OpenStreetMap

Tomio's Diary

Recent diary entries

Aplicações que usam o Openstreetmap podem ser muito úteis para os municípios, no desempenho das suas habituais tarefas. Após demonstrar o Umap para o Setor de Terraplanagens da prefeitura, eles acabaram desenvolvendo um mapa nele, para controlar as licenças emitidas. Comentaram que ficou muito mais fácil acompanhar as obras e responder a questionamentos quanto a legalidade de alguma intervenção que está ocorrendo na cidade.

A própria comunidade pode acompanhar e verificar se a obra tem licença:

Link: http://umap.openstreetmap.fr/pt-br/map/licencas-de-terraplenagem-em-jaragua-do-sul-sc-em-_605620#12/-26.4981/-49.0776

Ou também este mapa de 2021: Link: http://umap.openstreetmap.fr/pt-br/map/licencas-de-terraplenagem-em-jaragua-do-sul-2021_642187#12/-26.4846/-49.0879

Como já comentei em outro post, faço alertas de Lombadas (ou quebra-molas) e também de Pedágios com os valores da tarifa, para Gps Garmin Automotivo. São distribuídos gratuitamente no fórum GpsClube.

Através de uma consulta overpass e edições no LibreOffice, crio um arquivo csv para utilizar no programa Poi Loader da Garmin, que compila os alertas (formato gpi).

Montar o arquivo csv demanda um certo tempo, então resolvi estudar Python para automatizar esta tarefa.

Assim, nasceram dois pequenos programas, muito rudimentares e básicos que fornecem o arquivo csv pronto para rodar no Poi Loader.

Para rodar os programas, utilizei a plataforma Colab, da Google:

Links:

Pedágios

Lombadas

Para facilitar a utilização e dispensar a instalação do python, transformei os dois programas em arquivos executáveis (.exe) para o sistema win10, com emprego do Auto-Py-to-Exe.

A publicação anterior sobre pedágios: https://www.openstreetmap.org/user/Tomio/diary/44406

Agradecimentos a wille e santamariense, colaboradores do OSM, que deram dicas ajudando na solução de alguns problemas.

O gps Garmin Drive Assist 50 possui uma câmera integrada para utilização como Dash Cam (câmera veicular).
Ela grava o percurso realizado, com vídeos de 1 min cada.
Esses vídeos registram em seus frames, as coordenadas de gps do veículo.

Usando o programa Garmin Dash Cam Player (GDCPlayer), podem ser extraídos os tracks gpx dos vídeos e utilizados no Mapillary para posterior edições no Openstreetmap.

Um tutorial foi publicado em: https://bit.ly/2WB8SOH

P.S.: Agradecimentos a todos do grupo Telegram Mapillary Brasil, em especial ao Nuno, que ajudaram no funcionamento da extração gpx do GDCPlayer.

O mapeamento das características das vias municipais no OSM estava sendo realizado pela Prefeitura de Jaraguá do Sul.
Algumas dessas características:
- Largura de via (width),
- Largura de calçada (sidewalk:width),
- Superfície da via (surface),
- CEP (postal_code).
Este trabalho encontrava-se na fase inicial e progredia muito lentamente devido a pouca disponibilidade de tempo ou pessoas.

Após conversar com a Geógrafa Suzane do Instituto Jordan, órgão municipal responsável pelo planejamento urbano, foi designado um estagiário de Arquitetura daquele setor para ajudar nesta tarefa.
Assim, a estagiária de Arquitetura Rafaelli C. Garcia cadastrou e completou as informações municipais mencionadas anteriormente, no OSM.

Este mapeamento possibilitou a geração de dados e mapas para consulta, como:

Metragem das vias municipais conforme a superfície (dados em metros):

https://overpass-turbo.eu/s/FSq (consulta elaborada por naoliv)

Mapa das superfícies de vias:

https://overpass-turbo.eu/s/G9q

Mapa das características das vias (disponibilizado no Umap):

http://u.osmfr.org/m/295401/

Acima, apenas alguns exemplos das possibilidades de uso do Openstreetmap, pelos Municípios. Isso demonstra a importância do mapeamento.
As prefeituras podem auxiliar nessa tarefa, designando pessoas para mapear ou abrindo suas bases de dados e informações para a Comunidade do OSM, para utilização nos mapeamentos.

