OpenStreetMap

ivaldonm has commented on the following diary entries

Post When Comment
Ajuda! about 2 months ago

Olá Rafael!

O OSM é aberto à alterações, mesmo de novos usuários. Assim, você não precisa pedir solicitação de mudança para mim, mas editar diretamente no sistema, que pode ser até no editor iD, que é uma aplicação web. De modo que, quando você fizer a alteração, quase que instantaneamente já é replicado no servidor e o resultado aparece de imediato no mapa.

Agora, faça as coisas corretamente, de outro modo, os users fiscalizam o teu trabalho. Se fizer algo errado, certamente alguém vai "pegar no teu pé".

No editor iD, tem uma opção que você marca para alguém revisar o seu trabalho. Qualquer coisa, vai na ajuda que tem orientações lá. Qualquer dúvida, ao dispor.

Mapeamento de Hidrantes em Jaraguá do Sul (Brasil) 3 months ago

Muito bacana! Esse tipo de iniciativa é fundamental a credibilidade do OSM junto aos órgãos públicos. Além disso engaja novos users para a plataforma.

Dados OSM em gps automotivo 3 months ago

Bacana Tomio. Meu carro tem um dispositivo chamado Media Nav, da Renault. Você sabe se tem como usar mapas do OSM?

Palestras sobre OpenStreetMap em Salvador 5 months ago

Um bom baiano volta a sua terra, (-;

Locais onde mais falta mapeamento no Brasil (Nodes/Habitantes) 10 months ago

Como disse num post do meu diário ha alguns dias atras, o mapa ja esta bem completo.Pelo menos não vejo muitos locais novos para editar, onde estamos mais restritos aos POIs...

Quando tenho alguma fonte de limite de bairros em alguma cidade, e isso que tem me motivado mias. Do resto, sobre hidrografia, áreas verdes e vias rurais.

O meu como e o meu estado (MS). Então o que tiver de coisa nova, pode ser em qualquer lugar.

Locais onde mais falta mapeamento no Brasil (Nodes/Habitantes) 10 months ago

Da para acionar no editor iD?

Algo que ainda gosto de fazer no OSM 10 months ago

Ok, Tomio, obrigado, Graças a todos nos, desejo o mesmo para voce.

Algo que ainda gosto de fazer no OSM 10 months ago

Linhares,

Obrigado. Concordo com você e também tenho me "guinado" para os elementos naturais, como rios, córregos, áreas verdes e mesmo árvores.

Sobre os rios e hidrografia em geral, conforme comentei naquele nosso encontro em BSB, deveria ser sempre o 1º elemento a ser incluído no mapa, pois é fundamental para os limites de bairros, cidades, etc.

Abraços, Ivaldo

Algo que ainda gosto de fazer no OSM 10 months ago

Grande Santa... No id e meio trabalhoso (não produtivo) mas e fácil. O mais chato e ficar adicionando a tag papel=outer a cada elemento da relação (bem que poderiam implementar isso no iD).

No JOSM acredito que deva ser um atributo fixo, o que facilita. Como disse antes, não o uso por ser incompativel com o meu Chromebook.

Prefeitura Municipal de Ribeirão Grande - SP Disponibiliza dados para o OpenStreetMap 12 months ago

Sinceramente não sabia que precisava de uma lei para disponibilizar informações que já são publicas.

Mapeamento Parque de Exposições - Rondonópolis-MT/BR about 1 year ago

Tomio, obrigado pela excelente dica. A ideia e justamente essa. Vou inclui-la como um dos requisitos no rascunho da Especialidade.

Especialidades envolvem varias requisitos/itens de uma determinada área de conhecimento. Veja abaixo os requisitos de uma especialidade, como exemplo.

Segue como exemplo, os requisitos da especialidade de Geocaching:

  1. Defina geocaching.
  2. O que é um receptor GPS?
  3. Demonstrar duas maneiras de descobrir a localização de um cache em sua área no site geocaching (http://www.geocaching.com/. Obs.: o site é em inglês, mas você encontra as informações necessárias no site: http://www.geocachingbrasil.com.br/).
  4. Demonstrar como inserir as coordenadas latitude e longitude no aparelho GPS para localizar um cache em sua área.
  5. Defina os seguintes termos a. Cache tradicional b. Micro-cache c. Cache virtual d. Multi-caches e. Travel bug
  6. Que itens podem ser deixados em um cache? Que itens não podem?
  7. Conhecer e praticar regras de etiqueta em relação aos Travel Bugs.
  8. Procurar três caches em sua área, pelo menos um deles deve ser um cache tradicional.
  9. Escreva sobre seu cache encontrado em seu diário de bordo no site Geocaching (http://www.geocaching.com/).
  10. Discuta Mateus 6:19-21 e Jeremias 29:13 e compare, em seguida, com a pratica de geocaching.
  11. Discuta questões de segurança que você deve considerar quando estiver praticando geocaching.
Gravar tracks / trilhas usando gps automotivos about 1 year ago

Muito bom tutorial Tomio.

