OpenStreetMap

Endereços do Distrito Federal

Posted by wille on 9 August 2016 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil). Last updated on 13 March 2017.

Recentemente, o IBGE publicou os dados das Faces de Logradouros de todo o Brasil em formato vetorial. Esse dataset traz basicamente os dados dos nomes de ruas separados por quarteirão e está disponível no servidor FTP do IBGE. O Distrito Federal, porém, não tem nomes de ruas, mas sim uma identificação de endereços por quadras, blocos, conjuntos e/ou lotes.

Boa parte desses dados já estão nas camadas de TMS IBGE Setores Urbanos e Rurais gerada há alguns anos pelo Thiago Santos a partir dos PDFs que o IBGE havia disponibilizado. Entretanto esta camada tem alguns problemas, como alinhamento errado em alguns locais e algumas áreas faltantes, o que impede que alguns elementos sejam mapeados.

Assim, gerei uma camada TMS utilizando o Mapbox Studio com todos os dados do Distrito Federal para facilitar o mapeamento desses locais.

Esplanada dos Ministérios em Brasília

Super quadra da Asa Norte

Para utilizar a camada, utilize a seguinte URL:

https://api.mapbox.com/styles/v1/wille/cirnnxni1000jg8nfppc8g7pm/tiles/256/{z}/{x}/{y}?access_token=pk.eyJ1Ijoid2lsbGUiLCJhIjoicFNVWk5VWSJ9.hluCd0YGvYHNlFi_utWe2g

ALTERAÇÃO 10/09/2016: Fiz uma atualização da camada removendo a imagem de satélite da Mapbox, para assim permitir que essa camada seja sobreposta a qualquer outro TMS de imagem de satélite. A camada já está disponível no iD e no JOSM.

Location: Setor Bancário Sul, Brasília, Plano Piloto, Região Geográfica Imediata do Distrito Federal, Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, Região Geográfica Intermediária do Distrito Federal, Distrito Federal, Região Centro-Oeste, 70070-120, Brasil

Discussion

Comment from Linhares on 10 August 2016 at 18:05

Parabéns, Wille! Ficou muito bom!

Comment from naoliv on 11 August 2016 at 02:58

É tudo pontual ou você que filtrou só essa parte?

Comment from wille on 11 August 2016 at 12:50

O dado do IBGE eram linhas, porém formavam algo parecido com um círculo bem pequeno. No QGIS, eu converti de linha para polígono e depois calculei o centroide.

Comment from naoliv on 11 August 2016 at 13:26

Hum… pra esse caso ficou bom mesmo.

Log in to leave a comment