Changeset: 143333801
#hotosm-project-15602 MAPEAMENTO DE ENCHENTES NA CIDADE DE AROIO DO MEIO (RS) #ENCHENTESRS #OPENSTREETMAP-BR #UMBRAOSM #YOUTHMAPPERS-BR #BRASIL #HOTHubLAC - checked for valid.; added highway segment; squared buildings
Closed by jmsbert
Tags
created_by | JOSM/1.5 (18822 en_GB) |
---|---|
hashtags | #hotosm-project-15602;#ENCHENTESRS;#OPENSTREETMAP-BR;#UMBRAOSM;#YOUTHMAPPERS-BR;#BRASIL;#HOTHubLAC |
source | Esri World Imagery; Bing |
Discussion
-
Comment from fititnt
Olá jmsbert
Você tem certeza o elemento https://www.openstreetmap.org/way/1212047912/history criado por um mapeador (Shishir Teja) que parece não ter conhecimento local, e mais tarde editada por dois mapeadores que parecem ser validadores (Martin Ligabue e jmsbert) é mesmo um landuse=orchard ?
Se sim, pode por favor explicar seu raciocínio?
-
Comment from jmsbert
Oi fititnt,
obrigado por seus comentários.
Estou me voluntariando como validador do projeto humanitarian openstreet map (HOTOSM). Embora eu mesmo tenha estado no Brasil várias vezes, as alterações no OSM foram feitas como parte do projeto #15602 "MAPEAMENTO DE ENCHENTES NA CIDADE DE AROIO DO MEIO (RS)". Isso envolveu o mapeamento de estradas e edifícios na área afetada. O trabalho foi realizado tanto por pessoas no local quanto por voluntários sem conhecimento local.No decorrer do projeto, o mapeador "Shishir Teja" adicionou a área mencionada acima (caminho 1212047912) com a propriedade "landuse=orchard". Embora eu tenha corrigido o uso da tag em outros lugares, deixei-a nessa propriedade para ajustar os contornos com base nas imagens aéreas.
Você pode alterar a propriedade do meu lado, por exemplo, para "natural=wood". Fico feliz em fazer o mesmo, saudações jmsbert
-
Comment from fititnt
>>> "O trabalho foi realizado tanto por pessoas no local quanto por voluntários sem conhecimento local."
Tenho uma pergunta explícita (até porque os changesets só especificam como fonte de referência imagens aéreas):
> 1. quais usuários da OpenStreetMap que participaram do mapeamento estavam fisicamente na cidade de Arroio do Meio? E, se essas pessoas existem, há um plano dessas pessoas ajudarem vocês a revisar todo conteúdo?
Além disso, tenho outra dúvida, independente do conhecimento local da cidade ou não, mas a perícia técnica de mapeadores e como isso afetou as instruções que os validadores receberam ou não:
> 2. Por que motivo, contrário até mesmo o "Tasking Manager Administrator Guide" (vide <https://learnosm.org/en/coordination/tm-admin/#mapper-level> Arroio do Meio é uma zona urbana, e que já tinha conteúdo significativo de mapeadores anteriores que até mesmo fizeram survey, logo deveria ser restrito para mapeadores com "nível avançado", ou, no mínimo 'nível intermediário"), esse Organized Editing edição liberou edição de todo tipo de informação (inclusive o que não é distinguível por imagem aérea) até para *mapeadores de nível iniciante*? Se você não sabe o motivo, então poderia por favor pelo procurar se os validadores receberam instruções especiais dos organizadores, e resumi-las aqui?
PS.: o problema vai além até mesmo dos changesets que estou comentando em público, e aconteceram de forma sistêmica. E conforme <https://osmfoundation.org/wiki/Organised_Editing_Guidelines>, não só é necessário justificar de qual é a fonte das informações, como também é responsabilidade da coordenação da atividade de vocês garantir que as informações estão corretas. Dados ficcionais não são bem vindos. É irrealista esperar que mapeadores que não fizeram parte da iniciativa tenham que revisar o trabalho, ainda mais se isso envolver trabalho extra de visitar os locais.
-
Comment from jmsbert
Olá Fitint,
Obrigado por seu feedback.
Tomo nota das críticas ao projeto e à qualidade do mapeamento.
Os projetos da HOT (https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt:Humanitarian_OSM_Team) estão focados em apoiar o gerenciamento e a prevenção de desastres naturais em todo o mundo.
