OpenStreetMap

edilqueirozdearaujo's diary

Recent diary entries

Mapa de Ribeirão Grande - SP

Posted by edilqueirozdearaujo on 23 June 2017 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

O Mapa de Ribeirão Grande foi feito para ser um mapa que facilite visualizar coisas interessantes e úteis com destaque para o município onde moro. Na sua recente atualização permite comparar o mapeamento de diversas formas e apoiar estudos na região. img...

Location: Vila das Nações, Machados, Ribeirão Grande, Microrregião de Capão Bonito, Mesorregião de Itapetininga, São Paulo, Região Sudeste, Brasil

Compartilhando OSM

Posted by edilqueirozdearaujo on 5 May 2016 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

No dia 12 e 14 de abril foi dia de visitar a Escola Ferreira dos Matos, aproveitando o convite e espaço para falar um pouco sobre esse mapa tão importante que é o OpenStreetMap, e que este por suas características é ideal para educação. Foi apresentada a tecnologia e algumas de suas possibilidades. Saiba mais foto...

Location: Vila das Nações, Machados, Ribeirão Grande, Microrregião de Capão Bonito, Mesorregião de Itapetininga, São Paulo, Região Sudeste, 18315000, Brasil

Conhecer OpenStreetMap

Posted by edilqueirozdearaujo on 18 March 2016 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Nesse espaço compartilho coisas interessantes sobre OSM na intenção de ajudar a divulgar e também facilitar o primeiro contato dos iniciantes :)

https://conheceropenstreetmap.wordpress.com/

Simple 3D buildings, meus primeiros testes

Posted by edilqueirozdearaujo on 2 February 2016 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

O OpenStreetMap é mais que um mapa. É um verdadeiro banco de dados livre do mundo, onde você também pode colaborar. Esse mapa pode tanto representar o mundo de forma plana quanto tridimensional com Simple 3D buildings.

Compartilho os resultados dos meus primeiros passos [https://conheceropenstreetmap.wordpress.com/2016/02/25/simple-3d-buildings-mapeamento-3d-do-mundo-real-de-forma-simples/](nesse artigo)

imagem...

Bicicletarias e locais de suporte para ciclistas

Posted by edilqueirozdearaujo on 16 November 2015 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Neste sábado, dia 14 de novembro, resolvi atualizar o mapa do OSM de forma diferente da que costumo fazer. Em vez de apenas mapear como costumo fazer seja passando nas ruas ou no computador, achei interessante experimentar apresentar a aos estabelecimentos que estavam sendo mapeados o OpenStreetMap e que aquele local irá aparecer nesse mapa. Foi uma rápida atividade experimental em pouco mais de 1 hora. Tempo curto, mas deu pra visitar três lugares, tirar algumas fotos de ruas e inclusive dos lugares visitados. Contei com ajuda, agradecimentos ao Luiz Sonvesso pelo apoio na apresentação e visita aos locais.

Compartilhar o OSM é gratificante

O resultado foi melhor do que que eu esperava. Levar a notícia aos estabelecimentos de que existe o OSM e que seus negócios estariam nesse mapa foi uma novidade. Como sempre na região, e acredito que em muitos lugares ainda OpenStreetMap é novidade pra muita gente. Uma reação comum nas pessoas em muitos casos é pensar algo do tipo “mas como livre e de graça, realmente é tão bom assim?”, e aí vem a sensação gratificante de compartilhar essa tecnologia e dizer que realmente existe algo assim e esse mapa é alimentado por uma comunidade voluntária que acredita no que faz. Mesmo que como um grão de areia na praia, compartilhar um pouquinho do OSM pra essas pessoas as deixou contentes, e eu mais ainda, pois foi como levar uma boa notícia, uma espécie de mensagem de esperança de existe coisa boa acontecendo.

Informação atualizada no mapa para ciclistas

O resultado é uma informação atualizada do que os ciclistas podem conferir na região para suas atividades... bicicletarias, lojas de suplementos e em breve mais informação. Confira o mapa, que filtra dados em tempo real inclusive em qualquer região do mundo. Você pode também fazer o seu :)

Mapa do local com fotos e outras opções

Mapa overpass http://overpass-turbo.eu/s/cL0

Nota

se quiser mover o mapa para outra região, ou pra ver o que existe na sua cidade, peça para executar - "botão Executar" a pesquisa novamente. Você também pode informar cosas que estão faltando no mapa, é fácil e rápido.

