OpenStreetMap

Morro da Formiga

Posted by Márcio Vínícius Pinheiro on 5 February 2014 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Acabei de finalizar o morro da Formiga. Nessa comunidade há muitos logra ainda não reconhecidos pela Prefeitura do Rio, portanto sem nomes oficias. Essa situação exigiu uma solução imediata para o que fazer para identificá-los. A solução que encontrei utilizar os nomes que eu tinha como identificados por moradores locais e marcá-los com "(NR)", para indicar que não se tratam de nomes reais, registrados e oficializados pela Prefeitura. Em nota, em cada um dos logradouros marcados coloquei o seguinte texto: "NR= Logradouro não reconhecido oficialmente pela Prefeitura do Rio até 2013. O nome, embora tenha sido verificado no local, pode não ter ampla aceitação entre os moradores locais."

Os logradouros ainda não reconhecidos pela prefeitura apresentam alguns problemas que podem ter importância no âmbito do OSM e, principalmente, para usuários que possam querer se orientar usando o OSM, especialmente nas comunidades do Rio. O principal reside no fato de que, na maioria dos logradouros nessa situação, os nomes não são amplamente reconhecidos pelos moradores locais, há centenas de casos de vizinhos de porta apresentarem endereços totalmente distintos. O segundo problema é que no dia em que a Prefeitura do Rio decidir oficializar esses logradouros, certamente não aproveitarão esses nomes. A Prefeitura segue determinadas regras para nomear os logradouros, e muito raramente (muuuuito mesmo!) esses nomes conseguem se adequar aos requisitos necessários. Ou seja, cedo ou tarde esses nomes vão mudar.

A minha ideia é colocar esses nomes para que haja, pelo menos, alguma referência, mas não acho seguro ser taxativo afirmando que os nomes desses logradouros são os apresentados nos mapas (ou não indicar a dúvida). Os usuários devem estar avisados de alguma forma de que esses nomes são meras sugestões e podem não corresponder com os nomes reais ou identificáveis no local. E apenas colocar na nota não é uma medida muito efetiva, já que essa etiqueta é apenas para que edita o mapa, não para quem o consulta. Decidi usar o NR entre parêntesis, porque é uma sigla já utilizada para esse tipo de situação em plantas de PAA e PAL oficiais emitidas pela Prefeitura do Rio.

Enfim, próximo passo: Andaraí. Depois, ainda não sei, talvez o Salgueiro.

Location: Tijuca, Rio de Janeiro, Microrregião Rio de Janeiro, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Comment from escada on 5 February 2014 at 08:42

You could use loc_name which is meant for this (http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Key:name)

sorry for the English answer, I read your blog entry through a translation service

Hide this comment

Comment from Márcio Vínícius Pinheiro on 5 February 2014 at 13:48

No problem about the English, I'm glad you had the intrest in read this post even written in Portuguese.

Thank you, for the hint. I'll try this. I would search for the solution in Brazilian forum or Portuguese wiki, which is a little confusing (because of translations and differences between Brazilian and European Portuguese terms), and I have no idea of which term in English to search in en-wiki. Anyway, now I have the term. ;)

Hide this comment

Leave a comment

Parsed with Markdown

  • Headings

    # Heading
    ## Subheading

  • Unordered list

    * First item
    * Second item

  • Ordered list

    1. First item
    2. Second item

  • Link

    [Text](URL)
  • Image

    ![Alt text](URL)

Login to leave a comment