Nesse caso, a inundação na cidade de Arroio do Meio (RS). Nesse caso, o "Hub de Mapeo Abierto Améroca Latina y el Caribe", com a participação da UMBRAOSM, o Hub de Mapeamento Aberto da América Latina e do Caribe, e dos capítulos brasileiros do YouthMappers, lançou um projeto para completar o mapeamento de edifícios, estradas e cursos d'água (córrego, rio), veja também https://tasks.hotosm.org/projects/15602/1) Infelizmente, normalmente só é possível descobrir a origem dos mapeadores caso a caso - por exemplo, com base no idioma definido no editor ou analisando o HeatMap do usuário, por exemplo, no meu caso https://yosmhm.neis-one.org/?jmsbert. No total, 310 pessoas participaram do projeto, trabalhando em cerca de 2.000 tarefas. De acordo com as estatísticas do projeto, 9388 edifícios foram registrados em 17592 registros de alterações e 51 km de estradas foram adicionados.
As instruções do projeto podem ser visualizadas aqui (https://tasks.hotosm.org/projects/15602/tasks) - infelizmente, apenas para usuários registrados do Tasking Manager.
O objetivo era registrar edifícios, estradas e corpos d'água. Infelizmente, o texto é muito longo para ser reproduzido aqui.
Para validação: não há instruções adicionais para os validadores. A tarefa é verificar se as instruções definidas para o projeto foram cumpridas (para edifícios, por exemplo, tamanho correto, posição, formato retangular, sem sobreposições nem nós compartilhados com outros edifícios). Também é necessário verificar se há outros erros óbvios na área. As alterações feitas pelos mapeadores além das instruções não fazem parte da verificação. As correções só são feitas aqui se forem reconhecíveis erros muito óbvios. Se os mapeadores repetidamente registrarem coisas completamente diferentes das especificadas no projeto, eles serão contatados.2) Eu mesmo não faço parte da equipe de organização deste projeto, nem sou membro do "Hub de Mapeo Abierto Améroca Latina y el Caribe". Em vez disso, faço parte da equipe do "HOT Global Validator" e, como tal, apoiei o projeto validando aproximadamente 30% do projeto geral.
A decisão sobre quais pessoas podem registrar dados e qual o nível de experiência necessário para a validação é determinada pelo organizador do projeto. Nesse meio tempo, também entrei em contato com o organizador ou com meus colegas da HOT sobre a qualidade às vezes ruim do mapeamento. Fiz o downgrade de muitas tarefas que já haviam sido liberadas se o mapeamento não estivesse OK. Eu mesmo corrigi pequenos erros. Além das imagens aéreas, também usei o mapa de calor do Strava e o OpenTopoMap como fontes para verificar as posições dos percursos das estradas, alinhar imagens de satélite e registrar a direção do fluxo e o curso dos rios.
-
Comment from fititnt
Muito obrigado pelos esclarecimentos. Você é atencioso, e já ajudou muito.
>>> 1) "Infelizmente, normalmente só é possível descobrir a origem dos mapeadores caso a caso - por exemplo, com base no idioma definido no editor ou analisando o HeatMap do usuário (...)"
Ok. Assumindo a frase anterior ("O trabalho foi realizado tanto por pessoas no local quanto por voluntários sem conhecimento local.") eu imaginei que os organizadores do projeto teriam fornecido uma lista específica de quais usuários tem conhecimento local (o que permitiria que validadores internacionais tivessem mais chances de saber quais dados poderiam ser fantasiosos), não apenas o que o texto de divulgação poderia dar entender um nível maior de envolvimento.
O motivo de eu pedir evidências é que até estou esperando (pedido em https://t.me/osmrs/25902 + resposta em https://t.me/osmrs/25903) desde 2023-11-20 que pessoas que fizeram parte da organização provem que haviam mapeadores locais, porém até hoje 2023-11-26 não apareceu nenhuma prova.
E sim, também pelas estratégias que passou, tanto usuários com pouquíssima experiência, como sem padrão comum de ser nem mesmo do mesmo país (como locale), ficam claros porém é trabalhoso ver caso a caso. Se vocês, validadores experientes, foram levados a acreditar que haviam mais pessoas com conhecimento local, então isso foi falha dos organizadores da atividade.
Algo fora do comum que eu vi foi um validador que fala português (mas que não tem provas de conhecimento local de Arroio do Meio) foi justamente alguém que deletou objetos verificados em solo por mapeador local, como no <https://www.openstreetmap.org/changeset/142038996> e <https://www.openstreetmap.org/changeset/142196646>.
>>> "Para validação: não há instruções adicionais para os validadores."
>>> "As alterações feitas pelos mapeadores além das instruções não fazem parte da verificação."Obrigado por confirmar essa dúvida. Eu achei estranho a própria documentação de administradores do Tasking Manager deixar claro que não deveria ser liberado para usuários iniciantes, mas ainda haveria dúvida se havia alguma instrução especial para validadores.