#OSMGeoWeek \o/

Localize as informações no mapa, em qualquer lugar imagem...

Location: Centro, Capão Bonito, Microrregião de Capão Bonito, Mesorregião de Itapetininga, São Paulo, Região Sudeste, Brasil

Mapillary, com a colaboração podemos fazer a diferença

Posted by edilqueirozdearaujo on 11 November 2015 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Esta imagem de uma apresentação do Mapillary demonstra o potencial do streetview colaborativo.

Na imagem, a área com o município paulista de Ribeirão Grande, onde mais tirei fotos com o aplicativo. Ao centro mostra do lado esquerdo a cobertura do Google e ao lado direito a cobertura do Mapillary, em um raio de aproximadamente 20 Km.

A imagem significa que com Mapillary e com a ajuda de seus colaboradores e seus próprios recursos, é possível alcançar e cobrir facilmente lugares não mapeados. Não é preciso esperar a vontade ou o investimento ou interesse de alguém - você pode fazer a diferença.

Conheçam a cidade onde moro e mais mapeio no Mapillary

imagem...

Location: Vila das Nações, Machados, Ribeirão Grande, Microrregião de Capão Bonito, Mesorregião de Itapetininga, São Paulo, Região Sudeste, 18315000, Brasil

Mapa Conhecer OSM

Posted by edilqueirozdearaujo on 4 November 2015 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Um protótipo opensource de mapa baseado em OpenStreetMap, Mapillary e Mapbox. Veja lugares com muitas opções tais como camadas, rotas, fotos e streetview, relatar melhorias e outras coisas interessantes.

Acesse

http://edilqueirozdearaujo.github.io/conhecerosm/map/

imagem...

Fiz esse mapa na intenção de encontrar, comparar e compartilhar coisas que mais gosto ou acho interessante no mundo OSM, ao mesmo tempo que tenha utilidade para as pessoas. Divirtam-se :)

Location: Vila das Nações, Machados, Ribeirão Grande, Microrregião de Capão Bonito, Mesorregião de Itapetininga, São Paulo, Região Sudeste, 18315000, Brasil

Dispositivo DIY Para Fotografar com Mapillary versão 3

Posted by edilqueirozdearaujo on 22 October 2015 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Terceira versão do suporte no estilo DIY (faça você mesmo) para fotografar com Mapillary , destinado para motocicleta.

As melhorias são materiais mais simples, leves e fáceis de encontrar. Os materiais usados foram papelão, papel, palitos de madeira e PVC.

Mais sobre...

imagem

Como está seu município no mapa?

Posted by edilqueirozdearaujo on 21 October 2015 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Uma outra ideia daquelas que surgem de repente... tipo uma lista de municípios por estado e você confere o mapa de cada cidade.

Eu cheguei até a fazer um rascunho, mas deixei de lado para num futuro próximo voltar fazendo algo que possa ser fácil de reaproveitar.

Código...

Mapas de calor simples

Posted by edilqueirozdearaujo on 26 August 2015 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Agrupar marcadores pode ser muito interessante. O protótipo do mapa agora suporta agrupar elementos e marcadores ou exibir os dados no estilo "mapa de calor".

  • Atualização em 18/03/2016: O mapa foi movido para o Github, e o tutorial será atualizado logo.

Saiba mais no tutorial

Mapeando mais locais históricos em grupo

Posted by edilqueirozdearaujo on 24 August 2015 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Registrando rapidamente a atividade, nesta quinta, dia 20/08/2015, visitamos o bairro Barreiro Cabral nas proximidades de onde ficava o bairro Freguesia Velha. Lá se encontram grandes riquezas visuais, naturais e históricas.

Primeiro visitamos o cemitério que foi transferido da Freguesia Velha para construção da fábrica de cimento por volta da década de 70 e a igreja erguida ao seu lado.

Depois fomos um pouco mais na frente até uma mina de ouro abandonada, dos tempos do ciclo do ouro na região, onde existe ao lado uma famosa figueira gigante e logo abaixo, no Rio das Almas, um Encanados, construção de pedra para exploração de ouro apresentando pedras que foram cavadas por intervenção humana.