Além de mapear no Openstreetmap, procuro divulgá-lo em apresentações para públicos variados.
Quando atendo pessoas, empresas, entidades, órgãos administrativos ou públicos e percebo que poderiam contribuir ou utilizar o OSM, faço uma pequena explanação sobre o projeto.
Para ajudar neste trabalho, fiz um folheto com uma descrição sucinta relacionado ao nosso Município, para ser entregue durante a apresentação:

Quem quiser conhecer, segue o arquivo em pdf:
https://drive.google.com/file/d/1zfsQxoD9FE4BRq0U8ygWUTInum8DPOQV/view?usp=sharing

Fica a sugestão :)

No inicio deste ano, tive a oportunidade de apresentar o Openstreetmap ao Corpo de Bombeiros Voluntários (CBV) da nossa cidade Jaraguá do Sul.

Demonstrei as vantagens e oportunidades do OSM, como cadastrar os hidrantes utilizando os editores conhecidos e também o Projeto OsmHydrant: https://www.osmhydrant.org/pt/#
Este site contém um editor desenvolvido pelo Bombeiro vienense Robert Koch, que permite inserir dados como hidrantes, reservatórios, etc, e a visualização inclusive com o raio de cobertura (que é configurável).

Usando informações obtidas da empresa municipal de água e esgoto (Samae), do conhecimento dos Bombeiros e de mapeamentos de colaboradores OSM, foi realizado o cadastramento de todos os 133 hidrantes do Município: https://overpass-turbo.eu/s/ABF
Este mapeamento teve a colaboração do Bombeiro Adriano, da Atendente de Central Jucemara, deste mapeador e até mesmo do Comandante dos Bombeiros, Sr. Neilor.

No dia 26/07/2018, estive novamente reunido com o Comandante Neilor, o Sub Comandante Robson e a Atendente Jucemara, para trocar novas idéias e esclarecer dúvidas.

Novas sugestões foram apresentadas, como adicionar hidrantes utilizando o aplicativo de gps Maps.me e adotar mapas com dados do OSM para os gps Garmin da Corporação, como os produzidos pelo projeto CocarDL: http://cocardl.com.br/

Parabéns ao Comandante Neilor e seus colaboradores do CBV Jaraguá do Sul, por aderir e contribuir com o Openstreetmap !!!

Utilizar os dados do Openstreetmap em equipamentos de gps é algo que sempre procuro implantar.
Assim, meu gps automotivo Garmin utiliza mapas com dados OSM, elaborados pelo projeto CocarDL: http://cocardl.com.br/

Tenho trabalhado em outras utilizações com dados do OSM, como alertas de lombadas.

Recentemente elaborei alertas de pedágio das rodovias brasileiras, contendo os valores cobrados.
Esses alertas foram feitos em caráter experimental, através de exportações do overpass.
Os dados obtidos foram colocados em uma tabela csv e posteriormente gerados os alertas com o programa Poi Loader (da Garmin).

Exemplos do resultado:

Garmin Nuvi 2580tv:

Garmin Drive 50:

Estas utilizações tem inspiração no primoroso trabalho que o mapeador Fidélis Assis vem desenvolvendo com dados do OSM.
Além de mapas para o gps 7ways com dados do OSM, tem gerado também alertas.
Estes alertas podem ser convertidos para o gps iGO, com um conversor desenvolvido por ele: 7ways>iGO.

Faço esta postagem com intuito de incentivar outras idéias ou aplicações do OSM, no universo do gps, tipo: um alerta de pedágio com valores, para o Osmand?

Gravar tracks / trilhas usando gps automotivos

Posted by Tomio on 19 September 2017 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil). Last updated on 10 June 2019.

As vias dos novos loteamentos normalmente não estão visíveis nas imagens satelitais disponíveis no OSM para edição, em razão da frequência de atualização das mesmas. A solução é percorrer as novas vias, gravando tracks/trilhas gpx para utilizar nas edições.

