OpenStreetMap

Thales Batista's diary

Recent diary entries

Restrições de conversão para melhorar a qualidade da informação do OSM e dificuldades encontradas

Posted by Thales Batista on 13 July 2014 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Apesar de não ser uma informação "mostrada" ao acessar o website do OSM com a camada de visualização normal, as restrições de conversão tem sua importância ao utilizar os dados do OSM para informações de roteamento, evitando que aparelhos GPS sugira conversões impróprias que podem levar a acidentes. No programa JOSM há 2 plugins que auxiliam bastante nesta tarefa:

  • TurnRestrictions: permite criar de forma assistida tais restrições, evitando que acidentalmente troque-se as vias na relação "de" e "para", além de auxiliar no processo, alertando que é necessário dividir a via em determinado nó para ser possível inserir a relação.
  • GraphView: permite visualizar como o roteamento será feito com base nas informações existentes na região que você baixou para edição, incluindo também edições que você realizou mas ainda não submeteu. É possível com este plugin testar as restrições vendo se os caminhos que o GPS calcularia estão de acordo com a realidade. Ele mostra o grafo de roteamento, logo é interessante conhecer um pouco de como funciona esse grafo (e o que é grafo) para poder utilizar este plugin da melhor forma.

A região que alterei, relacionada na localização deste tópico, É composta pelo cruzamento de duas avenidas com mão e contramão em faixas separadas, Avenida Santa Terezinha e Avenida Heráclito Mourão de Miranda, e possui um caminho de retorno na avenida "horizontal", além de sinalizações verticais nas avenidas indicando que é proibido realizar conversão à esquerda e tabém proibido fazer retorno "pela esquerda", justamente no cruzamento destas avenidas.

A informação inicial presente para este cruzamento era apenas a informação de mão unica (oneway=yes) nas vias. Na configuração que usei do GraphView ele mostra os caminhos possíveis a serem tomados com a seta branca. Um resumo de uma frase para o GraphView é "Usuário do GPS, estou te indicando com as setas brancas os caminhos possíveis de seguir com base nas informações que tenho". GraphView das rotas possíveis com as tags iniciais, apenas de mão única

É possível ver que no cruzamento ele identifica que é possível realizar conversões à esquerda para sair de uma avenida para entrar na outra, o que é proibido pela sinalização e que inclusive já levou a acidentes no local. Para o bem de seu GPS, e de sua vida, que se inclua tais restrições.. e então: TA-DA! GraphView após a inclusão das restrições, nenhuma sugestão de conversão a esquerda em lugar que não pode (há outras sugestões modificadas que vou citar ao final)

Na próxima vez que alguém precisar trocar de via neste cruzamento com um GPS com dados do OpenStreetMap, o aparelho vai indicar para pegar o retorno e não vai ter colocar em apuros!

Também há uma ponte de mão única com 2 faixas, abaixo do cruzamento, que na vida real permite acessar a Avenida Presidente Tancredo Neves através da faixa à direita (apesar que no dia a dia também vão pela da esquerda e forçam quem tiver a direita puxar o carro pra direita para os dois conseguirem acessar a avenida), porém no desenho do mapa a ponte termina após o nó que inicia esta avenida. Para não distorcer a "visualização" do mapa e ainda assim calcular corretamente, vale-se da gambiarra calculada, de ligar a avenida ao final da ponte com um caminho curto e "brusco", deixando todo mundo feliz.

Terminaria por aqui se não fosse um pequeno mas grande problema: restrições de conversão são muito sensíveis a edições no mapa. Como não são todos os editores que a mostram, muitas das vezes que alguém vai editar nem sabe que ela existe. Na criação destas restrições é necessário dividir as vias, mas quando alguém junta novamente as vias (para quando selecionar um caminho da avenida toda ela seja selecionada) a relação de restrição se torna inválida, e não funciona mais. Nos meus primeiros dias de PotLatch vi umas avenidas nestas situações de caminhos não ligados, e já tive a tentação de ligá-los para ficar tudo "bonito", facilitar mudar as tags de endereço da rua. Isto gerou uma pulga atrás da orelha e vi que existe uma relação para street, justamente para ligar caminhos de uma avenida, por exemplo, e as tags como nome, CEP (caso seja o mesmo por toda a extensão) ficariam na relação, e não na via. Porém não sei como o Mapnik vai renderizar isto... vou tentar depois em uma região remota para descobrir o resultado.

Location: Conjunto Lagoa, Pampulha, Belo Horizonte, Microrregião Belo Horizonte, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, Região Sudeste, Brasil

Realizando revert de um changeset grande

Posted by Thales Batista on 30 August 2012 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Estava começando a incluir restrições de curvas na esquina da Avenida Amazonas com a Avenida do Contorno, BH, quando deparei que ambas avenidas possuíam, além da rua com a tag name, outra rua sobreposta porém sem nenhuma tag. Verifiquei que esta duplicata foi incluso no changeset 12557664. É possível ver que o changeset é muito extenso. Contatei o autor dele e o mesmo autorizou a arrumar o problema. Ao fazer o revert com o JOSM, foi gerado 218 conflitos (quase todos por parte destas alterações já serem removidas por outros), resolvi os pendentes e fiz o upload das alterações no changeset 12912534.

Older Entries | Newer Entries