OpenStreetMap

Cidades Brasileiras Não Mapeadas

Posted by LucFreitas on 28 April 2016 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Ao fazer algumas edições pelo interior do Brasil, pude perceber a grande quantidade de cidades e outros agrupamentos urbanos que ainda não possuem informações na base de dados do OpenStreetMap, mostrando apenas a relação de seus limites, importada anteriormente do IBGE. Alguns outros, possuem alguns elementos dentro do território municipal como rios, ferrovias ou rodovias federais, mas o núcleo urbano está completamente vazio. Até mesmo cidades de importância regional infelizmente ainda se encontram nessa situação, como era até recentemente o caso de Quixeramobim com seus 75.565 habitantes no interior do Ceará, por exemplo.

Pensando em uma forma de localizar estes casos, cheguei à conclusão de que poderia interseccionar os dados das vias residenciais com os limites municipais, chegando assim a resposta desejada.

Vias Residenciais

A escolha das vias residenciais (residential), se deu por ela ser a menor classificação hierárquica de uma via para veículos motores em um ajuntamento urbano, e também por oferecer uma maior abrangência, o que não aconteceria se fossem utilizadas vias minoritárias (unclassified) ou terciárias (tertiary), que já poderiam estar mapeadas.

Em algumas raras situações, em agrupamentos muito pequenos e lineares ao redor de uma via de maior classificação, não encontramos vias residenciais, mas este não é o caso. Todo município, por sua complexidade administrativa e organização territorial, possivelmente possui mais de uma via em seu território.

Fazendo a análise

O primeiro passo é a obtenção dos dados para a análise. Nesta tarefa, utilizei os extratos regulares do Geofabrik para o Brasil. O arquivo zipado oferece sete arquivos shapefile, cada um abrangendo um grupo de feições. Abri a camada Roads (rodovias) no QGIS e solicitei a divisão dos tipos de vias, criando um shapefile que continha apenas as feições das vias residenciais.

Realizei também uma consulta ao overpass Turbo que obtém todas as relações dos municípios em território nacional. Exportei para o QGIS e converti os polígonos em shapefile para agilizar o processo.

Sobreposição das ruas residenciais sobre o território dos municípios brasileiros

Basta agora solicitar uma Consulta Espacial no QGIS (localizada em Vetor > Consulta Espacial) e configurar para que: sempre que a camada de municípios contiver uma feição da camada de vias residenciais ele criar uma seleção.

Após a conclusão da análise, o QGIS vai selecionar todos os polígonos de municípios que contem vias residenciais em seu território. Excluí estas feições selecionadas para deixar apenas os municípios que não continham vias residenciais e salvei o shapefile.

O último passo é abrir a Tabela de Atributos da camada dos municípios e copiar os dados para uma planilha, para ter uma relação completa dos municípios que possuem mapeamento deficitário na base do OpenStreetMap.

Resultados

Após filtrar as planilhas, mantendo apenas os dados relevantes, pude adicionar estes dados na Wiki, para que a comunidade possa usar esta relação de municípios.

Dentre os 5.570 municípios brasileiros, um total de 420 foram encontrados sem ruas residenciais em seu território, o que denuncia falhas no mapa a serem corrigidas. Algumas vezes todas as vias foram classificadas como minoritárias (unclassified) e na grande maioria dos casos, o município realmente não possui qualquer tipo de dados. Mesmo que o Mapbox cubra algumas das áreas onde o Bing não está disponível, infelizmente alguns municípios ainda não possuem quaisquer tipos de imagens aéreas disponíveis, contando apenas com as camadas de vias do IBGE.

A tabela com os resultados pode ser vista aqui, na Wiki do projeto. Essa tabela separa os municípios por Unidade Federativa e os organiza de acordo com sua população (extraída dos dados do OpenStreetMap), e também contém um link da área que leva para o mapa principal do OSM.

A planilha original, em formato XLSX, pode ser vista aqui, no Dropbox.

Mapa de calor mostrando a localização dos municípios no Território Nacional

Comment from pizzaiolo on 28 April 2016 at 17:06

Parabéns pelo trabalho! Vou usar isso para ajudar botar essas cidades no mapa :)

Comment from ivaldonm on 28 April 2016 at 18:33

O grande problema muitas delas é o fato de não aparecerem na camada do Bing. Então, o melhor a fazer é deixar como está e esperar alguma atualização do Bing. De outro modo (sem outra camada para mapeamento remoto) é retrabalho futuro na certa.

Comment from virgilinojuca on 28 April 2016 at 21:12

Muito bom o seu trabalho. Parabéns!

Já mapeei algumas no meu estado, mas ainda não sabia da página na Wiki; vou ver se atualizo os status lá. Infelizmente a maioria destas no meu estado não têm imagem de satélite boa o suficiente (nem no Bing, nem no Mapbox) para mapear de casa.

Comment from BladeTC on 5 May 2016 at 16:22

Amigo, acho que o numero pode ser ainda maior.

Existe ainda muitas vilas e povoados que ainda não foram tagueadas, e algumas cidades. E ainda alguns estão com a sua tag deslocada. Sempre que encontro eu ajusto a posição ara o local correto.

Estou hj mapeando e Pernambuco e confere, la tem muito local sem mapear.

Abraços, BladeTC

Comment from UsuárioPar on 8 May 2016 at 15:00

Excelente trabalho, amigo. Tenho realizado trabalhos no intuito de mapear municípios da PB que não haviam nada. Vejo que ainda tem muitos, tentarei zerar esses números em breve e também pretendo estender meu trabalho ao estado de Pernambuco.

Comment from George Silva on 2 August 2016 at 17:23

Bacana! Boa iniciativa.

Parabéns pelo trabalho.

Login to leave a comment