Mais detalhes sobre essa atividade...

Mapa do local

Location: Barreiro Cabral, Ribeirão Grande, Microrregião de Capão Bonito, Mesorregião de Itapetininga, São Paulo, Região Sudeste, Brasil

Edições baseadas em notas do mapa

Posted by edilqueirozdearaujo on 18 August 2015 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Os comentários das edições que fazemos no mapa (changesets) são importantes para identificar o que fizemos.

Pra facilitar a leitura, quando comecei a usar notas do mapa para adicionar informações, passei a citar no comentário o número/ID da nota que usei como referência, e na nota resolvida comento o número/ID do changeset que a resolveu :)

Mapa Conhecer OSM

Posted by edilqueirozdearaujo on 31 July 2015 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Este é um protótipo de mapa interativo onde você encontra várias coisas interessantes baseadas no mapa do OpenStreetMap :)

Visitem o mapa

  • Atualizado em 18/03/2016

Mapeamento histórico em grupo

Posted by edilqueirozdearaujo on 29 June 2015 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Nesta sexta, dia 26 de junho de 2015, fizemos um mapeamento histórico em grupo para registrar um pouquinho sobre a cultura e o passado de Ribeirão Grande. Da ideia de nosso grupo surgiu um novo projeto, um projeto coletivo formado por pessoas e parceiros interessadas em reunir e compartilhar a cultura e a história local.

O principal foco dessa atividade foi fazer um registro de alguns locais que fazem parte da história da região. Eles se encontram em terras de bairros como Barro Branco, Passagem e Charol, muitas delas que agora pertencem a empresas para exploração mineral. Isso significa que a paisagem poderá mudar bastante e esses locais podem deixar de existir. Saiba mais http://projetorgm.com.br/blog/mapeamento/coleta-de-dados/mapeamento-historico-em-grupo/

Location: Cachoeira, Ribeirão Grande, Microrregião de Capão Bonito, Mesorregião de Itapetininga, São Paulo, Região Sudeste, Brasil

Mapeando novas áreas de bike

Posted by edilqueirozdearaujo on 10 June 2015 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Aproveitando o fim de semana pra fazer um reconhecimento de uma área muito importante de Ribeirão Grande pelo conteúdo histórico e natural, ainda com pouca informação geográfica pública.

Não conhecia o lugar pessoalmente então a visita. Como sabia que tinha muita lama e estava a fim de pedalar um pouco, fui de bike mesmo. E era muita lama mesmo! Confesso que me arrependi de não ter levado o suporte pra tirar fotos, pois poderia ter tirado muito mais fotos e sequências melhores... segurei o celular pra tirar as fotos e os disparos foram na maioria das vezes manuais...

Depois da visita, as imagens de satélite da Mapbox que que cobriam a região passaram a me fazer sentido e pude desenhar os dados no mapa do OpenStreetMap. Infelizmente usar outro aplicativo de registro de trilha junto com o Mapillary fez meu celular travar muito, e a gravação do meu percurso fracassou... devia ter usado o OsmTracker que é super leve. Alguns detalhes importantes desses locais foram registrados no Mapillary :)

Área mapeada 1

Área mapeada 2

Encontros Regionais do Acessa SP usando mapa do OpenStreetMap

Posted by edilqueirozdearaujo on 10 June 2015 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Uma ideia que rolou em 2015 foi divulgar alguns Encontros Regionais do Acessa SP...

Confira o mapa do Encontro Regional.

Mais detalhes em http://rede.acessasp.sp.gov.br/blogada/encontros-regionais-do-acessa-sp

Mapeando rio das conchas

Posted by edilqueirozdearaujo on 9 June 2015 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Aproveitando um sábado, dia 23 de maio, para registrar um pouco do Rio das Conchas, um importante rio que delimita uma grande parte da fronteira do município de Ribeirão Grande.

Junto com minha esposa e meu sogro que tem um grande conhecimento local entramos literalmente no rio e subimos alguns quilômetros registrando alguns detalhes naturais.

Confira o mapa e fotos no Mapillary clicando nas fotos abaixo:

Mapillary, compartilhe essa ideia

Posted by edilqueirozdearaujo on 1 June 2015 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

logo do mapillary Mapillary é um serviço colaborativo para mapear o planeta através de fotografia. Usando ferramentas simples, como smartphones ou câmeras de ação qualquer pessoa pode participar enviando fotos. É um verdadeiro registro do mundo através de fotos e todos nós podemos fazer isso juntos.

