OpenStreetMap

Olá a todos, Essa é a minha primeira postagem no diário visto que prefiro ocupar meu tempo livre traçando pontos aqui no Rio Grande do Sul, principalmente na cidade de Santa Maria. Não é a primeira vez que vejo isso, mas desta vez resolvi postar. Observando o itinerário de uma linha afixada numa folha A4 com uma imagem de satélite do Google Earth dentro de um ônibus observei que ao anunciar o itinerário modificado de uma linha eles chamam a “Estrada Eduardo Duarte” de “Estrada Antônio Inácio de Ávila”. Isso é um erro do Google Maps (talvez feito pelos próprios editores do Google MapMaker) e de onde muio provavelmente obtiveram o nome da rua. Uma que depois que conheci o OSM tenho abolido Google Maps da minha vida. Mas fico imaginando o quanto as pessoas são influenciadas pelo Google Maps de tal forma que as inverdades da Google se tornam verdade. Empresas multibilionárias fazem a verdade do mundo. Quando ouço alguém dizer “Ela se separou mas ainda tá com o sobrenome do marido no face”, brinco: “Claro. Mudando o nome no Face tá resolvido. Que importa mudar os documentos?!?!?!”. Assim é o Google Maps… o que importa se uma rua tem um nome (muitas vezes oficial determinada por lei) se vem “O Mapa” e diz que é outro nome?!?!?! Não vou fazer aqui a caveiro do Google e do Facebook, até porque se estão no topo é porque merecem (ou não!). Mas as pessoas tem que parar para refletir nas versões de mundo do Google Maps e usar alternativas como esse magnífico projeto que é o OpenStreetMap. O mundo precisa do OpenStreetMap!!!! Como não posso mudar o mundo. Aqui sigo eu detalhando a cidade onde moro, um trabalho de formiguinha mas certo que estou fazendo a minha parte para um mundo melhor…

Minhas estatísticas de contribuição: http://www.hdyc.neis-one.org/?JP%20Nunes

Location: Diácono João Luiz Pozzobon, Sede, Santa Maria, Região Geográfica Imediata de Santa Maria, Região Geográfica Intermediária de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Região Sul, Brasil

Comment from pizzaiolo on 25 March 2015 at 15:41

Corretíssimo!

Comment from Skippern on 25 March 2015 at 16:45

Voce pode ser um formiga, mas somos um armada de formigas, nenhuma empresa tem condições pagar para observações na rua dos 2.000.000 contribuintes do OSM, mas nosso pagamento e nosso mapa

Comment from wille on 26 March 2015 at 13:42

Ótimo texto, JP Nunes! Organize uma mapping party ou um evento sobre OSM na sua cidade e convoque mais gente a contribuir com nosso mapa!

Comment from BladeTC on 3 April 2015 at 01:51

O Google Maps por muito tempo usou mapas prontos cedidos pelas prefeituras ou pelo próprio IBGE, e outros navegadores também, o mapa era sempre o mesmo e com os mesmos erros.

O OSM quem faz são os usuários, nós temos a informação ‘Local’, a mais valiosa.

Quando eu quero me inspirar eu vejo um pouco os mapas da Europa e imagino o Brasil com tamanho detalhe e capricho.

Comment from Marcos Medeiros on 17 July 2015 at 13:42

Mais uma formiguinha aqui, mapeando com o máximo detalhe possível os municípios que conheço bem, e melhorando os que conheço ao menos um pouco…

Comment from portalaventura on 9 September 2015 at 04:00

E esse é só um entre muitos erros presentes nos serviços de mapas privativos. E muitos erros são propositais, vejam copyright easter eggs.

Um dos erros clássicos em Santa Maria/RS, e que está presente desde de que surgiu o Google Maps, é considerar as avenidas Angelo Bolson, Medianeira, Dores e João Luiz Pozzobom como sendo a BR-392. Deem uma olhada, vejam esse erro e naveguem que vocês encontrarão muitos outros.

Comment from edilqueirozdearaujo on 19 November 2015 at 13:32

Excelente! Mais uma formiguinha por aqui também :)


Login to leave a comment