Realizei alguns testes comparativos, gravando alguns tracks utilizando um gps automotivo Garmin Nuvi 2580 e um gps de mão, o Garmin 76csx.

Para obter uma maior precisão, em ambos gps foram desativadas a função “Lock on road”. Isto é muito importante, para forçar o gps a gravar a sua real localização. Sem este procedimento, o equipamento realiza “correções” a fim de coincidir a localização com o mapa visualizado na tela, obtendo um track impreciso.

No Garmin 76csx, o procedimento consiste em: http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Garmin/eTrex_Vista_HCx

Nos gps automotivos Garmin Nuvi, o procedimento varia um pouco conforme o equipamento, mas de forma geral:
- nuvi 1000 ou superior: http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php?t=4581
- nuvi 2xx e 7xx: http://nastrilhas.com.br/site/index.php/gps/23-garmin/17-gravar-um-tracklog-no-garmin-nuvi-2xx-e-7xx
- nuvi: http://www.mundooutdoor.blog.br/como-melhorar-tracklog-para-off-road/

Após a gravação, foi realizado o efeito comparativo e concluíu-se que a diferença entre os tracks gravados pelos equipamentos é praticamente desprezível:

  • Exemplo 01:

  • Exemplo 02:

  • Exemplo 03:

Assim, os colaboradores do OSM que quiserem utilizar seus gps automotivos para obter tracks para edição, podem fazê-lo sem maiores problemas. Ou podem ser adquiridos equipamentos usados a preços reduzidos, viabilizando os mapeamentos.

Quem tiver interesse, mesclei os tracks do gps Garmin 2580 com o Garmin 76 e subi para as trilhas do OSM:

http://www.openstreetmap.org/user/Tomio/traces/2505114:

http://www.openstreetmap.org/user/Tomio/traces/2505117:

http://www.openstreetmap.org/user/Tomio/traces/2505110:

Utilização do OSM no SAMAE de Jaraguá do Sul

Posted by Tomio on 11 August 2017 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil). Last updated on 20 June 2018.

A Empresa de abastecimento de água e esgoto do Município de Jaraguá do Sul /SC/Brasil (SAMAE), vem utilizando o Openstreetmap como camada de fundo em seu sistema GIS das redes de infraestrutura.

Nas palavras de Saulo E. Schwingel, Engenheiro do SAMAE:
“Em relação a utilização do OSM como fonte de dados, acredito que com um sistema bem alimentado não há comparação com outras bases para localização e referenciamento. O OSM apresenta de forma clara e concisa muitas informações úteis que facilitam muito o trabalho de elaboração e correção de georreferenciamento, inclusive para dados de infraestrutura como redes de água e esgoto, assim como dados comerciais como localização de unidades consumidoras.”

Algumas imagens do sistema GIS da empresa, na utilização do OSM:

Rede de Água:

Rede de Esgoto Sanitário:

Unidades Comerciais:

A Prefeitura do Município de Jaraguá do Sul / SC / Brasil, vinha transferindo as informações dos números de porta das edificações da base de dados municipal (addr:housenumber) para o Projeto Openstreetmap.

Informamos que essa migração de informações foi concluída, com o cadastramento de aproximadamente 23mil edificações.

Foi um longo trabalho realizado manualmente com a ajuda de muitas pessoas.

Essa tarefa foi coordenada pelo Geógrafo Geomir e o Engenheiro Helio, ambos mapeadores do OSM, com a ajuda dos estagiários de Eng. Civil: Carlos, Cassiano, Daniel e Gabriel.

Isso resulta em inúmeras vantagens, como a localização de endereços em aplicativos de gps que usam a base de dados OSM. Assim, facilita a circulação de pessoas e o transporte de mercadorias pela cidade, os atendimentos de emergências médicas e policiais, o resgate dos Bombeiros e da Defesa Civil, a localização de estabelecimentos comerciais e pontos turísticos, entre outras.

Torcemos para que outros municípios também façam suas contribuições ao Projeto Openstreetmap.

