OpenStreetMap

Mapeando com o osmtracker

Posted by naoliv on 9 September 2015 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Caso ainda não conheça o osmtracker, você deveria.

É ótimo para rapidamente marcar pontos, anotações, voz e tirar foto ao fazer survey.

O mais legal, e que criei coragem para riscar da minha lista infinita de coisas a fazer, é que dá para personalizar os botões de acordo com a necessidade do usuário.
Por exemplo, eu uso o aplicativo principalmente para marcar pontos na rodovia:

Rodovia

E nos parques, praças ou trilhas:

Parque

Consigo marcar de forma bem prática os pontos de interesse dos locais, além de também ter todo o traçado percorrido.

Comment from santamariense on 9 September 2015 at 19:59

Eu achei muito promissor este aplicativo, porém não sei como trabalhar com os dados depois de recolhidos no JOSM, e nem de qualquer outra maneira. - Por isso eu utilizo o OSMPad + um gravador de áudio para fazer descrição do local. Se você souber de algum tutorial, favor me enviar.

Comment from Nighto on 9 September 2015 at 21:12

O OSMTracker é bacana, mas eu sinto que ele peca por não ter uma opção de permitir marcar facilmente se o ponto que vc está marcando (digamos, um hotel) é do lado direito ou do lado esquerdo da via em que você está. Acaba que, na prática, eu uso apenas a opção de notas, usando um "sistema" ou "código" que desenvolvi (tipo "2f mu esq asf lit" para anotar que a rua perpendicular é de 2 faixas, mão única descendo para a esquerda, asfaltada e com iluminação pública), ou simplesmente "lanchonete xpto direita".

Comment from Nighto on 9 September 2015 at 21:13

santamariense, o arquivo do osmtracker vira um log gpx, basta transferir o arquivo para o computador e abri-lo no JOSM para acessar as informações. aliás, o osmtracker também permite anotações com fotos e áudio.

Comment from naoliv on 9 September 2015 at 21:16

Quando estou na estrada eu entendo que toda marcação minha é do lado direito. Se for trajeto que eu vou e volto eu nem olho para o outro lado (porque marco na volta).
Se preciso marcar algo do outro lado eu gravo com voz e digo que é do lado esquerdo.

Infelizmente é meio raro eu ser o passageiro e ter a oportunidade de gravar tudo o que eu gostaria.

Nos parques eu vou até o local para marcar (bebedouro, banco, etc), então também acabo não precisando definir o que é de um lado ou outro (já que não existe).

Comment from DaCor on 9 September 2015 at 21:47

@Nighto I'm not sure if I understand correctly, but if you go to preferences in JOSM, there is an option to "Draw Direction Arrows" under Display Settings which will help you identify if a voice note refers to the left or right

Comment from ivaldonm on 9 September 2015 at 23:11

Também gosto dele e como disse o nighto, na falta de mais parâmetros, utilizo mais as notas em cada contexto/tela e fotos também. Mesmo sem poder indicar o lado da via, depois abro a trilha gpx e edito as anotações no mapa com mais calma. Só tenho dificuldade quando a velocidade é alta... geralmente passa do ponto.

Um tarefa que tenho de dedicado ultimamente é a numeração de imoveis... (à pé), acho que ele vai ser bem util,,,

Comment from Alan Bragg on 10 September 2015 at 09:27

I'm always looking for a better tracker. Unfortunately I have an Iphone. Nice to see people developing apps to help gather OSM data. Nice work.

Comment from naoliv on 10 September 2015 at 12:32

Caso alguém tenha interesse (inclusive de criar o próprio layout personalizado), o que eu estou usando está em https://github.com/naoliv/layout-osmtracker

Comment from cserpell on 11 September 2015 at 20:19

Ôtimo!

Comment from Tomio on 12 September 2015 at 14:13

Ótima sugestão, principalmente esta dica do layout personalizado.

Comment from Rusleykcruz on 2 December 2015 at 10:04

Estou usando o programa com frequência. Utilizo a opção de gravação de áudio, notas e fotos. É bom, mas as marcações ficam afastadas (GPS de celular é...), ao final copio a pasta e abro no JOSM e tento ajustar as posições

Login to leave a comment