OpenStreetMap

Mapeamento da Serra da Canastra-MG

Posted by Gerald Weber on 30 January 2013 in Portuguese (Português)

Decidi mapear a Serra da Canastra da maneira mais completa possível: todas as vias, trilhas, rios, córregos, serras, matas, fazendas e cidadezinhas. ]

Comecei desde Capitólio e fui subindo até Vargem Bonita e São Roque de Minas.

Porque? Primeiro que é uma das regiões de maior valor turístico em Minas Gerais e não tem mapa nenhum que presta. Diferente de cidades grandes e capitais, sempre há alguma alternativa em termos de mapas. Nessas regiões não existe nada, ou seja, há uma carência muito grande de mapas.

O segundo motivo é porque mapas mais completos impressionam e motivam. Hoje em dia, fora das regiões urbanas o que nós temos no OSM-Brasil são grandes vazios. Eu quero criar um mapa bonito da Serra da Canastra e seus arredores que vire referência para todos na região. Como você vê, vou passar muito tempo fazendo isto :)

A ferramenta principal que estou usando é o JOSM e o plugin Piclayer. O que faço é pegar os mapas pdf do IBGE e superponho com as imagens de satélite do Bing, veja o procedimento (aqui)[https://github.com/nighto/calibracao-mapas-ibge]. Assim eu acho todos os rios e córregos (em geral encobertos por vegetação) bem como o nome deles.

Location: Vargem Bonita, Microrregião Piui, Mesorregião Oeste de Minas, MG, Região Sudeste, Brasil

Comment from wille on 2 February 2013 at 01:17

Ótimo trabalho! Tá bem rico em detalhes. Tenho feito o mesmo na Chapada Diamantina. Por sorte temos ótimas imagens de satélite de quase toda a Chapada, tenho conseguido traçar várias rodovias e rios apenas com as imagens do Bing. Além disso, eu e alguns usuários mapeamos (com GPS) também algumas trilhas e refúgios dentro do Parque Nacional.

Hide this comment

Leave a comment

Parsed with Markdown

  • Headings

    # Heading
    ## Subheading

  • Unordered list

    * First item
    * Second item

  • Ordered list

    1. First item
    2. Second item

  • Link

    [Text](URL)
  • Image

    ![Alt text](URL)

Login to leave a comment