OpenStreetMap

IgorEliezer's Diary

Recent diary entries

Remodelagem do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, em São Paulo/SP, para o OpenStreetMap e Wikipedia, usando o editor JOSM. Mostra o antes, o processo e o resultado.

O preview 3D no início e no final do vídeo é do site F4Map e, durante a modelagem, no Kendzi3D dentro do editor JOSM.

Video

E enviei o changeset nº 15.000, adição da Estação de Tratamento de Água de Cerquilho/SP: https://www.openstreetmap.org/changeset/87506789

Location: Vila Monumento, Ipiranga, São Paulo, Região Imediata de São Paulo, Região Metropolitana de São Paulo, Região Geográfica Intermediária de São Paulo, São Paulo, Região Sudeste, 01548-010, Brasil

Em 2008, fiz um trabalho para a faculdade de arquitetura e urbanismo que continha a Praça Doutor Elias Garcia, cartão postal da cidade de Tietê.

(Foto: Prefeitura Municipal de Tietê)

Local:

Para a minha edição nº 10.000, decidi converter o desenho da praça que fiz no CAD e fazer o upload, além de dar uma arrumada geral no entorno da praça.

Antes:

Depois:

Como fazer:

ANTES DE TUDO: só faça isso se for material que você tenha direito autoral ou que seja compatível com a licença.

  1. No CAD, simplifique e converta arcos em polilinha; remova o máximo possível de elementos que não sejam polilinhas, linhas e pontos; e certifique que o desenho já esteja na escala 1:1.
  2. Converta o desenho para formato DXF.
  3. No JOSM, com o plugin DxfImport instalado, crie uma camada e dê zoom na área de seu interesse.
  4. Abra o arquivo DXF e combine a camada com o mapa do entorno
  5. Faça as edições, realinhamentos e a integração dos objetos novos com o restante do mapa. Adicione e edite tags normalmente.
  6. Antes do upload, certifique que nada está duplicado ou desconectado. E colocar a fonte, ex.: source:geometry=survey.

N.B.: Elementos de grandes dimensões precisam seguir as regras de importação: https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt:Import.

Location: Centro, Tietê, Região Imediata de Sorocaba, Região Metropolitana de Sorocaba, Região Geográfica Intermediária de Sorocaba, São Paulo, Região Sudeste, 18530-000, Brasil

Olá a todos,

Desenvolvi um pequeno programa feito em Python para converter dados do CNEFE - Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (IBGE: Censo 2010) para ser usado no editor de mapas OpenStreetMap JOSM.

O que ele faz?

O programa converte os dados disponíveis no site CNEFE em formato de arquivo CSV para ser visualizado no JOSM.

O programa só considera os endereços que foram cadastrados com coordenadas lat/lon na zona rural, portanto os endereços sem coordenadas são ignorados. Os endereços da zona urbana costumam não possuir coordenadas.

imagem

Requisitos

  • JOSM com o plugin OpenData
  • Python 3

Instalação

Salve-o em qualquer local acessível. O programa não faz qualquer alteração no computador. Para desinstalá-lo, basta apagar o arquivo ibge2josm.py.

Manual e detalhes

Manual passo-a-passo: https://igoreliezer.blogspot.com/2019/03/ibge2josm-aplicativo-que-converte-dados.html

Fiquem a vontade para comentar.

Até mais,


Esta é uma gravação em vídeo do mapeamento do Parque Ecológico Cornélio Pires, no município de Tietê/SP, pelo editor JOSM. Também foi usado o site F4map para gerar o 3D.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=7aPNn6ptT5s (duração: 4 minutos)

Local: https://openstreetbrowser.org/#map=18/-23.08197/-47.75489&categories=leisure

O Centro Cultural e Ecológico Cornélio Pires, mais conhecido como Parque Ecológico Cornélio Pires, está localizado às margens do Rio Tietê e reúne atrativos de lazer, cultura, matas e principalmente o Museu Cornélio Pires, criado em homenagem a Cornélio Pires, considerado o pai do folclore caipira e da música sertaneja, recriando a sua casa com os seus móveis e objetos.

PMTietê

Visitei o parque em 2009 quando eu morava na região. Mais tarde, o local ficou abandonado e agora está passando por recuperação e regularização. A entrada é gratuita.