Numerações Jaraguá do Sul (addr:number):

Jaraguá do Sul (região central):

Importação edificações de Massaranduba / SC / Brasil

Posted by Tomio on 16 September 2016 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil). Last updated on 27 October 2016.

A colaboração da Prefeitura de Massaranduba / SC / Brasil em fornecer um arquivo .shp contendo as edificações da sua base de dados, permitiu a importação destas para o Openstreetmap.
A metodologia utilizada foi a descrita pelo user “smaprs” na importação realizada no Rio Grande do Sul, incluindo a sua valiosa ajuda:
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Porto_Alegre,_Rio_Grande_do_Sul/Importa%C3%A7%C3%A3o_PMPA

Em resumo, os trabalhos realizados:
1. Abertura do arquivo .shp no QGis e salvo na projeção WGS84.
2. Edição na tabela de atributos do QGis, simplificando as edificações para as categorias de buildings do OSM:
- apartments, house, residencial, commercial, industrial, public, church, farm, roof, yes
Algumas considerações efetuadas nas classes de edificações / buildings:
- Rural=farm, Telheiro=roof, Religioso=church, Serviço Público=public
O resultado na tabela de atributos QGis foi uma única coluna com o nome do campo como “building” e linhas com as categorias de edificações, no total de 3395 unidades.
3. Importação do arquivo .shp no JOSM através do plug in “Open Data” e salvamento como .osm
4. Ativada a camada Bing e analisado comparativamente o alinhamento das edificações com a imagem satelital.
5. Realização da validação dos dados e a correção de objetos com erros ou conflito (edificações a serem importadas).
6. Realização de download dos dados do OSM, de toda a área do município.
7. Validação dos dados e resolução dos erros e conflitos, especialmente naqueles ocorridos pela duplicidade de dados das edificações existentes no OSM com as edificações a serem importadas.
8. Importação (Upload) dos dados para o Openstreetmap.

Próximo passo será inserir o número de porta das edificações. Esta etapa demandará muito mais tempo, por necessitar a edição individual de cada construção.

Em tempo: no QGis, as categorias de edificações na Tabela de Atributos foram renomeadas com a Calculadora de Campo/String/replace e o nome do campo foi renomeado com auxílio do plug in “Table Manager”.

O México abriu seus dados cartográficos para o Openstreemap:
http://mundogeo.com/blog/2014/12/11/mexico-abre-dados-cartograficos-e-beneficia-comunidade-openstreetmap/

O Governo Italiano autorizou o uso de dados oficiais no Openstreetmap:
http://mundogeo.com/blog/2010/05/18/governo-italiano-autoriza-uso-de-dados-oficiais-para-atualizacoes-do-openstreetmap/

O Brasil aprovou a Lei de Acesso a Informações / LAI (Lei Federal n.12527/2011).

A realidade no nosso país, é que muitos órgãos públicos mantém seus dados trancados ou dificultam o acesso. Trata-se de uma atitude lamentável, porque estes dados foram obtidos ou elaborados com o auxilio de recursos públicos. Sendo assim, são de propriedade da população que os custeou.

Ano passado, conseguimos a edição de Decreto Municipal liberando as informações municipais do município de Jaraguá do Sul, para uso no Openstreetmap.

Gostaríamos que este ato possa inspirar outros órgãos administrativos e públicos a também liberarem suas informações ao Openstreetmap, em benefício da sociedade brasileira:

5.000 changesets

Posted by Tomio on 24 August 2016 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil). Last updated on 11 August 2017.

Iniciado no Openstreetmap em Janeiro de 2014, hoje cheguei aos 5000 changesets. Mais que um simples número, ele carrega muitos e muitos Kms de vias que adicionei ao OSM deste gigante Brasil.

Continuo empenhado e motivado em mapear nosso país e no trabalho de sensibilizar e conquistar novos mapeadores. Ainda há muito o que fazer. Que venham outros 5000, 10000, 15000,… :)

Adicionei ao OSM, o novo viaduto construído na cidade de Jaraguá do Sul / SC / Brasil.

