OpenStreetMap

sobre 2020 e o que espero para 2021

Posted by PlayzinhoAgro on 29 December 2020 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil).

Gostaria de começar agradecendo a todos que participaram dos Mapathons, especialmente ao Qeef por ter desenvolvido o DAMN Project e ao Karl Prieb por ser essa pessoa incrível que hoje mantêm o mapeia.space funcionando!

desde o inicio do ano já desejava mapear cidades inteiras, começando com pesquisas de campos, adicionando estradas vicinais da minha cidade e edifícios da zona rural, e claro que tinha planos como alguns sabem de levar isso a outro nível mas acabou que veio a COVID-19, então passei a focar mas no que eu podia fazer remotamente e através da nossa instancia do DAMN conseguimos em 4 meses melhorar consideravelmente o mapa, eu não diria que possa ser usado para projetos que precisam de precisão até por que imagens de satélite não são as melhores para isso além de faltar dados para isso.

Antes

senador-alexandre-antes.png

Depois

depois-senador-alexandre-costa.png

meu objetivo mapeando essas cidades é entregar um mapa mais humanitário de regiões do meu estado que estavam esquecidas ou com uma falta de dados principalmente em zonas rurais, assim com esses dados podem ser gerados campanhas de vacinação, acompanhamento familiar, monitorar assentamentos rurais e muito mais..

ELG-Iv-JW4-AAx-Kym.jpg

O que esperar em 2021:

em 2021 pretendo continuar com meu trabalho através do mapeia.space, e pretendo expandir um pouco mais procurando as prefeituras e apresentando o OSM e quem sabe poder fazer mais pesquisas de campo.

trabalhar com as Prefeituras

muitos muncipios no Maranhão não tem registros atualizados ou digitais sobre seu município nisso o OSM pode ser muito útil, no Brasil já tem varios exemplos de prefeituras que trabalham com o OSM, pretendo tentar entrar em contato com a prefeituras de cidades já mapeadas e as que irão ser mapeadas assim criar uma comunidade forte e local.

Mapathons

Se você já me segue no Mastodon deve ter visto que esse meses venho feito convites para mapathons via Jitsi, em 2021 pretendo continuar fazendo mapathons online mas assim que possível marcar um mapathon com a comunidade local.

Usar mais o JOSM

essa talvez seja uma meta mais pessoal, ultimamente tenho usado uma versão beta do iD v3 pelo RapiD-ESRI tenho tido bastante produtividade usando com os atalhos para teclados e tenho adorado mas sinto que ainda faltam algumas coisas para melhorar em funcionalidades, por isso queria em 2021 tentar usar mais o JOSM.

Esse ano foi contubardo para todos nos mas eu encontrei no OSM uma paixão e atualemente tenho me dedicado integralmente a mapear e preciso de sua ajuda para continuar em 2021 então considere fazer uma doação ; ) meu Liberapay

Location: Centro, Santo Antônio, Timon, Região Geográfica Imediata de Timon, Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina, Região Geográfica Intermediária de Caxias, Maranhão, Região Nordeste, Brasil

Comment from andrs95 on 29 December 2020 at 22:39

Muito obrigado por me introduzir nesse mundo, e espero que dê tudo certo em 2021 pra você <3


Login to leave a comment