando as informações municipais do município de Jaraguá do Sul, para uso no Openstreetmap.

Gostaríamos que este ato possa inspirar outros órgãos administrativos e públicos a também liberarem suas informações ao Openstreetmap, em benefício da sociedade brasileira:

Pedágio, restaurante, correções...

Posted by GugaMap1248 on 8 September 2016 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Hoje revisei "algumas" ligações com a Avenida Centenário em Criciúma, mapeei um pedágio na cidade de Paulo Lopes, perto de um viaduto, e adicionei um famoso restaurante de Santa Catarina, o Engenho Lanches, também em Paulo Lopes, no resto do dia irei continuar corrigindo erros em Criciúma e revisando viadutos na Via Rápida de Criciúma.

UMA BOA TARDE A TODOS!

Abaixo um lugar que quero editar muito, muito, muito, MUITO!

Location: Centro, Criciúma, Microrregião de Criciúma, Mesorregião do Sul Catarinense, Santa Catarina, Região Sul, Brasil

Pouso Alegre, MG agora está mapeada.

Posted by BladeTC on 5 September 2016 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Conclui o trabalho na cidade de Pouso Alegre, Minas Gerais, o qual só estava mapeada as ruas mas poucas com os nomes. Usei principalmente o IBGE para os nomes, bem como dados do CENSO 2010, Bing e Strava para ajuste fino das ruas.

As rodovias de acesso e trevos tbm foram caprichados, tbm usei um pouco do que ja conhecia a cidade.

Eu solicitei dados da prefeitura para poder mapear bairros e outros POIs, aguardo o retorno deles.

Att, BladeTC

Location: Praça Senador José Bento, Pouso Alegre, Microrregião Pouso Alegre, Mesorregião Sul/Sudoeste de Minas, Minas Gerais, Região Sudeste, Brasil

Inscrições abertas para o State of the Map Latam 2016

Posted by wille on 1 September 2016 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

logo SotM Latam 2016

Em Setembro de 2015, mapeadores e usuários do OpenStreetMap (OSM) se reuniram em Santiago do Chile para três dias de palestras e debates sobre os mais diversos temas relacionados ao projeto. Com a participação de cerca de 150 pessoas, nascia o State of the Map Latam, a conferência latino-americana da comunidade OpenStreetMap.

Este ano é a vez de São Paulo sediar o evento, o qual ocorrerá entre os dias 25 e 27 de novembro. O objetivo é o mesmo da primeira edição: reunir as pessoas envolvidas com o OSM em toda a América Latina, além de empresas e instituições governamentais. A comunidade brasileira é uma das maiores do continente, sendo assim esperado um grande público para a conferência.

A programação será composta por palestras, workshops, grupos de trabalho e de uma maratona de mapeamento, atividade na qual os colaboradores focam em melhorar o mapeamento de algum local ou de um aspecto específico do mapa.

As inscrições para o State of the Map Latam são gratuitas e podem ser realizadas pelo site http://state.osmlatam.org/pt/. Além disso, a chamada de trabalhos está aberta até o dia 25 de Setembro.

Location: República, São Paulo, Microrregião de São Paulo, RMSP, Mesorregião Metropolitana de São Paulo, São Paulo, Região Sudeste, 01210010, Brasil

Projeto Boa Esperança

Posted by GugaMap1248 on 25 August 2016 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Estou começando a editar mais no meu bairro, meus planos saem do papel hoje, terminar ruas (colocar o nome) e outras coisas. Abaixo, o local principal de edições

Location: Boa Esperança, Sombrio, Microrregião de Araranguá, Mesorregião do Sul Catarinense, Santa Catarina, Região Sul, Brasil

5.000 changesets

Posted by Tomio on 24 August 2016 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Iniciado no Openstreetmap em Janeiro de 2014, hoje cheguei aos 5000 changesets. Mais que um simples número, ele carrega muitos e muitos Kms de vias que adicionei ao OSM deste gigante Brasil.

Continuo empenhado e motivado em mapear nosso país e no trabalho de sensibilizar e conquistar novos mapeadores. Ainda há muito o que fazer. Que venham outros 5000, 10000, 15000,... :)

Sucupira do Riachão

Posted by GugaMap1248 on 23 August 2016 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Nenhuma das ruas desta cidade estava mapeada, fiz tudo, passei uma hora fazendo tudo, porém, ainda falta o nome das ruas.

