OpenStreetMap

Betaslb's diary

Recent diary entries

Experiência no SotM 2019

Posted by Betaslb on 21 October 2019 in Portuguese (Português)

Quando pensei em acompanhar 4 jovens portugueses, numa mobilidade Erasmus+, a Heidelberg, com mais um colega professor e participar no State of the Map 2019, considerei que deveris ser interessante, mas que para alguém das áreas das TIC ou da Geografia deveria ser MESMO fantástico. Para mim, alguém das literaturas, seria mais uma etapa de aprendizagem, como todas as que se relacionam com o nosso maravilhoso projeto, EuYoutH OSM. Estava enganada, redondamente enganada… Foi, para quem gosta de aprender, das experiências mais ricas e profícuas que já abracei. em 3 dias de SotM 2019 interagi pessoas oriundas de: Colômbia, Nicarágua, Bolívia, Estados Unidos da América, França, senegal, Burundi, Burkina Faso, Canadá, Alemanha, Espanha, Irlanda, Roménia; Uganda, Japão, Togo, Turquia, Hungria, Tanzânia, Madagáscar, Guiné-Conacri, Croácia, Brasil, Itália, Inglaterra, Escócia, Congo, Índia, Bélgica… Acho que não me esqueci de nenhum… Trocámos ideias, pontos de vista e alargamos a nossa mundividência. Falar do SotM e não falar das conferências, não faria sentido. Se quiserem ler sobre a perspetiva de quem gosta do OSM, mas não é perita em OSM, aui vai: umas conferências foram mais técnicas, outras tão acessíveis, como foi o caso da de Pierzen ou de Manfred Reiter… Em todas entrei uma e saí outra, saí mais rica. A organização foi excelente, tudo a horas, com boas condições técnicas e físicas. Um sucesso! E, de repente, dei por mim, no meio de tanta gente tão diferente, de tantas latitudes e longitudes e a pensar: “eu tenho tanta sorte de fazer parte deste grupo de gente que partilha comigo a ideia fulcral do OSM - o conhecimento é feito por todos e para todos!”. Por último, tenho de acabar esta pequena reflexão, agradecendo ao meu mentor OSM que, em boa hora, nos desafiou a participar no SotM 2019 e a crescer mais um pouco. Obrigada derFred.

Location: Angra do Heroísmo, Angra (N. Senhora da Conceição, Angra do Heroísmo, Terceira, Açores, Portugal

Encontro de editores OSM no SotM 2019

Posted by Betaslb on 22 September 2019 in Portuguese (Português)

Alguns editores do WeeklyOSM tiveram a possibilidade de se encontrar e conhecer, durante o grandioso evento State of the MAP 2019, em Heidelberg, na Alemanha. Foi muito curioso poder ver o rosto de cada nickname que vemos, semana após semana, a traduzir e a levar ao mundo as notícias da comunidade OSM. Juntos assistimos à palestra de Manfred Reiter, na qual pudemos aperfeiçoar os nossos conhecimentos editoriais de weeklyOSM. Na primeira fotografia, podemos ver derFred (DE-Alemanha), Yoviajo (ES-Bolivia), polyglot (EN-ES-FR Belgica), jcoupey (FR-Francia), pierzen (FR-Canada), SK53 (EN-UK), NunoMASAzevedo (PT-Azores), Betaslb (PT-Azores). Na segunda fotografia, podemos ver Nakaner (DE-Alemanha), Doktorpixel14 (DE), - new member Kleper (ES-Colombia), - SK53 (EN-UK), NunoMASAzevedo (PT-Azores), Betaslb (PT-Azores)., co-funder of weeklyOSM arta_ionescu (EN-Romania), derFred (DE), Jinalfoflia (EN-India), Yoviajo (ES-Bolivia).

SotM 2019

Editores

Mobilidade euYoutH_OSM

Posted by Betaslb on 18 September 2019 in Portuguese (Português)

Quatro alunos e dois professores da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade participam esta semana na Conferência Mundial de OpenStreetMap em Heidelberg, na Alemanha.

O projeto Erasmus+ European Youth Humanitarian OpenStreetMap tem de 18 e 23 de setembro, em Heidelberg, na Alemanha, mais uma mobilidade, na qual os alunos e professores trabalham diversos programas e aplicações informáticas que permitem elaborar mapas no âmbito humanitário. Assim sendo, nos primeiros três dias, 18 a 20 de setembro, os alunos e professores reúnem-se numa ala da Universidade de Heidelberg, onde estão a realizar mapeamento humanitário preventivo de situações de catástrofe, utilizando MapOsMatic, Overpass Turbo e Umap e assistem, participando ativamente num workshop de QGIS, com dois colaboradores das organizações Médicos Sem Fronteiras e Cruz Vermelha Internacional. Fazem, também, tarefas práticas de treino, como por exemplo o mapeamento do Zoo de Heidelberg, utilizando o OpenStreetCam, Mapillary e StreetComplete. Nos últimos três dias, de 21 a 23 de setembro, os alunos e professores terão a oportunidade única de participar numa conferência mundial de OpenStreetMap, denominada SoTM - State of the Map 2019. Esta conferência reúne 800 participantes vindos de todas as partes do mundo. Durante a conferência, diversos temas serão debatidos, tendo como pano de fundo o tema dos dados abertos e como se pode contribuir para que o conhecimento não seja detido por duas ou três gigantes tecnológicas, mas por todos. Para além de assistirem/participarem em workshops e palestras, procederão ao mapeamento de transportes públicos e ciclovias em Heidelberg e participarão num Mapathon (maratona de mapas). Aprenderão a utilizar tecnologias como o OSMC, para construção/manutenção do Semanário OSM, do qual os professores responsáveis por este projeto são editores, isto é, só existe uma versão em língua portuguesa porque os professores Elizabete Oliveira e Nuno Azevedo, semanalmente, traduzem e editam a referida publicação online, levando este projeto e este tema a todo o mundo que fala português. A Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade orgulha-se de, mais uma vez, levar os Açores a todo o mundo e todo o mundo aos seus alunos.