OpenStreetMap

Márcio Vínícius Pinheiro's diary

Recent diary entries

Ouro Preto

Posted by Márcio Vínícius Pinheiro on 8 March 2014 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Depois de umas férias em Ouro Preto, volto ao Rio e suas comunidades. Mas até nas férias andei mapeando. Não mapeando propriamente, só encontrei uma rua que não estava no OSM e agora está (eu só não sei o nome da tal rua, ao lado do teatro). De resto, apenas melhorei a identificação dos pontos turísticos (basicamente igrejas e museus), e mapeei a parte turística da Mina do Chico Rei (que por se tratar de um buraco no chão, não tinha GPS para mapear com precisão).

De volta ao Rio, agora é a vez do Complexo do Alemão. Dessa vez, como tenho poucos mapas do local o procedimento será um pouco mais lento porque será feito do zero e com logradouros ainda não reconhecidos pela prefeitura. Vamos lá, devagar e sempre.

Location: Pilar, Ouro Preto, Microrregião Ouro Preto, Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Andaraí

Posted by Márcio Vínícius Pinheiro on 8 February 2014 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Agora foi a vez do Morro do Andaraí (Andaraí, Arrelia e Jamelão). Esse foi mais rápido e fácil porque das que fiz até agora é a que conheço melhor e já tinha bem mapeado em outros meios. Dessa vez, não fiquei só nos logradouros, coloquei alguns marcos e referências do local (e corrigi uns que estavam lá, mas estavam mal localizados).

Os próximos passos serão corrigir o que eu possa ter feito de errado até agora (como, por exemplo, usado tags erradas para nomes antigos ou locais), inserir logradouros não reconhecidos oficialmente, mas que podem ser boa referência nos locais e escolher outras comunidades para mapear. Eu havia cogitado o Salgueiro, mas tem muito tempo que não vou lá e também não como anda o reconhecimento de logradouros de lá (se é que há algum). Talvez eu comece a mapear o Complexo o Alemão, mas esse é trabalho para meses (ou anos) a fio.

Location: Arrelia, Andaraí, Rio de Janeiro, Microrregião Rio de Janeiro, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, RJ, Região Sudeste, Brasil

Morro da Formiga

Posted by Márcio Vínícius Pinheiro on 5 February 2014 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Acabei de finalizar o morro da Formiga. Nessa comunidade há muitos logra ainda não reconhecidos pela Prefeitura do Rio, portanto sem nomes oficias. Essa situação exigiu uma solução imediata para o que fazer para identificá-los. A solução que encontrei utilizar os nomes que eu tinha como identificados por moradores locais e marcá-los com "(NR)", para indicar que não se tratam de nomes reais, registrados e oficializados pela Prefeitura. Em nota, em cada um dos logradouros marcados coloquei o seguinte texto: "NR= Logradouro não reconhecido oficialmente pela Prefeitura do Rio até 2013. O nome, embora tenha sido verificado no local, pode não ter ampla aceitação entre os moradores locais."

Os logradouros ainda não reconhecidos pela prefeitura apresentam alguns problemas que podem ter importância no âmbito do OSM e, principalmente, para usuários que possam querer se orientar usando o OSM, especialmente nas comunidades do Rio. O principal reside no fato de que, na maioria dos logradouros nessa situação, os nomes não são amplamente reconhecidos pelos moradores locais, há centenas de casos de vizinhos de porta apresentarem endereços totalmente distintos. O segundo problema é que no dia em que a Prefeitura do Rio decidir oficializar esses logradouros, certamente não aproveitarão esses nomes. A Prefeitura segue determinadas regras para nomear os logradouros, e muito raramente (muuuuito mesmo!) esses nomes conseguem se adequar aos requisitos necessários. Ou seja, cedo ou tarde esses nomes vão mudar.

A minha ideia é colocar esses nomes para que haja, pelo menos, alguma referência, mas não acho seguro ser taxativo afirmando que os nomes desses logradouros são os apresentados nos mapas (ou não indicar a dúvida). Os usuários devem estar avisados de alguma forma de que esses nomes são meras sugestões e podem não corresponder com os nomes reais ou identificáveis no local. E apenas colocar na nota não é uma medida muito efetiva, já que essa etiqueta é apenas para que edita o mapa, não para quem o consulta. Decidi usar o NR entre parêntesis, porque é uma sigla já utilizada para esse tipo de situação em plantas de PAA e PAL oficiais emitidas pela Prefeitura do Rio.

Enfim, próximo passo: Andaraí. Depois, ainda não sei, talvez o Salgueiro.

Location: Tijuca, Rio de Janeiro, Microrregião Rio de Janeiro, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Vila São Jorge

Posted by Márcio Vínícius Pinheiro on 16 January 2014 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Continuando os trabalhos para registrar no OSM os logradouros reconhecidos (e alguns não reconhecidos) pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro nas comunidades desta cidade, finalizei hoje a localização de todos os logradouros na Vila São Jorge, em Cosmos na Zona Oeste da Cidade. Por questões"logísticas" não pude colocar logo os nomes oficiais desses últimos logradouros. Tão logo seja possível, atualizarei os nomes. Temporariamente, coloquei entre parêntesis os nomes popularmente reconhecidos no local.

Próximos passos (intenção): Morro da Formiga e Morro do Andaraí (Arrelia, Andaraí e Jamelão) na grande Tijuca.

Location: Vila São Jorge (RA - Campo Grande), Cosmos, Rio de Janeiro, Microrregião Rio de Janeiro, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, RJ, Região Sudeste, Brasil

Favelas do Rio e Floresta da Barra

Posted by Márcio Vínícius Pinheiro on 20 December 2013 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil)

Iniciei a entrada de logradouros nas comunidades (favelas) cariocas. Esses logradouros são reconhecidos por legislação municipal e são oficiais. Pretendo incluir também vias não oficializadas pela prefeitura, mas a prioridade é para as reconhecidas.

Hoje terminei de incluir todas as vias da Comunidade da Floresta da Barra (também conhecido como Morro do Banco), no Itanhangá. Talvez precisem de ajustes e ainda preciso verificar os tipos de logradouros, mas já estão marcadas lá.

Pretendo, agora, se tudo continuar do jeito que vem sendo, partir para a Vila São Jorge, em Cosmos e Andaraí (não necessariamente nessa ordem).

Location: Floresta da Barra da Tijuca, Itanhangá, Rio de Janeiro, Microrregião Rio de Janeiro, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, RJ, Região Sudeste, 22631030, Brasil
Older Entries | Newer Entries