Location: Rua Grande, Sucupira do Riachão, Microrregião das Chapadas do Alto Itapecuru, Mesorregião Leste Maranhense, Maranhão, Região Nordeste, Brasil

Mapeando ruas não mapeadas em Osório - RS

Posted by GugaMap1248 on 20 August 2016 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Mapeadas ruas ao lado da ERS-030 e ACESSO A AUTO-ESTRADA, pista automobilística, gramado no centro de rua, editado o acesso de mão única a ETS-030, na verdade foi concertado, já que o acesso que eu havia feito, não fazia sentido, já que a rua de mão única avançava para uma das vias da ERS-030, SÓ QUE NO SENTIDO CONTÁRIO!!!

Location: Centro, Osório, Microrregião de Osório, Aglomeração Urbana do Litoral Norte, Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Região Sul, Brasil

Terminadas Ruas em Rio Fortuna-SC

Posted by GugaMap1248 on 18 August 2016 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Já faz alguns dias, que estava procurando notas não resolvidas em Santa Catarina, então achei uma pedindo para adicionar estradas rurais que faltavam no OpenStreetMap, que ficavam mais ao norte do município de Rio Fortuna, e era uma nota de poucos meses, hoje, anuncio, que todas estas estradas rurais estão prontas!

Começando a mapear escolas em Sombrio-SC

Posted by GugaMap1248 on 18 August 2016 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Algumas escolas já estão mapeadas, mas ainda falta um monte, incluindo escolas estaduais, municipais, particulares, primárias, etc.

Via Rápida de Criciúma-SC

Posted by GugaMap1248 on 18 August 2016 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Faz poucos dias que terminei a via rápida de Criciúma, que liga o município a BR-101/Rod. Governador Mario Covas. Foi necessário um pouco de tempo, mas, enfim, está pronta, ela cruza com três outras estradas, como a Linha Zilu. Até a Via Rápida ficar pronta, não será necessário trabalho para faze-la, pois já está prontinha!

Bairros Termidados!

Posted by GugaMap1248 on 16 August 2016 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Terminados bairros de: Morretinho, Boa Esperança, Retiro da União, São Camilo, Raizeira, Maracanã, São Pedro e Nova Guarita no município de Sombrio-SC. E bairros de: Centro, Caramujo, Vila Glorinha, Vila Maria, Jaguarari no município de Santa Rosa do Sul-SC, porém, ainda há muito o que fazer nos municípios catarinenses de Araranguá, Balneário Gaivota, Criciúma, Forquilhinha, Ermo, Turvo, Jacinto Machado, Rio Fortuna e um pouco em Orleans...

Rio Araras - limite municipa

Posted by ElementoGEO on 12 August 2016 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Estou alinhando o rio Araras conforme imagens BING.

Alguém poderia editar o limite administrativo entre os municípios de Colniza e Aripuanã no Mato Grosso!

http://www.openstreetmap.org/way/255253201#map=12/-9.7627/-59.4896&layers=N

Location: Colniza, Microrregião de Aripuanã, Mesorregião Norte Mato-Grossense, Mato Grosso, Região Centro-Oeste, Brasil

Quando usar túnel e ponte/viaduto juntos

Posted by naoliv on 10 August 2016 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Resposta rápida é "quase nunca".

Sempre vejo as pessoas mapeando uma ponte/viaduto em uma rodovia e colocando o trecho que passa debaixo desse viaduto como "túnel", de forma errada.

Exemplos (pontes com uma borda azul e túneis com uma borda alaranjada):

Nesses casos não é para utilizar um túnel passando debaixo da ponte/viaduto.
Ou se utiliza um túnel ou uma ponte, mas não os dois (e nesses exemplo o correto é, se não na maioria das vezes, sempre utilizar uma ponte)

Como já tenho um banco SpatiaLite com SP + MG eu pensei numa forma de detectar isso:

    SELECT
        'w' || a.osm_id || ' w' || b.osm_id AS 'ways',
        Intersection(a.GEOMETRY, b.GEOMETRY) AS 'geometria'
    FROM
        lines AS a,
        lines AS b
    WHERE
        a.ROWID IN (SELECT ROWID FROM SpatialIndex WHERE f_table_name = 'lines' AND search_frame = b.Geometry) AND
        a.highway IS NOT NULL AND
        b.highway IS NOT NULL AND
        a.other_tags LIKE '%"bridge"=>%' AND
        b.other_tags LIKE '%"tunnel"=>%' AND
        Crosses(a.GEOMETRY, b.GEOMETRY)

E dá certo! (alguns dos exemplos são as imagens do começo).

