OpenStreetMap logo OpenStreetMap

Sempre quis fazer do OpenStreetMap uma atividade mais social. Infelizmente na cidade em que eu morava na Bahia não havia outros mapeadores ativos. No entanto, sempre que viajo para outras cidades, tento encontrar outros colaboradores do projeto. Já conheci muita gente assim e sempre foi uma experiência legal!

Morando em Brasília, pretendo organizar eventos todos os meses. Em novembro fizemos um encontro, aproveitando a presença de Arlindo. Em dezembro não marcamos nada, mas hoje realizamos o encontro do mês de Janeiro.

Encontro OSM Brasília - Janeiro/2015

Nos reunimos numa lanchonete de shopping para bater papo e trocar experiências sobre o OSM. Além de Pedro, Linhares, Ivaldo e eu, compareceram Luís Motta e Isaías que ainda não participam do OSM (mas certamente vão colaborar a partir de agora!). Alguns dos assuntos que discutimos:

  • Ivaldo está mapeando as quadras de Santo Antonio do Descoberto/GO. Apesar de as ruas terem nome, a forma oficial de endereçamento da cidade é por quadras. Ele está usando a tag place=city_block para mapear as quadras, no entanto estava em dúvida se deveria usar landuse = residential / commercial. Pela definição do wiki, creio que pode ser utilizada a tag landuse, mesmo que exista um outro comércio em uma quadra residencial ou algumas residências na quadra comercial. Alguém tem outra opinião?
  • Muitos colaboradores do OSM em Brasília trabalham no serviço público. Conversamos um pouco sobre como o governo pode usar e apoiar o OSM.
  • Ivaldo pretende criar um roteiro de como mapear uma cidade do zero, dando dicas que vão tornar o mapeamento mais eficiente. Uma ótima ideia!
  • Importação de pontos de ônibus do Distrito Federal. Conseguimos resgatar um e-mail de junho de 2014 com uma base de dados de pontos de ônibus do DF. Eu vou tentar trabalhar nessa importação em breve.
  • Em fevereiro realizaremos uma Mapping Party no Setor de Autarquias Sul.

Discussion

Comment from ivaldonm on 26 January 2015 at 01:13

Apesar de ter sido apenas um bate papo informal, achei bacana pois podemos trocar um pouco de informação sobre o que casa um faz no OSM, além da oportunidade de conhecer as pessoas (ao vivo), o mais importante.

Mais encontros regionais como esse - mesmo que em pequeno grupo - será importante para definirmos algum alvo ou objetivo comum para melhorarmos o mapa da região, além do fortalecimento do grupo.

Possivelmente (infelizmente) não estarei nos próximos, pois estou de transferência para Campo Grande/MS, mas esse pequeno encontro já me despertou o interesse de fazer e estimular algo parecido onde eu estiver atuando.

Comment from Skippern on 26 January 2015 at 01:55

Também quer participar em reuniões, ou eventos sociais assim. Uma vez consegui encontrar com Arlindo no Rio, mas fora desse so tinha contato virtual com meus colegas mapeadoras. Infelizmente não tenho tempo para organizar, mas se algum fazendo um evento quando passando, ou se tem um encontro no Grande Vitoria enquanto to em casa, vou.

Comment from jgpacker on 3 February 2015 at 11:00

Pela definição do wiki, creio que pode ser utilizada a tag landuse, mesmo que exista um outro comércio em uma quadra residencial ou algumas residências na quadra comercial. Alguém tem outra opinião?

A minha impressão é que este problema das quadras é algo bem específico, e consequentemente não tem uma solução global para isto. Ou seja, devemos criar uma solução nossa, inicialmente só para o Brasil e talvez futuramente buscar “fundir” com situações similares de outros países. Um exemplo de etiqueta que poderia ser criada é landuse:BR=quadra, que poderia ser utilizada junto de landuse=residential/commercial ou talvez simplesmente quadra=sim na área. Pode ser que seja melhor criar uma chave boundary:BR=* em vez de landuse:BR=*… não sei dizer. Seria interessante discutir isto na talk-br.

Outros países também criam etiquetas específicas para aquele país. Veja no wiki a categoria Region specific tag

Comment from Nakaner on 3 February 2015 at 12:07

Reading this diary entry via Google Translator, the addressing scheme of Santo Antônio do Descoberto seems to have similarities to Mannheim addressing scheme. In the town center of Mannheim, Germany buildings are assigned to square blocks (Quadrate) whose name consisits out of a letter and a number. See the English description at tourist information website of Mannheim.

Buildings/Address nodes are tagged

  • addr:housenumber=*
  • addr:place=[square name, e.g. B5]
  • addr:city=Mannheim, addr:postcode=*, …
  • addr:street=[square name, e.g. B5] It is only used because addr:place was invented in 2012 or 2013 when these addresses already had been mapped. Nominatim supports addr:place and that’s why addr:street=* should not be used anymore for street-less housenumbers.

The squares are mapped as simple closed ways and tagged

  • area=yes
  • name=B5
  • place=neighbourhood

I suggest not to use multipolygons which refer to the street segments because it is fragile and breaks easily.

Comment from ivaldonm on 3 February 2015 at 19:36

Pode ser que a dica do Nakaner funcione para prédios. Depois vou testar em quadras com casas.

O problema é que o place=city_block utilizado na quadra a principio não funcionou… pelo menos não aparece no modo visualização. Só funciona junto com o landuse-residential, o que eu não acho totalmente correto.

Quem quiser testar, segue link: http://www.openstreetmap.org/edit?editor=id&relation=334467#map=17/-15.94406/-48.27354

Log in to leave a comment