OpenStreetMap

Nova camada de ruas do IBGE para Salvador

Posted by wille on 16 November 2017 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil). Last updated on 3 January 2018.

Salvador é uma cidade bem difícil de se mapear. A cidade cresceu desordenadamente, com uma quantidade imensa de morros, favelas, ruas estreitas, becos, vielas… Além disso, o relevo é muito acidentado e faltam dados públicos.

A camada “IBGE - Mapa de Setores Urbanos” ajudava a obter nomes de ruas em alguns locais, porém o alinhamento tá bem ruim em muitos locais e faltam muitos nomes de ruas.

exemplo camada

Assim, há alguns dias eu criei uma camada com nomes de ruas da cidade de Salvador/BA, utilizando como fonte o dataset de Faces de Logradouro do IBGE. Essa camada não é perfeita (já percebi alguns erros de traçado de ruas e muitos nomes duplicados), porém, no geral, tem uma qualidade bem superior à antiga camada.

Esse recurso já está disponível no index de camadas do iD e JOSM. Veja onde você encontra a camada no iD:

ativar no iD

Quero expandir a camada para Lauro de Freitas e talvez alguns outros municípios da Região Metropolitana de Salvador. Caso alguém queira ter esse recurso para alguma outra cidade cuja camada de Setores Urbanos do IBGE está com má qualidade, me avise que posso fazer.

Em breve, pretendo publicar o código fonte que usei para tratar os dados e enviá-los para o Mapbox Studio.

Os dados das faces de logradouro do IBGE são licenciados em Domínio Público.

Location: Barra, Salvador, Região Geográfica Imediata de Salvador, Região Metropolitana de Salvador, Região Geográfica Intermediária de Salvador, Bahia, Região Nordeste, Brasil

Discussion

Comment from smaprs on 22 November 2017 at 10:41

Ótimo teres feito em layer transparente! Seria ótimo ainda se pudéssemos ver a viabilidade de fazer, ou como seria viável automatizar a elaboração, para uma camada assim pro Brasil todo, ou para as cidades maiores.

Comment from raphaelmirc on 7 March 2019 at 21:41

Muito Bom Wille, Parabéns pelo Belo Trabalho!

Raphaelmirc

Log in to leave a comment