Agradecimento especial à Secretaria de Obras e Planejamento da Prefeitura do Município de Tietê por fornecer os dados do parque.

(Infelizmente não gravei a parte da adição de vegetação. Mas a música é legal.)

Location: Chácaras Shangri-lá, Tietê, Região Imediata de Sorocaba, Região Metropolitana de Sorocaba, Região Geográfica Intermediária de Sorocaba, São Paulo, Região Sudeste, 18530-000, Brasil

Rio Tietê, completo

Posted by IgorEliezer on 24 December 2018 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil). Last updated on 25 December 2018.

Olá a todos,

Com o changeset 65655952, concluí o trajeto do Rio Tietê da foz até a sua nascente.

Foi desenhado o trecho final até a nascente em Salesópolis, acertadas as divisas intermunicipais próximas da área da nascente. Dados relevantes foram adicionados a alguns POIs (exemplo); foi adicionado o Museu da Energia de Salesópolis; foi criada a relação Represa Ponte Nova além de várias adições e acertos.

A relação waterway Rio Tietê foi reorganizada e agora inclui o nó da nascente.

Visto o fator simbólico do Rio Tietê, seria interessante que quem conhece a área ou tenha os dados inclua o contorno do Parque Nascentes do Tietê e detalhe a região – o local também possui várias trilhas e pontos de interesse turístico e histórico – , de forma que o artigo do Rio Tietê na Wikipédia possa também se beneficiar do OSM.

Veja também no OpenStreetBrowser: https://openstreetbrowser.org/#map=14/-23.5693/-45.7832&categories=tourism_attractions

Abraços,

Igor Eliezer Arquiteto Urbanista

Location: Fazenda da Cabeceira do Tietê, Salesópolis, Região Imediata de São Paulo, Região Metropolitana de São Paulo, Região Geográfica Intermediária de São Paulo, São Paulo, Região Sudeste, Brasil

Olá a todos,

Gostaria de registrar 3 coisas nesta publicação:

  • Está no ar a rede de linhas de ônibus de Laranjal Paulista, um município de 27 mil habitantes do interior paulista conhecida por ser um pólo industrial de brinquedos. Possui apenas 3 linhas de ônibus cobrindo a cidade, vilas (distritos) e parte da zona rural. Ainda falta alguns detalhes que terei que acertar com as empresas de ônibus.

    Para quem quiser conhecer: OSM Transp, OpenStreetBrowser (carregar muito pode dar erro). Também disponível no próximo update do OsmAnd.

  • Efeméride #1: No dia 30 de outubro publiquei o changeset nº 5000.

  • Efeméride #2: E no dia 22 de outubro completei um ano de OpenStreetMap.

Location: Centro, Laranjal Paulista, Região Imediata de Piracicaba, Região Geográfica Intermediária de Campinas, São Paulo, Região Sudeste, 18500-000, Brasil

Fazenda Ipanema, em Iperó/SP, Brasil

Posted by IgorEliezer on 28 August 2018 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil). Last updated on 31 August 2018.

A Floresta Nacional de Ipanema, conhecida como Fazenda Ipanema, é uma unidade de conservação criada para proteger os remanescentes da Mata Atlântica no Morro de Araçoiaba e da antiga Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema, uma siderúrgica criada pela Coroa Portuguesa em 1810 e que funcionou até 1926. Nela também se encontram as ruínas das forjas de Afonso Sardinha para fabricação de ferro datadas do século 16, a primeira tentativa de fabricação de ferro no continente americano.

Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema em 1884Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema em 1884 (Wikipédia)

A área chamada de Sítio Histórico (ver mapa) era o local da fábrica de ferro e concentra diversas estruturas históricas: a Casa de Armas Brancas, os Altos-fornos, a Casa de Guarda e a Sede Administrativa.

Fora do Sítio Histório há mirantes naturais, o Monumento a Varnhagen, o primeiro Cemitério Protestante do Brasil, e várias trilhas ciclísticas e de caminhada.

Visitei o local em 2006 e 2007. (Fotos Mapio)

Iniciei o redesenho e expansão do mapeamento de toda a área da Fazenda Ipanema em 30/07/2018. Entrei em contato por email com funcionários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que cuida do local. Eles me ajudaram com informações e cederam material (shapefile geoposicionado) das trilhas, estradas, aceiros e pontos importantes do local.