Pelo que falou, não teve. Até consigo imaginar que deve ser difícil para global validators enfrentar isso.
E algo curioso aqui é que o projeto teve até participação de pessoas que são empregados da própria organização que financia o tasking manager, logo não se pode alegar que com tantas pessoas envolvidas, seria culpa de algum organizador local.
>>> "Nesse meio tempo, também entrei em contato com o organizador ou com meus colegas da HOT sobre a qualidade às vezes ruim do mapeamento."
Obrigado por falar disso. Mesmo antes da finalização, isso quer dizer que as pessoas responsáveis por definir a atividade estavam cientes de problemas. Eu mesmo reparei que haviam padrões de tarefas de usuários serem corrigidas por uma pessoa validadora, mas não por outras.
== Comentários finais ==
Tendo em vista o que você disse, somado ao que eu tenho observado, o problema já começou na definição de quem poderia mapear na região, que é uma decisão de quem cria as atividades, não de quem participa delas. Em se tratando de um <https://osmfoundation.org/wiki/Organised_Editing_Guidelines>, a responsabilidade principal recai sobre as pessoas que idealizaram (mesmo que não tenham enviado contribuições).
Conforme resposta que tive em 2023-11-20 <https://t.me/osmrs/25899> "Everton Bortolini: Obrigado @fititnt , dou uma segunda validação nas edições da região." em tese os organizadores da atividade já teriam começado a revisar todos os dados, porém estamos em 2023-11-26 isso não está ocorrendo.
Você e outros validadores globais (que não tem conhecimento local em Arroio do Meio), embora sejam os mais experientes, não têm culpa. Isso fica até mais claro porque não fazem parte da coordenação da atividade.
Infelizmente, o resultado final é tão ruim que pessoas com conhecimento local que não fizeram parte da iniciativa não tem vontade de revisar. A verificação dos dados em solo não é trivial. Um problema é que a forma como a chamada da atividade ocorreu, ainda mais que contrário até mesmo as recomendações de experiência mínima e, inclusive, foram avisados por validadores globais dos problemas de qualidade, leva acreditar que outras atividades como essa podem ocorrer na região 😕
[Ticket#2023112210000181] é o ticket no DWG caso você ou outros lendo os changesets queiram dar informações adicionais. Mas já reparei alguns pontos:
1. Projetos criados apenas em <https://tasks.hotosm.org> não atendem parâmetros exigidos em <https://osmfoundation.org/wiki/Organised_Editing_Guidelines>. Problemas vão desde instruções de como mapear que não são públicas, dificuldade de saber quem são todas as contas da OpenStreetMap que organizaram o mapeamento e, claro, parece que a forma de reportar problemas do mapeamento entre os participantes passou a ser privada
2. É relevante que a lista usuários da OpenStreetMap que tiveram papel de liderança de cada uma das organizações que se se disseram coordenar a atividade sejam informados (não apenas o usuário que aparece na tarefa do Tasking Manager, o JuanMelo ), tanto por transparência com a comunidade da minha região, como tanto para pedido de informações do DWG e potenciais blocks do DWG esteja claro quem é quem.
3. Se as pessoas que criaram o projeto não se responsabilizam em corrigir os problemas reclamados e os ocultos, provavelmente implicam na reversão de todos os dados de todos do mapeamento.Enfim, muito obrigado pelos seus esclarecimentos, @jmsbert!
-
Comment from EvertonBortolini
Olá fititnt. A partir dos seus conhecimentos locais e da sua não concordância com a feição mapeada, sinta-se livre para reverter ou ajustar esta feição. Caso não tenha alterações a propor vamos seguir com a reversão total desta feição já que a mesma não está no escopo do projeto de mapeamento no TM. Agradecemos desde já a sua contribuição.
Ways (7)
Nodes (1-20 of 51)
- 8838658874, v2
- 11233632665, v3
- 11233632666, v3
- 11233632667, v3
- 11233632668, v2
- 11233632669, v2
- 11233632670, v3
- 11233632671, v3
- 11233632673, v3
- 11236367696, v2
- 11236367697, v2
- 11236367698, v2
- 11236367699, v2
- 11236367700, v2
- 11236367701, v2
- 11236367702, v2
- 11236367703, v2
- 11236367704, v2
- 11236367705, v2
- 11236367706, v2
Welcome to OpenStreetMap!
OpenStreetMap is a map of the world, created by people like you and free to use under an open license.
Hosting is supported by Fastly, OSMF corporate members, and other partners.
https://openstreetmap.org/copyright | https://openstreetmap.org |
Copyright OpenStreetMap and contributors, under an open license |