OpenStreetMap

portal aventura has commented on the following diary entries

Post When Comment
Paradoxo dos Direitos Autorais 8 months ago

Em Santa Maria, tem algo interessante, apesar de não existir preocupação com atualização: uma lei que consolida denominações de ruas.

Eu desejo que as prefeituras sejam fontes primárias de dados, em formatos livres e legíveis por máquina, fornecendo nomes de ruas, localização de pontos de ônibus, itinerários de transporte coletivo, horários de ônibus, localização de pontos de táxi, escolas, postes, rede de esgoto, etc... Um caminho para isso é fazer pedidos de acesso a informação, fazendo com que as prefeituras percebam que existe demanda e pessoas interessadas em dados públicos para utilizá-los de diversas formas, inclusive de maneira altruísta.

Eu penso que não devemos fazer juízo de valor. Se algo tem, além de um nome oficial, outros nomes populares, eles devem constar na base de dados com as respectivas fontes da informação. Penso que o critério para esses outros nomes é que sejam representativos na população do local. E se percebemos que uma empresa ou serviço esta distorcendo, intencionalmente ou não, seus dados, devemos alertar que os dados não são confiáveis (caso do google maps). Eu não aceito que uma empresa paute aspectos de nossa vida, em particular, dados cartográficos.

Brasil espelha o Google Maps 12 months ago

E esse é só um entre muitos erros presentes nos serviços de mapas privativos. E muitos erros são propositais, vejam copyright easter eggs.

Um dos erros clássicos em Santa Maria/RS, e que está presente desde de que surgiu o Google Maps, é considerar as avenidas Angelo Bolson, Medianeira, Dores e João Luiz Pozzobom como sendo a BR-392. Deem uma olhada, vejam esse erro e naveguem que vocês encontrarão muitos outros.