Eu tenho, você não tem about 1 year ago

Caro Tomio... Quanto ao Here, e fato que eles investem, mas cada vez mais estão contando com trabalho de voluntários, como o OSM. Eu mesmo passei a colaborar com eles, pois uso a plataforma deles (Here I Go), que e muito boa. Ano passado, em viagem para o Parana, numa das serras, nem GPS pegava. Eles foram o único que me restou usar. Dai passei a colaborar. E sao bem atualizados mesmo. Chega a ser ate chato, pois quase nao tem nada para se mapear.....

Mapeamento Parque de Exposições - Rondonópolis-MT/BR about 1 year ago

Bacana Lucas... vou rascunhar um escopo para uma especialidade no OSM. Apenas temo alguma restrição por ser algo direcionado a uma plataforma, pelo fato de existirem outras, como o Waze, Here e o próprio google.

Nisso, precisa ser um argumento bem embasado em prol do OSM. Mas vejo grandes possibilidades. Vou rascunhar e depois te passo. Se quiserem ir fazendo algo, fique a vontade. As especialidade de Desbravadores tem 3 níveis de dificuldade: básico, avançado e instrutor.

Mapeamento Parque de Exposições - Rondonópolis-MT/BR about 1 year ago

Linhares: vejo que mesmo em locais bem mapeados (que não é esse caso) vejo que sempre a algo a melhorar.

naoliv: não vou. Mas tem conhecidos meus lá, que irão estar ocupados.

Esse grupo Desbravadores tem funcionamento similar aos Escoteiros, quanto às especialidades, trunfos... Especialidades são determinadas áreas de conhecimento, com requisitos que cumpri-los a pessoa recebe um trunfo para colocar na sua faixa. Estou pensando em sugerir uma especialidade de OSM para a direção do grupo.

Por exemplo: nesse evento tem mais de 15 mil participantes, só do Centro Oeste (isso os que foram). Imagina o potencial de engajamento para o OSM?

Para tal, se vocês acharem interessante, podemos trabalhar nesse projeto e propor uma especialidade de OSM. Existe uma metodologia/padrão a ser seguido, mas é tranquilo, já tem especialidade de Orientação (hoje Mapa e Bússola), GPS, Geocaching...

Se não me engano, os Escoteiros tem uma especialidade de MapBox.

Alguém da Paraíba? over 1 year ago

Alberto,

Você poderia citas algumas cidades de PB que estão pouco mapeadas? Pois dei uma olhada no mapa e vi que estão com com um nível de mapeamento ate bom (relativamente ao mínimo que seriam os logradouros e deus nomes e as estradas que conectam eles.

Digo porque pode ser feito a distancia.

Málaga, barrio a barrio over 1 year ago

Ola dcapilae, (texto em PT-BR)

Estive observando os limites de bairros/distritos que vocês fizeram em Malaga - ES. Não conheço a cidade (sou brasileiro), mas observando os limites percebo que algumas coisas podem ser melhoradas.

Por exemplo: * vocês adicionaram novas linhas / elementos para delimitar, quando o mais coreto e se a aproveitar os elementos ja existentes, como as ruas / calles, rios, córregos, e etc, como aqui: http://www.openstreetmap.org/edit?editor=id#map=20/36.72152/-4.43232 (calle Mármoles com Alonso de Palencia).

  • Nesse caso, as linhas ficam em duplicidade, sendo melhor usar as linhas das ruas ja existentes, ficando o mapa mais limpo;

No mas, excelente trabalho, pois delimitação de de bairros o povo do OSM não e muito fan.

OSM no OpenDataDay Brasília 2017 over 1 year ago

:-), Bacana Wille, sempre pensando em integrar a comunidade OSM... Bem a essência do dos primórdios do OSM... Se estivesse seria presença marcada.

[PESQUISA, PT:BR] Pesquisa sobre mapeamento colaborativo over 1 year ago

Já fiz a sua pesquisa.

Atualização de mapas da Bahia over 1 year ago

Eraldo, você trabalha nos correios?