OpenStreetMap

Improve OSM no Brasil

Posted by wille on 15 March 2016 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

A Telenav, empresa de navegadores automotivos que tem trabalhado com dados do OpenStreetMap, lançou há alguns meses o Improve OSM, uma ferramenta que analisa os dados GPS gerados pelos veículos que utilizam os navegadores da Telenav e aponta onde há vias ainda não mapeadas no OSM.

Trabalhei com o Ministério do Meio Ambiente, o qual possui veículos circulando em todo o Brasil, e consegui a liberação dos dados para utilizar no Improve OSM. Assim podemos saber de forma fácil onde há vias que necessitam ser mapeadas em todo o Brasil. Boa parte dos alertas no Brasil são em zonas rurais, inclusive temos muitos dados na Amazônia e no interior do Nordeste.

Heat map

Acredito que estes alertas de vias não mapeadas irá colaborar bastante para alcançarmos uma maior cobertura do OSM em todo o Brasil. Para mapear rodovias e estradas, atente para o padrão recomendado pela comunidade brasileira:

Como utilizar o Improve OSM

Acesse http://improve-osm.org e clique no link Login with OSM no canto superior direito, assim você poderar logar no site utilizando sua conta do OSM. Depois de logado, dê zoom em uma área no mapa até aparecer um quadrado que indica um alerta de via não mapeada.

map after zoom

Clicando no quadrado, aparecerá uma janela de diálogo, clique no botão Edit in OSM.org para abrir o editor iD em uma nova aba ou em Edit in JOSM para editar no JOSM. Com isso, o iD ou o JOSM irão carregar a área do alerta para edição.

dialog

Faça o mapeamento da via e, quando finalizar, volte ao Improve OSM e clique no botão Edit, escolha a opção Solved para indicar que o alerta foi mapeado e clique no botão Send para registrar sua edição.

after edit

Utilizando apenas o JOSM

Quem preferir, pode instalar o plugin ImproveOsm no JOSM. Após instalado, para utilizar o plugin, adicione primeiro uma camada de imagem de satélite (Bing ou Mapbox, por exemplo). Depois clique em um ícone com um "S" na barra de ferramentas do lado esquerdo. Ao clicar nesse ícone, serão adicionadas algumas camadas ao mapa que mostram os alertas de vias não mapeadas:

JOSM - first step

Então basta dar zoom no mapa até um nível que você vai ver uns quadrados apontando uma via não mapeada. Mapeie a via, sempre conectando-a a alguma outra e, após salvar a edição, selecione os quadrados dos alertas que você resolveu e clique no ícone de um cadeado verde (aba ImproveOsm, veja no lado inferior direito na imagem abaixo). Assim, você irá marcar estes alertas como resolvidos.

JOSM - second step

Bom mapeamento!

Comment from Linhares on 15 March 2016 at 16:17

Wille, parabéns pelo trabalho!

Hide this comment

Comment from Lucas Marques on 15 March 2016 at 16:41

Bem esclarecedor Wille, muito bom.

Hide this comment

Comment from Lex Martins on 15 March 2016 at 19:00

Muito bom e simples, uma mão na roda.

Hide this comment

Comment from Nighto on 15 March 2016 at 19:07

Excelente, boa Wille!

Hide this comment

Comment from Alexandre Magno on 15 March 2016 at 22:31

Tem como saber o modelo de carro que andou por ali, se foi um 4x4 ou um pequeno?

Hide this comment

Comment from wille on 16 March 2016 at 02:15

Não tínhamos essa informação no dado que tivemos acesso.

Hide this comment

Comment from CloCkWeRX on 16 March 2016 at 15:31

I've had a really good run with Strava's heatmaps and routing errors as well: it'd be great if improve-osm could render those tiles or use Slide!

Hide this comment

Comment from Alexandre de Menezes on 28 March 2016 at 19:01

Excelente contribuição! Já adicionei dezenas de vias rurais aqui no RS, mas me deparei com um problema: em algumas áreas não há nada mapeado, e sem pontos de referência fica difícil saber onde está exatamente a indicação do improve-osm. Em várias dessas áreas eu mapeei alguns pontos de referência (rios, lagos, estradas) para localizar melhor a via a ser inserida, mas mesmo depois de uma semana o mapa do improve-osm não foi atualizado. Existe alguma maneira de solicitar essa atualização?

Hide this comment

Comment from wille on 28 March 2016 at 20:09

Oi, Alexandre

Talvez eu não tenha entendido direito suas perguntas, mas vou tentar te responder. Em relação ao ponto de referência do Improve OSM, veja na segunda imagem do post que dentro do quadrado azul há dois pontos roxos. Esses pontos roxos são o elemento que o alerta aponta para ser mapeado.

Em relação à atualização do mapa do Improve OSM, você fala do mapa de calor ou da renderização dos dados do OSM deles? O mapa de calor pelo que eu percebi está sendo atualizado. Se você acessar o site do Improve OSM, vai ver que está bem diferente da primeira imagem do post, inclusive dá pra perceber que muita coisa foi mapeada aí no RS! Acredito que o mapa de calor é atualizado conforme as pessoas marcam os alertas como Solved. Você tem marcado como Solved?

Hide this comment

Leave a comment

Parsed with Markdown

  • Headings

    # Heading
    ## Subheading

  • Unordered list

    * First item
    * Second item

  • Ordered list

    1. First item
    2. Second item

  • Link

    [Text](URL)
  • Image

    ![Alt text](URL)

Login to leave a comment