Nesse vídeo você vera uma explicação inicial sobre como utilizar: https://youtu.be/RLEDDwgV1Jc Legendando em português e inglês, sugestões na tradução são bem-vindas :)

Mas saiba que você pode muito mais, explore o site e fique por dentro de tudo que você pode fazer usando Mapillary... confira do próprio site algumas leituras altamente recomendadas que vão te interessar ainda mais sobre essa ferramenta:

http://www.mapillary.com/how

http://www.mapillary.com/about

http://www.mapillary.com/developer

Você também pode usar Mapillary para doar fotos para Wikipédia!! Uma ferramenta foi criada chamada pra isso, mapillary2commons :) https://tools.wmflabs.org/mapillary-commons/mapillary2commons/

As fotos do Mapillary estão sob uma licença creative commons, você pode baixar, compartilhar, reutilizar, embutir em seus posts e sites e demais trabalhos respeitando esta licença :)

Usos do Mapillary

Para muitos, o mapeamento com Mapillary significa fixar seu telefone em seu carro ou moto ou levá-lo consigo para uma caminhada e capturando uma área que você achar interessante. Este é um grande uso do Mapillary e é exatamente para que foi projetado inicialmente. Porém, os usuários contribuidores têm continuamente utilizado em formas inovadoras, funcionais e muitas vezes nobres de usar Mapillary.

Mapillary permite que você seja criativo!!

Alguns exemplos incluem iniciativas como registro de Acessibilidade ou falta dela nas cidades, Planejamento governamental, Registro do trabalho humanitário após o terremoto no Haiti em 2010, entre outros. Esses e demais exemplos podem ser conferidos aqui http://blog.mapillary.com/tutorials/2015/04/14/uses.html

Novidades sempre...

Acompanhe as novidades no blog do Mapillary - vale muito a pena conferir! http://blog.mapillary.com/

Mapeando na mata

Posted by edilqueirozdearaujo on 4 May 2015 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

No feriado de Tiradentes, dia 21 de abril, aproveitei para dar um passeio na mata, e anotei alguns detalhes interessantes. Usei meu celular e os aplicativos Viewranger para gravar a trilha e Mapillary para registrar em fotos. Encontrei rochas grandes, trilhas antigas usadas por antigos agricultores e nascentes.

Pedra cristal Pedra cristal, uma pedra branca semelhante a um cristal que acredita-se que antigamente era usada por indígenas locais para produzir ferramentas: http://www.mapillary.com/map/im/1-GhanEZ2QK73cGcPdCMGA Pedra Cristal gigante, aproximadamente 4 metros de altura: http://www.mapillary.com/map/im/hu917RQLJcHMOFm7f_zWOQ

Pedra de ferro Pedra de ferro ou pedra capota, usada em paredões de pedras em volta de canalizações em rios e córregos para extração de ouro: http://www.mapillary.com/map/im/i8v08tYDl31OrfyiLaS7Dg

gruta Uma gruta muito interessante: http://www.mapillary.com/map/im/x_6cbbYjHIXVmPUQBbZ--Q

Brota uma nascente :) http://www.mapillary.com/map/im/klOHKckUsQx8Y8kZ0kbntA

Mapa da área http://www.projetorgm.com.br/map/?overlay=Mapillary#15/-24.1366/-48.3282

Location: Urucuba, Ribeirão Grande, Microrregião de Capão Bonito, Mesorregião de Itapetininga, São Paulo, Região Sudeste, Brasil

Destacando POIs no mapa

Posted by edilqueirozdearaujo on 13 February 2015 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Onde eu encontro o que eu procuro em um mapa de um lugar que eu não conheço? Existem projetos que respondem essa pergunta. Um deles é leaflet layer overpass, baseado na ferramenta overpass turbo.

Eu fiz alguns testes para destacar nascentes nesse mapa.

Conheça também o projeto: http://pois.elblogdehumitos.com.ar/

Location: Vila das Nações, Machados, Ribeirão Grande, Microrregião de Capão Bonito, Mesorregião de Itapetininga, São Paulo, Região Sudeste, 18315000, Brasil
Older Entries | Newer Entries