OpenStreetMap

Mapeamento Parque de Exposições - Rondonópolis-MT/BR

Posted by ivaldonm on 6 September 2017 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

De 6 a 10/Setembro/2017, ocorrerá em Rondonopolis/MT o III Campori de Desbravadores da UCOB, que sera no Parque de Exposições da Cidade.

Ao analisar o local, percebi que tinha poucos detalhes no mapa, assim como toda a cidade, que tem muitas vias sem nome, por exemplo. Então, decidi incluir alguns elementos remotamente.

Foquei em elementos que antes nem dava muita atenção, como arvores (natural=tree), pelo fato da cidade ser extremamente seca e com umidade muito baixa. A temperatura durante o evento poderá chegar aos 40º e com umidade ao extremo de 15%, assim, quem acessar o mapa poderá localizar as sombras mais facilmente.

Interessante as possibilidades de "refinamento" que podemos aplicar ao mapa. Se algum mapeador conhecer mais profundamente o local,fique a vontade para incluir mais detalhes nos edifícios.

Imgur

Location: Residencial Paraíso, Rondonópolis, Microrregião de Rondonópolis, Mesorregião Sudeste Mato-Grossense, Mato Grosso, Região Centro-Oeste, Brasil

Comment from Linhares on 6 September 2017 at 12:15

Muito bom, Ivaldo!

Hide this comment

Comment from naoliv on 6 September 2017 at 17:22

Ficou bom, Ivaldo.
Você irá no evento?
Pergunto pela possibilidade de mapear outros elementos que não dá para fazer apenas pela imagem, como bebedouros de água, banheiros, bancos, lixeiras, etc.

Hide this comment

Comment from ivaldonm on 6 September 2017 at 20:49

Linhares: vejo que mesmo em locais bem mapeados (que não é esse caso) vejo que sempre a algo a melhorar.

naoliv: não vou. Mas tem conhecidos meus lá, que irão estar ocupados.

Esse grupo Desbravadores tem funcionamento similar aos Escoteiros, quanto às especialidades, trunfos... Especialidades são determinadas áreas de conhecimento, com requisitos que cumpri-los a pessoa recebe um trunfo para colocar na sua faixa. Estou pensando em sugerir uma especialidade de OSM para a direção do grupo.

Por exemplo: nesse evento tem mais de 15 mil participantes, só do Centro Oeste (isso os que foram). Imagina o potencial de engajamento para o OSM?

Para tal, se vocês acharem interessante, podemos trabalhar nesse projeto e propor uma especialidade de OSM. Existe uma metodologia/padrão a ser seguido, mas é tranquilo, já tem especialidade de Orientação (hoje Mapa e Bússola), GPS, Geocaching...

Se não me engano, os Escoteiros tem uma especialidade de MapBox.

Hide this comment

Comment from LucFreitas on 7 September 2017 at 04:59

Muito interessante, Ivaldo.

Consegui fazer algo semelhante ano passado em Ipatinga, com alguns meses de antecedência ao VI Campori da USeB. Minha intenção foi corrigir ruas, acessos e adicionar informações úteis na cidade, como delegacias, hospitais, unidades de saúde, corpo de bombeiros, estação e rodoviária, além de detalhar o parque onde ocorreram os eventos. Aproveitei para testar as rotas a partir de várias cidades que participaram do evento, verificando se havia algum problema no caminho até o local.

Tive a oportunidade de ir ao local, mas, por estar bem ocupado em uma das tarefas de lá, não tive muito tempo de explorar o local e coletar dados. Mesmo assim, consegui adicionar ainda algumas informações de memória quando retornei.

Minha intenção ainda é conseguir inserir o OSM nas classes ou especialidades de alguma forma, seja em Mapa e Bússola ou em alguma área geográfica, assim apresento o projeto aos adolescentes, ensino alguma coisa a respeito e, quem sabe, eles desenvolvam o gosto por mapear.

Maranata! Lucas Pereira.

Hide this comment

Comment from ivaldonm on 7 September 2017 at 10:31

Bacana Lucas... vou rascunhar um escopo para uma especialidade no OSM. Apenas temo alguma restrição por ser algo direcionado a uma plataforma, pelo fato de existirem outras, como o Waze, Here e o próprio google.

Nisso, precisa ser um argumento bem embasado em prol do OSM. Mas vejo grandes possibilidades. Vou rascunhar e depois te passo. Se quiserem ir fazendo algo, fique a vontade. As especialidade de Desbravadores tem 3 níveis de dificuldade: básico, avançado e instrutor.

Hide this comment

Comment from Tomio on 19 September 2017 at 20:42

Um dos desafios aos Desbravadores seria propor o mapeamento de hidrantes. Este tipo de mapeamento poderia ajudar em situações de emergência.

Hide this comment

Comment from ivaldonm on 20 September 2017 at 01:46

Tomio, obrigado pela excelente dica. A ideia e justamente essa. Vou inclui-la como um dos requisitos no rascunho da Especialidade.

Especialidades envolvem varias requisitos/itens de uma determinada área de conhecimento. Veja abaixo os requisitos de uma especialidade, como exemplo.

Segue como exemplo, os requisitos da especialidade de Geocaching:

  1. Defina geocaching.
  2. O que é um receptor GPS?
  3. Demonstrar duas maneiras de descobrir a localização de um cache em sua área no site geocaching (http://www.geocaching.com/. Obs.: o site é em inglês, mas você encontra as informações necessárias no site: http://www.geocachingbrasil.com.br/).
  4. Demonstrar como inserir as coordenadas latitude e longitude no aparelho GPS para localizar um cache em sua área.
  5. Defina os seguintes termos a. Cache tradicional b. Micro-cache c. Cache virtual d. Multi-caches e. Travel bug
  6. Que itens podem ser deixados em um cache? Que itens não podem?
  7. Conhecer e praticar regras de etiqueta em relação aos Travel Bugs.
  8. Procurar três caches em sua área, pelo menos um deles deve ser um cache tradicional.
  9. Escreva sobre seu cache encontrado em seu diário de bordo no site Geocaching (http://www.geocaching.com/).
  10. Discuta Mateus 6:19-21 e Jeremias 29:13 e compare, em seguida, com a pratica de geocaching.
  11. Discuta questões de segurança que você deve considerar quando estiver praticando geocaching.
Hide this comment

Comment from Tomio on 20 September 2017 at 13:29

Muito bom isso. Existem muitas atividades dos Desbravadores que poderiam ser aproveitadas no OSM, como o mapeamento de trilhas. Talvez poderiam começar mapeando os clubes adventistas de Desbravadores e Aventureiros, para futuramente adotar o OSM no site deles.

Hide this comment

Leave a comment

Parsed with Markdown

  • Headings

    # Heading
    ## Subheading

  • Unordered list

    * First item
    * Second item

  • Ordered list

    1. First item
    2. Second item

  • Link

    [Text](URL)
  • Image

    ![Alt text](URL)

Login to leave a comment