OpenStreetMap

IgorEliezer's diary

Recent diary entries

Praça Doutor Elias Garcia, Tietê/SP (edição nº 10.000)

Posted by IgorEliezer on 7 September 2019 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Em 2008, fiz um trabalho para a faculdade de arquitetura e urbanismo que continha a Praça Doutor Elias Garcia, cartão postal da cidade de Tietê.

(Foto: Prefeitura Municipal de Tietê)

Local:

Para a minha edição nº 10.000, decidi converter o desenho da praça que fiz no CAD e fazer o upload, além de dar uma arrumada geral no entorno da praça.

Antes:

Depois:

Como fazer:

ANTES DE TUDO: só faça isso se for material que você tenha direito autoral ou que seja compatível com a licença.

  1. No CAD, simplifique e converta arcos em polilinha; remova o máximo possível de elementos que não sejam polilinhas, linhas e pontos; e certifique que o desenho já esteja na escala 1:1.
  2. Converta o desenho para formato DXF.
  3. No JOSM, com o plugin DxfImport instalado, crie uma camada e dê zoom na área de seu interesse.
  4. Abra o arquivo DXF e combine a camada com o mapa do entorno
  5. Faça as edições, realinhamentos e a integração dos objetos novos com o restante do mapa. Adicione e edite tags normalmente.
  6. Antes do upload, certifique que nada está duplicado ou desconectado. E colocar a fonte, ex.: source:geometry=survey.

N.B.: Elementos de grandes dimensões precisam seguir as regras de importação: https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt:Import.

Location: Centro, Tietê, Região Imediata de Sorocaba, Região Metropolitana de Sorocaba, Região Intermediária de Sorocaba, São Paulo, Região Sudeste, 18530-000, Brasil

IBGE2JOSM: Aplicativo que converte dados do IBGE para usar no JOSM

Posted by IgorEliezer on 15 April 2019 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Olá a todos,

Desenvolvi um pequeno programa feito em Python para converter dados do CNEFE - Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (IBGE: Censo 2010) para ser usado no editor de mapas OpenStreetMap JOSM.

O que ele faz?

O programa converte os dados disponíveis no site CNEFE em formato de arquivo CSV para ser visualizado no JOSM.

O programa só considera os endereços que foram cadastrados com coordenadas lat/lon na zona rural, portanto os endereços sem coordenadas são ignorados. Os endereços da zona urbana costumam não possuir coordenadas.

imagem

Requisitos

  • JOSM com o plugin OpenData
  • Python 3

Instalação

Salve-o em qualquer local acessível. O programa não faz qualquer alteração no computador. Para desinstalá-lo, basta apagar o arquivo ibge2josm.py.

Manual e detalhes

Manual passo-a-passo: https://igoreliezer.blogspot.com/2019/03/ibge2josm-aplicativo-que-converte-dados.html

Fiquem a vontade para comentar.

Até mais,


Mapeamento do Parque Ecológico Cornélio Pires, Tietê/SP em vídeo

Posted by IgorEliezer on 11 January 2019 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Esta é uma gravação em vídeo do mapeamento do Parque Ecológico Cornélio Pires, no município de Tietê/SP, pelo editor JOSM. Também foi usado o site F4map para gerar o 3D.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=7aPNn6ptT5s (duração: 4 minutos)

Local: https://openstreetbrowser.org/#map=18/-23.08197/-47.75489&categories=leisure

O Centro Cultural e Ecológico Cornélio Pires, mais conhecido como Parque Ecológico Cornélio Pires, está localizado às margens do Rio Tietê e reúne atrativos de lazer, cultura, matas e principalmente o Museu Cornélio Pires, criado em homenagem a Cornélio Pires, considerado o pai do folclore caipira e da música sertaneja, recriando a sua casa com os seus móveis e objetos.

PMTietê

Visitei o parque em 2009 quando eu morava na região. Mais tarde, o local ficou abandonado e agora está passando por recuperação e regularização. A entrada é gratuita.

Agradecimento especial à Secretaria de Obras e Planejamento da Prefeitura do Município de Tietê por fornecer os dados do parque.

(Infelizmente não gravei a parte da adição de vegetação. Mas a música é legal.)

