OpenStreetMap

Um dia desses tive a curiosidade de saber quais são as cidades do Brasil com melhor mapeamento de infraestrutura cíclistica no OSM. Então resolvi fazer algumas consultas no banco de dados do OpenStreetMap para ter essa resposta.

Exportei todas as linhas com a tag “highway” = ‘cycleway’, o que vai nos mostrar todas as ciclovias mapeadas

Ciclovias e ciclofaixas

Exportei também todos os pontos com “amenity” = ‘bicycle_parking’, “amenity” = ‘bicycle_rental’ ou “shop” = ‘bicycle’, o que nos mostra todos os bicicletários, estações de bicicletas públicas e lojas/oficinas de bicicleta.

Lojas, Bicicletários e Estações de bicicletas públicas

Consegui identificar oito capitais com um bom mapeamento: Aracaju, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, esta a cidade com maior quantidade de dados.

Algumas cidades realmente possuem pouca infraestrutura ciclística, outras precisam de mais mapeadores que se interessem em mapear esse tipo de informação. A cidade de Rio Branco (AC), por exemplo, possui mais de 160km de ciclovias, mas tem apenas uma ciclovia mapeada no OSM.

Vamos pedalar e mapear!

Discussion

Comment from Alexandre Magno on 26 September 2014 at 17:53

Disponibilizar o acesso às consultas pode ajudar os interessados a se localizar.

Comment from Nighto on 27 September 2014 at 03:56

Parte do meu trabalho na Transporte Ativo é manter o Mapa Cicloviário do Rio de Janeiro, que apesar de usar outra plataforma faço questão de manter os dados duplicados e sempre atualizados no OSM. Por isso a grande quantidade de bicicletários e lojas de bicicletas mapeadas nas bandas da RMRJ.

[]s

Log in to leave a comment