Oficina sobre importação de pontos de interesse (POI) no OpenStreetMap
Posted by Raquel Dezidério Souto on 21 April 2024 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil). Last updated on 30 April 2024.IVIDES.org® realizou oficina sobre importação de POIs no OSM a partir de arquivo de dados do Censo Demográfico do Brasil 2022
O Instituto Virtual para o Desenvolvimento Sustentável promoveu uma oficina sobre importação de pontos de interesse (POI) no OpenStreetMap, a partir de um arquivo de valores separados por vírgula (.csv).
O conteúdo abrangeu os pontos de interesse obtidos do conjunto de dados do Censo Demográfico 2022, mas os organizadores salientam que a rotina pode ser utilizada para a importação de outros tipos de pontos geocodificados no OpenStreetMap.
Todos os arquivos da apresentação podem ser encontrados no portal do treinamento, que inclui também a agenda dos demais encontros.
https://ivides.org/oficinas-mapeamento-openstreetmap
Um agradecimento especial ao público participante ao vivo e aos(às) participantes futuros desta ação! Agradecemos ainda aos nossos parceiros: HUB YouthMappers Rio de Janeiro, YouthMappers Brasil, YouthMappers Internacional e os laboratórios associados - Laboratório de Cartografia - GeoCart-UFRJ, Laboratório ESPAÇO de Sensoriamento Remoto e Estudos Ambientais - Espaço-UFRJ, Laboratório integrado de Geografia Física Aplicada - LiGA-UFFRJ e Laboratório de Modelagem Geográfica - LabModel UERJ. E também ao Victor Hugo Timotheo, que participou da transmissão, no apoio técnico.
IVIDES.org® é uma marca registrada. Para entrar em contato sobre esta ação: ym.ufrj@gmail.com.
A gravação da sessão pode ser encontrada no canal do IVIDES.org® no YouTube.
O DOWNLOAD DOS ARQUIVOS DA OFICINA está disponível! – Arquivo da apresentação e arquivos extras.
P.S.: Sobre os dados de latitude e longitute, que foram mantidos como estiquetas no conjunto de dados da oficina, está incluída uma justificativa no arquivo da apresentação e na sessão gravada e disponível no YouTube. A wiki OSM informa que tais etiquetas são “descartáveis”, porém mantivemos os dados das coordenadas para facilitar as oficinas de validação que serão realizadas pelo YouthMappers UFRJ, após este estágio de mapeamento colaborativo dos pontos de interesse.
Discussion