OpenStreetMap

Neste sábado, dia 14 de novembro, resolvi atualizar o mapa do OSM de forma diferente da que costumo fazer. Em vez de apenas mapear como costumo fazer seja passando nas ruas ou no computador, achei interessante experimentar apresentar a aos estabelecimentos que estavam sendo mapeados o OpenStreetMap e que aquele local irá aparecer nesse mapa. Foi uma rápida atividade experimental em pouco mais de 1 hora. Tempo curto, mas deu pra visitar três lugares, tirar algumas fotos de ruas e inclusive dos lugares visitados. Contei com ajuda, agradecimentos ao Luiz Sonvesso pelo apoio na apresentação e visita aos locais.

Compartilhar o OSM é gratificante

O resultado foi melhor do que que eu esperava. Levar a notícia aos estabelecimentos de que existe o OSM e que seus negócios estariam nesse mapa foi uma novidade. Como sempre na região, e acredito que em muitos lugares ainda OpenStreetMap é novidade pra muita gente. Uma reação comum nas pessoas em muitos casos é pensar algo do tipo “mas como livre e de graça, realmente é tão bom assim?”, e aí vem a sensação gratificante de compartilhar essa tecnologia e dizer que realmente existe algo assim e esse mapa é alimentado por uma comunidade voluntária que acredita no que faz. Mesmo que como um grão de areia na praia, compartilhar um pouquinho do OSM pra essas pessoas as deixou contentes, e eu mais ainda, pois foi como levar uma boa notícia, uma espécie de mensagem de esperança de existe coisa boa acontecendo.

Informação atualizada no mapa para ciclistas

O resultado é uma informação atualizada do que os ciclistas podem conferir na região para suas atividades… bicicletarias, lojas de suplementos e em breve mais informação. Confira o mapa, que filtra dados em tempo real inclusive em qualquer região do mundo. Você pode também fazer o seu :)

Mapa do local com fotos e outras opções

Mapa overpass http://overpass-turbo.eu/s/cL0

Nota

se quiser mover o mapa para outra região, ou pra ver o que existe na sua cidade, peça para executar - “botão Executar” a pesquisa novamente. Você também pode informar cosas que estão faltando no mapa, é fácil e rápido.

OSMGeoWeek \o/

Localize as informações no mapa, em qualquer lugar imagem...

Location: Centro, Capão Bonito, Região Imediata de Itapeva, Região Geográfica Intermediária de Sorocaba, São Paulo, Região Sudeste, 18300-120, Brasil

Discussion

Comment from santamariense on 16 November 2015 at 14:30

Parabéns pela iniciativa. É aquela questão né…. O que veio antes: o ovo ou a galinha? Os dados no OpenStreetMap ou seus usuários? Quanto mais dados no OSM, mais usuários. Quanto mais usuários, mais pessoas apaixonadas por este projeto querendo compartilhar seus conhecimentos locais no mapa.

Comment from wille on 21 November 2015 at 16:26

Legal! Que bom que você mapeou o horário de funcionamento e o telefone das bicicletarias. Eu sou ciclista e essa informação é sempre importante quando o pneu fura ou preciso de algum serviço urgente.

Comment from edilqueirozdearaujo on 23 November 2015 at 11:02

Valeu santamariense, bem isso mesmo :)

wille também sou ciclista, mesmo não tão ativo no momento he he… pensei em como o mapeamento pode ajudar ciclistas - é uma bela região e muita gente vem pra cá. Moro em uma cidade vizinha, e já precisei muito saber sobre a disponibilidade desses serviços. É incrível como o OSM pode divulgar a cidade e ao mesmo tempo acompanhar suas mudanças, de uma forma tão simples :)

Log in to leave a comment