OpenStreetMap

Utilizando o Keypad Mapper 3

Posted by jgpacker on 13 April 2014 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Usei hoje pela segunda vez o aplicativo para Android do Keypad Mapper 3, e obtive resultados interessantes.

A maior vantagem do Keypad Mapper (comparando com outros aplicativos android) é sua eficiência no mapeamento de números de casas. O usuário vai digitando os números de casa (e possivelmente o nome do local) e indicando em qual lado (dele) está a casa. Quando o usuário encerra a coleta de dados, eles podem ser exportados pelo usuário como imagens georreferenciadas (fotos), trilhas GPS e um arquivo XML do OSM.

Este último arquivo possui vários pontos com posições aproximadas de onde as casas deveriam estar. É recomendável que o próximo passo do usuário seja editar este arquivo puxando os pontos de números de casas para o meio de cada casa, e adicionar a chave addr:street coms o valor apropriado para estes números; para então fazer upload para o OSM.

A coleta de dados de hoje demorou em torno de 40 minutos, mas a edição no JOSM demorou quase 2 horas. A demora no JOSM foi devido a uma certa preocupação com o detalhamento de informações das lojas (através de fotos e do sítio web de cada loja, quando encontrado) e uma certa dificuldade para descobrir boas classificações para algumas lojas.

Antes e depois do mapeamento: animação mostrando antes e depois do mapeamento E sim, depois eu corrigi o "Auto Post Madelena" para "Auto Posto Madalena".

Aconteceu uma coisa engraçada quando eu estava fazendo essas alterações: Teve um lugar que tinha uma placa meio apagada, e não dava pra ver certinho o nome do lugar, mas dava pra ver o número de telefone. O nome do lugar parecia ser "Julia Uniformes Profissionais", mas para garantir eu pesquisei o número de telefone no Bing. Para minha surpresa, ao invés de "Julia", era "Juira"! Eu nunca adivinharia isso :-P

Location: Bucarein, Joinville, SC, Região Sul, Brasil

Comment from Nighto on 16 May 2014 at 19:14

Bacana! =)

Fiquei interessado em como você fez para gerar o GIF animado. Capturas de tela + GIMP ou alguma ferramenta específica?

[]s

Hide this comment

Comment from jgpacker on 16 May 2014 at 19:27

Isso, foi manual. Fiz capturas de tela antes e depois de mandar o conjunto de alterações, abri as duas imagens no GIMP como camadas separadas e exportei a imagem como GIF.

Uma dica que posso dar é tirar a captura de tela em alguns zooms diferentes, e copiar o endereço dos trechos que você tirou captura de tela pra poder tirar outra captura de tela exatamente no mesmo lugar (por exemplo o endereço http://www.openstreetmap.org/#map=18/-26.22443/-48.80123).

Hide this comment

Leave a comment

Parsed with Markdown

  • Headings

    # Heading
    ## Subheading

  • Unordered list

    * First item
    * Second item

  • Ordered list

    1. First item
    2. Second item

  • Link

    [Text](URL)
  • Image

    ![Alt text](URL)

Login to leave a comment