Ele retorna uma coluna contendo o id dos dois caminhos que se interceptam (uma ponte e um túnel) e uma geometria da interseção (caso queira adicionar um nó de fixme para verificar)

Mais uma Gambiarra que funciona™ para a minha lista de coisas para verificar.

Então ao ver um caminho passando debaixo de uma ponte, não é para transformá-lo em túnel. Essas passagens debaixo de uma ponte não são túneis (em geral).

Endereços do Distrito Federal

Posted by wille on 9 August 2016 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Recentemente, o IBGE publicou os dados das Faces de Logradouros de todo o Brasil em formato vetorial. Esse dataset traz basicamente os dados dos nomes de ruas separados por quarteirão e está disponível no servidor FTP do IBGE. O Distrito Federal, porém, não tem nomes de ruas, mas sim uma identificação de endereços por quadras, blocos, conjuntos e/ou lotes.

Boa parte desses dados já estão nas camadas de TMS IBGE Setores Urbanos e Rurais gerada há alguns anos pelo Thiago Santos a partir dos PDFs que o IBGE havia disponibilizado. Entretanto esta camada tem alguns problemas, como alinhamento errado em alguns locais e algumas áreas faltantes, o que impede que alguns elementos sejam mapeados.

Assim, gerei uma camada TMS utilizando o Mapbox Studio com todos os dados do Distrito Federal para facilitar o mapeamento desses locais.

Esplanada dos Ministérios em Brasília

Super quadra da Asa Norte

Para utilizar a camada, utilize a seguinte URL:

https://api.mapbox.com/styles/v1/wille/cirnnxni1000jg8nfppc8g7pm/tiles/256/{z}/{x}/{y}?access_token=pk.eyJ1Ijoid2lsbGUiLCJhIjoicFNVWk5VWSJ9.hluCd0YGvYHNlFi_utWe2g

ALTERAÇÃO 10/09/2016: Fiz uma atualização da camada removendo a imagem de satélite da Mapbox, para assim permitir que essa camada seja sobreposta a qualquer outro TMS de imagem de satélite. Em breve, a camada estará disponível no iD e no JOSM.

Location: SHN, Brasília, Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, Distrito Federal, Região Centro-Oeste, 70716901, Brasil

Barra Mansa Rio de Janeiro Brazil

Posted by Gabriel Vilela on 8 August 2016 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Melhor cidade do Sul Fluminense

Location: Bairro Jardim Alice, Barra Mansa, Microrregião Vale do Paraíba Fluminense, Mesorregião Sul Fluminense, Rio de Janeiro, Região Sudeste, Brasil

Novo viaduto em Jaraguá do Sul

Posted by Tomio on 5 August 2016 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Adicionei ao OSM, o novo viaduto construído na cidade de Jaraguá do Sul / SC / Brasil.

A obra é algo comum pelas estradas do país, mas para cadastrá-lo ainda não existem imagens atualizadas de satélites ou aéreas.

A alternativa usada foi percorrer várias vezes o novo viaduto e seu entorno, gravando tracks/trilhas com o gps.

Fica como sugestão aos colegas que estão iniciando suas edições no OSM, quando precisarem mapear novas vias, loteamentos, pontes,...

O track gravado foi enviado para as trilhas do OSM: https://www.openstreetmap.org/user/Tomio/traces/2222764

Votação de tradução highway=unclassified (pt-br)

Posted by wille on 2 August 2016 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Qual tradução você prefere para a tag highway=unclassified?

  • 1 Via local não residencial
  • 2 Via de menor importância
  • 3 Via Vicinal
  • 4 Via Vicinal (rural ou urbana)
  • 5 Via Local
  • 6 Via Local ou Estrada Vicinal
  • 7 Via Local (rural ou urbana)

Fim da votação: 07/08/2016 - 23:59. Caso mude de ideia, vote novamente, apenas seu último voto será computado.

Revisão Goiânia - Restrições de acesso

Posted by erickdeoliveiraleal on 31 July 2016 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Criei cerca de 100 restrições de manobra em Goiânia em apenas duas horas. Porém ainda faltam muitas, Goiânia tem muitos cruzamentos com restrições.

Older Entries | Newer Entries