Location: Sapopemba, Tietê, Região Imediata de Sorocaba, Região Metropolitana de Sorocaba, Região Intermediária de Sorocaba, São Paulo, Região Sudeste, 18530-000, Brasil

Rio Tietê, completo

Posted by IgorEliezer on 24 December 2018 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Olá a todos,

Com o changeset 65655952, concluí o trajeto do Rio Tietê da foz até a sua nascente.

Foi desenhado o trecho final até a nascente em Salesópolis, acertadas as divisas intermunicipais próximas da área da nascente. Dados relevantes foram adicionados a alguns POIs (exemplo); foi adicionado o Museu da Energia de Salesópolis; foi criada a relação Represa Ponte Nova além de várias adições e acertos.

A relação waterway Rio Tietê foi reorganizada e agora inclui o nó da nascente.

Visto o fator simbólico do Rio Tietê, seria interessante que quem conhece a área ou tenha os dados inclua o contorno do Parque Nascentes do Tietê e detalhe a região – o local também possui várias trilhas e pontos de interesse turístico e histórico – , de forma que o artigo do Rio Tietê na Wikipédia possa também se beneficiar do OSM.

Veja também no OpenStreetBrowser: https://openstreetbrowser.org/#map=14/-23.5693/-45.7832&categories=tourism_attractions

Abraços,

Igor Eliezer Arquiteto Urbanista

Location: Fazenda da Cabeceira do Tietê, Salesópolis, Região Imediata de São Paulo, Região Metropolitana de São Paulo, Região Intermediária de São Paulo, São Paulo, Região Sudeste, Brasil

Linhas de ônibus municipais de Laranjal Paulista, edição nº 5000 e 1 ano de OSM

Posted by IgorEliezer on 3 November 2018 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Olá a todos,

Gostaria de registrar 3 coisas nesta publicação:

  • Está no ar a rede de linhas de ônibus de Laranjal Paulista, um município de 27 mil habitantes do interior paulista conhecida por ser um pólo industrial de brinquedos. Possui apenas 3 linhas de ônibus cobrindo a cidade, vilas (distritos) e parte da zona rural. Ainda falta alguns detalhes que terei que acertar com as empresas de ônibus.

    Para quem quiser conhecer: OSM Transp, OpenStreetBrowser (carregar muito pode dar erro). Também disponível no próximo update do OsmAnd.

  • Efeméride #1: No dia 30 de outubro publiquei o changeset nº 5000.

  • Efeméride #2: E no dia 22 de outubro completei um ano de OpenStreetMap.

Location: Centro, Laranjal Paulista, Região Imediata de Piracicaba, Região Intermediária de Campinas, São Paulo, Região Sudeste, 18500-000, Brasil

Fazenda Ipanema, em Iperó/SP, Brasil

Posted by IgorEliezer on 28 August 2018 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

A Floresta Nacional de Ipanema, conhecida como Fazenda Ipanema, é uma unidade de conservação criada para proteger os remanescentes da Mata Atlântica no Morro de Araçoiaba e da antiga Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema, uma siderúrgica criada pela Coroa Portuguesa em 1810 e que funcionou até 1926. Nela também se encontram as ruínas das forjas de Afonso Sardinha para fabricação de ferro datadas do século 16, a primeira tentativa de fabricação de ferro no continente americano.

Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema em 1884Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema em 1884 (Wikipédia)

A área chamada de Sítio Histórico (ver mapa) era o local da fábrica de ferro e concentra diversas estruturas históricas: a Casa de Armas Brancas, os Altos-fornos, a Casa de Guarda e a Sede Administrativa.

Fora do Sítio Histório há mirantes naturais, o Monumento a Varnhagen, o primeiro Cemitério Protestante do Brasil, e várias trilhas ciclísticas e de caminhada.

Visitei o local em 2006 e 2007. (Fotos Mapio)

Iniciei o redesenho e expansão do mapeamento de toda a área da Fazenda Ipanema em 30/07/2018. Entrei em contato por email com funcionários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que cuida do local. Eles me ajudaram com informações e cederam material (shapefile geoposicionado) das trilhas, estradas, aceiros e pontos importantes do local.