A obra é algo comum pelas estradas do país, mas para cadastrá-lo ainda não existem imagens atualizadas de satélites ou aéreas.

A alternativa usada foi percorrer várias vezes o novo viaduto e seu entorno, gravando tracks/trilhas com o gps.

Fica como sugestão aos colegas que estão iniciando suas edições no OSM, quando precisarem mapear novas vias, loteamentos, pontes,…

O track gravado foi enviado para as trilhas do OSM: https://www.openstreetmap.org/user/Tomio/traces/2222764

O Prefeito PAULO ROBERTO WEISS da cidade de Rodeio / SC / Brasil, através da Diretora de Cultura e Turismo Sra. Arlete Regilene Scoz, forneceu arquivo do cadastro urbano da cidade.

Com o arquivo, foi possível cadastrar todas as vias urbanas com seus nomes oficiais e alguns POI’s no OSM. Este trabalho foi feito em maio de 2015, mas somente agora lembrei de registrar este fato no Diário.

Então, a utilização de aplicativos que utilizam o OSM como base de dados já está completamente funcional. Importante destacar que a cidade integra a Rota de Cicloturismo do Vale Europeu Catarinense.

A comunidade do Openstreetmap agradece ao Sr. Prefeito e sua equipe, pela contribuição e exemplar atitude.

O motoclicista Ademir Goulart registra suas incríveis aventuras de moto em seu blog http://www.goulart.pro.br/blog/ e também as viagens com seu gps.

Entrei em contato com ele, solicitando autorização para fazer o upload dos tracks gpx do seu blog para o Openstreetmap e ele prontamente e generosamente aceitou:

“…inteiramente a vontade para usar os arquivos GPX que estão lá no site e pode fazer upload a vontade no projeto OSM”.

Estes arquivos são importantes para melhorar os traçados das vias do Openstreetmap. Uma das suas viagens pela América do Sul, passando por Balneário Camboriú (Brasil), Dionísio Cerqueira (Brasil), Bernardo de Irigoyen (Argentina), San Pedro de Atacama (Chile), Iquique (Chile), Moquegua (Peru), Puno (Peru), Cusco (Peru), Puerto Maldonado (Peru) e Rio Branco (Acre/Brasil), já foi feito upload para o OSM:

http://www.openstreetmap.org/user/Tomio/traces/2099223

A comunidade OSM agradece a colaboração deste generoso aventureiro. Que seu exemplo inspire outras colaborações pelo mundo!!!

A Prefeitura Municipal de Itapoá, representada pelo Sr. Luis Carlos Zagonel (Chefe de Gabinete do Prefeito), autorizou em 12/08/2015, a utilização dos dados do município disponibilizados no site municipal para uso no OSM.

Esta valiosa e importante colaboração, me permitiu cadastrar todas as vias urbanas constantes no Mapa Geral 2014, com os seus nomes oficiais.

Agora, as pessoas podem conhecer ou locomover-se por este belo Balneário Catarinense, utilizando as informações do Openstreetmap.

Parabéns ao Prefeito de Itapoá e a sua equipe por esta exemplar atitude.

Finalizado o lançamento de todas as Ruas que constam no mapa urbano da cidade de Corupá / SC / Brasil. Os dados foram obtidos do mapa fornecido pela Prefeitura e integram a Lei Complementar Municipal 027/2011 (Plano Diretor).

Embora muitas vias rurais estejam lançadas, ainda não foi possível concluir em virtude da falta de informação. Também, faltam lançar muitos pontos de interesse, áreas verdes, cursos de agua,…

Mas, agora a cidade é roteável a partir de qq aplicativo.

Ruas da cidade de Jaraguá do Sul / SC / Brasil

Posted by Tomio on 8 August 2014 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil). Last updated on 3 July 2015.

Colegas do OSM,

Todas as 1427 ruas, 560 Servidões de Passagem e 173 Ruas Irregulares (RI’s) de Jaraguá do Sul / SC / Brasil estão lançadas e conferidas no OSM (atualização de 03/07/15).

Falta apenas conferir as vias rurais do município (embora estão lançadas).

A caminhada é longa, mas o resultado é muito gratificante!!