Resultados

Antes vs. depois

3D no site F4Map

OpenStreetBrowser

E essa foi a minha edição de nº 4000. Até a próxima,

Igor Eliezer Arquiteto e Urbanista

Location: Vila São João de Ipanema, Bacaetava, Iperó, Região Imediata de Sorocaba, Região Metropolitana de Sorocaba, Região Geográfica Intermediária de Sorocaba, São Paulo, Região Sudeste, Brasil

Esta é uma gravação em vídeo do mapeamento do Largo São João e Igreja Matriz de Laranjal Paulista pelo editor JOSM nos últimos meses. Também foi usado o site F4map para gerar o 3D.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ezw-fb6EPf8 (duração: 5 minutos)

O mapeamento do município de Laranjal Paulista no OpenStreetMap faz parte do meu projeto Atlas de Laranjal Paulista. Detalhes: http://www.igoreliezer.com/laranjal/w/index.php?title=Projeto:Mapa_digital

Location: Centro, Laranjal Paulista, Região Imediata de Piracicaba, Região Geográfica Intermediária de Campinas, São Paulo, Região Sudeste, 18500-000, Brasil

Olá a todos,

Estava fazendo uma pesquisa sobre museus em Laranjal Paulista para ver se havia alguma notícia ou se a prefeitura já tinha inaugurado o Museu do Imigrante.

Para minha surpresa, vi nos resultados que alguém marcou no Google Maps uma antiga casinha acanhada localizada no núcleo rural de Boa Vista como museu. A casa é simples, com tijolos parcialmente a vista e com uma escrita “Boa Vista” pintado à mão na fachada como a dar boas-vindas aos visitantes do local.

CasinhaFoto: Erica DalBello

Pelo que sei não há museus na zona rural do município. Achei que algo estava errado e quis averiguar.

No mesmo resultado da pesquisa tinha um link para um trabalho fotográfico sobre a casa exposto no site da fotógrafa Erica DalBello. Ela relata que ela nasceu naquela casa e que quando ela era criança “havia um jardim lindo na frente” e que “ficou abandonada por muitos anos e hoje virou um depósito”.

O que mais me admira é que uma construção tão simples ainda está de pé e não teve a mesma sorte de várias outras mais relevantes como escolas e capelas rurais hoje demolidas. E o fato de ter escrito “Boa Vista” na fachada adiciona um elemento pitoresco e icônico à localidade; e não é a primeira vez que vi uma foto desta casa na Internet.

Considerando o valor sentimental de uma edificação tão simples e que a casinha ainda está de pé e possui valor pitoresco para os locais, achei por bem dedicar a minha edição nº 2999 para registrar a edificação no OpenStreetMap.

Local: https://www.openstreetmap.org/?mlat=-23.11920&mlon=-47.86792#map=19/-23.11920/-47.86792


Descrição: > Uma antiga singela casa que já possuiu um jardim na frente. Ficou abandonada por muitos anos e hoje é usada como depósito. Pitoresca por ter na sua fachada escrito “Boa Vista”, que é o nome da localidade.

Igor Eliezer Arquiteto e Urbanista

Location: Boa Vista, Laranjal Paulista, Região Imediata de Piracicaba, Região Geográfica Intermediária de Campinas, São Paulo, Região Sudeste, 18500-000, Brasil

Olá,

Não tenho muita coisa a dizer. Para comemorar a minha edição nº 2000, redesenhei o Largo São João, em Laranjal Paulista/SP, Brasil, com todos os seu canteiros e caminhos, e finalizei o 3D da igreja matriz.

Transformação Largo Sao Joao Laranjal Paulista Ver o 3D da área no F4map.com

Há ainda algumas coisas a serem corrigidas, como as baias de estacionamentos, e faltantes, como árvores e bancos. Não é muita coisa, mas a diferença é perceptível, especialmente se comparado com o estado em Outubro/2017, quando eu comecei a trabalhar no mapa do município.

Até a próxima,

(Você sabia que o OpenStreetBrowser também está disponível em Português? https://www.openstreetbrowser.org/?lang=pt-br)

Igor Eliezer Arquiteto e Urbanista

Location: Centro, Laranjal Paulista, Região Imediata de Piracicaba, Região Geográfica Intermediária de Campinas, São Paulo, Região Sudeste, 18500-000, Brasil