Resultados

Antes vs. depois

3D no site F4Map

OpenStreetBrowser

E essa foi a minha edição de nº 4000. Até a próxima,

Igor Eliezer Arquiteto e Urbanista

Location: Bacaetava, São João de Ipanema, Região Imediata de Sorocaba, Região Metropolitana de Sorocaba, Região Intermediária de Sorocaba, São Paulo, Região Sudeste, Brasil

Mapeamento do Largo São João e Igreja Matriz de Laranjal Paulista em vídeo

Posted by IgorEliezer on 15 August 2018 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Esta é uma gravação em vídeo do mapeamento do Largo São João e Igreja Matriz de Laranjal Paulista pelo editor JOSM nos últimos meses. Também foi usado o site F4map para gerar o 3D.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ezw-fb6EPf8 (duração: 5 minutos)

O mapeamento do município de Laranjal Paulista no OpenStreetMap faz parte do meu projeto Atlas de Laranjal Paulista. Detalhes: http://www.igoreliezer.com/laranjal/w/index.php?title=Projeto:Mapa_digital

Location: Centro, Laranjal Paulista, Região Imediata de Piracicaba, Região Intermediária de Campinas, São Paulo, Região Sudeste, 18500-000, Brasil

Casinha da Boa Vista, em Laranjal Paulista, Brasil

Posted by IgorEliezer on 17 June 2018 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Olá a todos,

Estava fazendo uma pesquisa sobre museus em Laranjal Paulista para ver se havia alguma notícia ou se a prefeitura já tinha inaugurado o Museu do Imigrante.

Para minha surpresa, vi nos resultados que alguém marcou no Google Maps uma antiga casinha acanhada localizada no núcleo rural de Boa Vista como museu. A casa é simples, com tijolos parcialmente a vista e com uma escrita “Boa Vista” pintado à mão na fachada como a dar boas-vindas aos visitantes do local.

CasinhaFoto: Erica DalBello

Pelo que sei não há museus na zona rural do município. Achei que algo estava errado e quis averiguar.

No mesmo resultado da pesquisa tinha um link para um trabalho fotográfico sobre a casa exposto no site da fotógrafa Erica DalBello. Ela relata que ela nasceu naquela casa e que quando ela era criança “havia um jardim lindo na frente” e que “ficou abandonada por muitos anos e hoje virou um depósito”.

O que mais me admira é que uma construção tão simples ainda está de pé e não teve a mesma sorte de várias outras mais relevantes como escolas e capelas rurais hoje demolidas. E o fato de ter escrito “Boa Vista” na fachada adiciona um elemento pitoresco e icônico à localidade; e não é a primeira vez que vi uma foto desta casa na Internet.

Considerando o valor sentimental de uma edificação tão simples e que a casinha ainda está de pé e possui valor pitoresco para os locais, achei por bem dedicar a minha edição nº 2999 para registrar a edificação no OpenStreetMap.

Local: https://www.openstreetmap.org/?mlat=-23.11920&mlon=-47.86792#map=19/-23.11920/-47.86792


Descrição: > Uma antiga singela casa que já possuiu um jardim na frente. Ficou abandonada por muitos anos e hoje é usada como depósito. Pitoresca por ter na sua fachada escrito “Boa Vista”, que é o nome da localidade.

Igor Eliezer Arquiteto e Urbanista

Location: Laranjal Paulista, Boa Vista, Região Imediata de Tatuí, Região Intermediária de Sorocaba, São Paulo, Região Sudeste, 18500-000, Brasil

Edição nº 2000: Brasil, Largo São João em Laranjal Paulista refeito

Posted by IgorEliezer on 28 March 2018 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Olá,

Não tenho muita coisa a dizer. Para comemorar a minha edição nº 2000, redesenhei o Largo São João, em Laranjal Paulista/SP, Brasil, com todos os seu canteiros e caminhos, e finalizei o 3D da igreja matriz.

Transformação Largo Sao Joao Laranjal Paulista Ver o 3D da área no F4map.com

Há ainda algumas coisas a serem corrigidas, como as baias de estacionamentos, e faltantes, como árvores e bancos. Não é muita coisa, mas a diferença é perceptível, especialmente se comparado com o estado em Outubro/2017, quando eu comecei a trabalhar no mapa do município.

Até a próxima,

(Você sabia que o OpenStreetBrowser também está disponível em Português? https://www.openstreetbrowser.org/?lang=pt-br)

Igor Eliezer Arquiteto e Urbanista

Location: Centro, Laranjal Paulista, Região Imediata de Piracicaba, Região Intermediária de Campinas, São Paulo, Região Sudeste, 18500-000, Brasil