OpenStreetMap

Algo que ainda gosto de fazer no OSM

Posted by ivaldonm on 10 December 2017 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Finalizei a delimitação dos bairros de Rondonópolis - MT/BR. Demorou um pouco e deu trabalho, mas foi gratificante, principalmente por ser uma das atividades que ainda me motiva a contribuir para a plataforma.

Digo ainda me motiva pois o mapa já esta bem completo. Basicamente há poucos locais sem vias, e as tarefas atuais se limitam aos POIs, assim como as correções, que são coisas que não gosto muito de fazer.

E por quê a delimitação de bairros ainda me fascina e me motiva a contribuir? Nas cidades com plano diretor, onde num projeto urbanístico o bairro encabeça o projeto, isto e, antes de existir um logradouro, primeiro tem que existir um bairro. Assim, nome de ruas podem se repetir quantos vezes for necessário dentro de uma mesma cidade.

Nesse contexto os céticos podem dizeṛ "isso não existe, impossível". Se a cidade estiver devidamente delimitada eh perfeitamente possível. Dai a importância da delimitação dos bairros.

Rondonópolis - MT

Location: -16.460, -54.632

Comment from santamariense on 10 December 2017 at 19:16

Muito legal. É muito importante termos no OSM a delimitação de bairros. Acredito que todos os municípios tenham por lei, ou por bom senso, não repetir nomes de logradouros, porém, muitas ruas se repetem justamente por ter ainda nomes genéricos de implementação (1,2.../A,B...), daí que entra a importância de termos os bairros mapeados, como você disse, para poder fazer a diferenciação.

Agora, a tua realização mais incrível foi delimitar com o ID ao invés do JOSM. Parabéns, eu nunca aprendi a fazer isso no ID. rsrsrs

Comment from ivaldonm on 11 December 2017 at 03:36

Grande Santa... No id e meio trabalhoso (não produtivo) mas e fácil. O mais chato e ficar adicionando a tag papel=outer a cada elemento da relação (bem que poderiam implementar isso no iD).

No JOSM acredito que deva ser um atributo fixo, o que facilita. Como disse antes, não o uso por ser incompativel com o meu Chromebook.

Comment from Linhares on 11 December 2017 at 12:09

Ivaldo, em primeiro lugar, parabéns pelo trabalho! Segundo, eu também sinto que o OSM chegou a um patamar de cobertura bem razoável em relação às vias principais. No entanto, há muito o que mapear em áreas rurais. Principalmente em relação à hidrografia. Fica a sugestão!

Abraços, Linhares

Comment from ivaldonm on 11 December 2017 at 15:54

Linhares,

Obrigado. Concordo com você e também tenho me "guinado" para os elementos naturais, como rios, córregos, áreas verdes e mesmo árvores.

Sobre os rios e hidrografia em geral, conforme comentei naquele nosso encontro em BSB, deveria ser sempre o 1º elemento a ser incluído no mapa, pois é fundamental para os limites de bairros, cidades, etc.

Abraços, Ivaldo

Comment from Tomio on 22 December 2017 at 13:08

Parabéns Ivaldo,

O Openstreetmap é um banco de dados geográfico de excelência graças a mapeadores como vc!!

Parabéns e votos de um 2018 repleto de edições como essa :))

Abraço, Helio

Comment from ivaldonm on 23 December 2017 at 03:26

Ok, Tomio, obrigado, Graças a todos nos, desejo o mesmo para voce.

Login to leave a comment